facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto "RotasZer0" promove visitas de campo sobre a importância das práticas agroecológicas

rotas zeroCriado com o objetivo de estimular o consumo consciente e participativo através de relações de proximidade e de circularidade entre produtores e consumidores, o projeto Rotas Zer0 - Agricultura de Proximidade e Economia Circular, está a organizar visitas a produções cujas práticas agroecológicas favorecem a regeneração dos ecossistemas agrícolas, preservam a biodiversidade e mitigam as alterações climáticas. 

Está prevista a realização de um total de 20 Rotas, desde Ponte de Lima a Castro Marim onde, em cada uma, um pequeno grupo de consumidores locais visitará entre 2 a 3 produções agrícolas. Nas visitas, os consumidores são convidados a conhecer estas produções e a ter uma participar ativamente no ciclo produtivo, através da recolha de resíduos orgânicos domésticos e a sua entrega aos produtores para compostagem.

Nas visitas, os participantes terão oportunidade de conhecer os produtores, as suas práticas e produção, registando em vídeo alguns momentos da sua Rota. As imagens captadas serão editadas pela equipa do projeto, resultando na realização de:

- vídeos de curta duração, sobre cada uma das rotas realizadas;

- um documentário final, compilando toda a informação recolhida nas rotas realizadas.

O projeto RotasZer0 tem como objetivo sensibilizar os consumidores para a importância das práticas agroecológicas e informar sobre a importância da circularidade e da biodiversidade nos sistemas agrícolas, nomeadamente no contexto de práticas de gestão de resíduos como a compostagem.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o TAGIS - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e a Caravana AgroEcológica, e é financiado pelo Fundo Ambiental.

Inscreva-se na Rota das produções próximas da sua área de residência, aqui.