facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

CoP26: Apresentação da Declaração de Glasgow para a Alimentação e Clima

CoP26 DeclarationNo próximo dia 6 de novembro será feita a apresentação pública da Declaração de Glasgow para a Alimentação e Clima, durante a 26ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas 2021, que se realiza em Glasgow (CoP26), Escócia.

Cinco cidades e regiões portuguesas já assinaram a Declaração de Glasgow

A coordenação da Rede Nacional Alimentar Cidades Sustentáveis, como apoiante e responsável pela tradução para português da declaração, bem como do texto do site da iniciativa, congratula-se com este evento e assinatura da declaração pelos municípios de Mértola, Maia, Torres Vedras, Montemor-o-Novo e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.  A nível global a Declaração de Glasgow para a Alimentação e Clima, já foi assinada por quase 100 governos locais e regionais de todo o mundo. A Declaração pode ser consultada e assinada aqui.

Porquê uma abordagem dos sistemas alimentares vs. alterações climáticas

Os sistemas alimentares são atualmente responsáveis por ⅓ das emissões globais de GEE. A menos que todos os impactos dos sistemas alimentares sejam considerados, as estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas associadas à produção e consumo de alimentos serão ineficientes. Torna-se evidente que não podemos cumprir o Acordo de Paris sem incluir os sistemas alimentares na equação porque os sistemas alimentares estão demasiado dependentes da grande distribuição, e, por conseguinte, do transporte rodoviário e dos combustíveis fósseis, neste sentido é fundamental criar mais ligações produtor-consumidor, urbano-rurais e mais produção local no espaço peri-urbano.Aos decisores políticos cabe reconhecer o papel transformador que os sistemas alimentares podem desempenhar na mitigação das alterações climáticas, e garantir o papel crucial das cidades na concretização desta mudança.

Participe no evento paralelo à CoP26

A Declaração de Glasgow para a Alimentação e Clima, vai ser apresentada no dia 6 de Novembro, “Dia da Natureza” da CoP26 num evento presencial e online. O evento celebra a liderança dos governos municipais e regionais no desenvolvimento de políticas alimentares integradas. Do programa faz parte um painel conduzido pela vereadora Susan Aitken, coordenadora do Conselho Alimentar Municipal de Glasgow, e moderado por Hilal Elver, ex-Relatora Especial da ONU sobre o Direito à Alimentação e representante da cidade de Istambul. A CoP26 é uma oportunidade única para levar as políticas alimentares municipais e sub-nacionais integradas à vanguarda do debate sobre o clima.

O evento pode ser seguindo online, mediante inscrição prévia aqui.

Informação enviada pela equipa de coordenação da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis.