facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica”

Escassez Hídrica save the dateA Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Associação de Defesa do Património de Mértola, apresenta publicamente o projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica”, em sessão agendada para o próximo dia 1 de outubro. O evento, que se realiza por ocasião do Dia Nacional da Água, irá decorrer entre as 15h00 e as 16h00 em formato online, sendo igualmente transmitido em streaming nas redes sociais do projeto.

Portugal enfrenta grandes desafios no que diz respeito à escassez hídrica, e a região do Alentejo em particular, devido às variações climáticas inerentes ao seu clima mediterrânico, pelo que urge atuar com vista à adaptação do território às alterações climáticas.

Neste contexto, o projeto “Alentejo_Clima em Escassez Hídrica” visa capacitar e sensibilizar diferentes atores de todo o Alentejo para intervir no território, em prol da adaptação às alterações climáticas e, em especial, da melhoria da gestão dos recursos hídricos.

Além de intervenções por parte das entidades parceiras, a sessão de apresentação contará com a participação do Professor António Chambel, para abordar a problemática da escassez hídrica e a sua particular relação com a gestão dos Recursos Hídricos. António Chambel é Doutorado em Hidrogeologia e docente do Departamento de Geociências da Universidade de Évora, tendo exercido o cargo de Presidente da Associação Internacional de Hidrogeólogos, entre 2016 e 2020, e de membro do Conselho Mundial da Água, entre 2015 e 2020.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição, através do preenchimento do seguinte formulário.

Com uma duração de 24 meses, esta iniciativa é cofinanciada pela União Europeia através do Alentejo 2020, envolvendo um investimento total elegível de € 234.399 e beneficiando de apoio do Fundo Social Europeu no montante de € 199.239,15.

Comunicado de imprensa da ADPM