facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

EIT Food e o laboratório colaborativo Food4Sustainability vão organizar um webinar sobre agricultura regenerativa

agricultura regenarativaA revolução sob os nossos pés: explorar a agricultura regenerativa” é o nome do webinar que será levado a cabo no dia 29 de julho pelo Food4Sustainability (F4S), em parceria com a principal rede de inovação alimentar da Europa: EIT Food. Este evento será realizado virtualmente e contará com a presença de palestrantes do EIT Food, que irão abordar a agricultura regenerativa como uma forma de melhorar a qualidade alimentar, zelar pela subsistência dos agricultores e promover a sustentabilidade e qualidade da terra.

De acordo com o F4S, é fundamental viabilizar a discussão sobre a saúde do solo e sobre os desafios ainda por ultrapassar nesta área de investigação, tendo em conta que somos todos responsáveis pelos alimentos que consumimos. “Não podemos ter alimentos de qualidade se o solo não estiver em boas condições e capaz de servir de lar para plantas e microrganismos.” - expõe o laboratório colaborativo localizado em Idanha-a-Nova, em comunicado.

A má qualidade dos solos advém das práticas pouco sustentáveis utilizadas no passado, como a utilização massiva e insustentável da terra e a elevada utilização de fertilizantes, herbicidas e inseticidas. Práticas como estas levaram à perda de biodiversidade do solo, resultando em culturas e produtos alimentares de baixa qualidade. Nesse sentido, este webinar irá destacar os mais recentes avanços tecnológicos que irão assegurar formas mais sustentáveis de preservar os bens naturais, especialmente aqueles tão cruciais como a fertilidade e a vida do solo. Ainda, irá destacar a importância de trabalhar em conjunto com a natureza para inverter as alterações climáticas. De acordo com o EIT Food, se os solos do mundo armazenarem apenas 0,4% mais carbono todos os anos, isso poderia compensar todas as emissões de CO2 feitas até à atualidade.

Este 7º e último webinar do ciclo “Solos saudáveis, vivos e resilientes”, organizado pelo F4S, está em linha com a iniciativa “The Regenerative Agriculture Revolution” lançada pelo EIT Food. Esta consiste numa série de atividades cujo objetivo global é ajudar os agricultores e as empresas agro-alimentares a adotar práticas agrícolas regenerativas e sensibilizar o público para os importantes benefícios para a saúde, ambiente e economia de uma alimentação regenerativa.
Os interessados em participar poderão fazê-lo no dia 29 de julho, pelas 16h de Lisboa, via Zoom. O link para a sessão encontra-se disponível aqui.