facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

RRN promove Itinerário Técnico com foco na Agricultura de conservação

IT HerdadeParreira siteA Herdade da Parreira, exploração agropastoril localizada na freguesia do Ciborro, em Montemor-o-Novo, acolheu em junho passado o primeiro Itinerário Técnico da Rede Rural Nacional. A iniciativa contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre técnicos, agricultores e representantes da administração pública, e teve o propósito de exemplificar como uma exploração pode atingir objetivos de sustentabilidade económica e ambiental.

Nuno Marques, responsável da Herdade da Parreira, fez a apresentação da exploração e dos objetivos de sustentabilidade económica, assim como as ações adotadas pela exploração para promover a adaptação e mitigação às alterações climáticas.

Esta iniciativa contou também com a presença do Professor Mário Carvalho, que transmitiu aos presentes a sua visão sobre o sistema de agricultura de conservação, ao qual se seguiu uma deslocação a um perfil de solo, para a sua observação e análise.

Conclui-se que, com introdução em 2003 de algumas práticas de conservação como a rotação de culturas, a sementeira direta e a manutenção de resíduos no solo, levou a uma clara melhoria das características do solo, como pode testemunhar no vídeo realizado no dia do evento:

A rede de itinerários técnicos em explorações agrícolas, agropecuárias e agroflorestais, visa promover a troca de conhecimento, a aprendizagem cruzada entre atores e a adoção eficiente da inovação no setor agrícola, através de demonstrações técnicas entre pares, na área da agroecologia.