facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

FAO lança manuais sobre desperdício alimentar destinados à população juvenil

FAO desperdicio alimentarA redução da perda e desperdício de alimentos é uma parte importante do contributo que nos envolve a todos, no cumprimento da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, e é uma das metas fundamentais a cumprir para a concretização do “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12” - Produção e Consumo responsável, visando a redução para metade, até 2030, do desperdício de alimentos per capita a nível mundial, do retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as que ocorrem pós-colheita.

É neste contexto, que a FAO tem vindo a desenvolver uma série de iniciativas no sentido de conter o problema da perda e desperdício de alimentos, nos seus vários segmentos. Acresce referir que a Assembleia Geral da ONU, seguindo os pedidos da Conferência da FAO de 19.12.2019, adotou o dia 29 de setembro de 2020 como o 1º Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos.

Tendo presente o papel que a prevenção e a educação têm para uma mudança de atitude do consumidor, de que as crianças e os jovens serão os intervenientes no futuro, a FAO publicou em setembro de 2018, quatro manuais escolares dirigidos à população juvenil em faixas etárias distintas. O objetivo é o da sua consciencialização para as consequências da perda e desperdício de alimentos e sobre as ações que podem realizar para o seu combate.

Os manuais abrangem as seguintes faixas etárias:

  • Manual 1 | dos 5 aos 7 anos (abrir pdf)
  • Manual 2 | dos 8 aos 9 anos (abrir pdf)
  • Manual 3 | dos 10 aos 13 anos (abrir pdf)
  • Manual 4 | + 14 anos (abrir pdf)

Sob iniciativa da Ministra da Agricultura, em parceria com a eurodeputada Isabel Carvalhais que promoveu a tradução portuguesa, o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) concretizou a edição dos quatro manuais escolares, para sua divulgação junto da população juvenil.

Fonte: GPP