facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Estão abertas as candidaturas da 2ª Edição do programa TalentA!

TalentAEstão abertas as candidaturas ao programa TalentA! As mulheres empreendedoras do meio rural que têm em mãos projetos inovadores que se destacam no sector agrícola e agroalimentar, podem candidatar-se através do site www.programatalenta.pt até 31 de janeiro de 2022.

Trata-se de uma iniciativa promovida pela CAP, com o apoio da Corteva Agriscience, empresa de referência no setor agrícola em tecnologia de sementes sob a marca comercial Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital, que regressa com a segunda edição do programa que visa realçar o papel que as mulheres desempenham no sector agroalimentar e apoiá-las no desenvolvimento dos seus próprios projetos com apoio financeiro, formação e divulgação dos seus projetos, num compromisso mais sustentável com o mundo rural.

Podem concorrer a este programa todas as mulheres com projetos nas áreas agrícolas e agroalimentares desenvolvidos em meios rurais até 20.000 habitantes (exceto ilhas, localidades rurais ou distritos com maior dispersão geográfica) e com projetos em fase inicial, de planeamento ou já implementados em ambientes rurais, que pretendem dar início uma nova linha de negócio ou melhorar a que já têm.

O sucesso da 1ªedição resultou em mais de 90 inscrições, de onde saíram 3 vencedoras: Sónia Brito foi a grande vencedora com a “SR Berry”, um projeto que nasceu no Algarve e que tem como objetivo alargar a capacidade de produção de diospiros. Gilda Preto, prémio finalista com o projeto de biotecnologia para a propagação de plantas in vitro e Aline Domingues, com o projeto “Menina d´uva”, que recupera vinhas velhas que têm entre 30 e 65 anos, localizadas na região de Vimioso, para produção de vinho biológico.

Além do apoio financeiro, a CAP e a Corteva fornecem formação às vencedoras na área agrícola e tecnologias aplicadas à agricultura, acesso a formações da Confederação dos Agricultores de Portugal e ainda apoio no marketing e divulgação dos projetos vencedores, conferindo-lhes maior visibilidade.

Sónia Brito, vencedora da 1ª edição TalentA destaca que “os desafios de ter um projeto agrícola são muitos, desde o cultivo do fruto até chegar à qualidade que queremos ter no produto final, aos desafios do próprio mercado. O prémio Talenta ajudou muito a impulsionar o meu projeto, deu-me apoio, visibilidade e confiança no meu trajeto para continuar a fazer mais e melhor. É um projeto muito positivo para ajudar as mulheres a alcançar novas posições no mundo empresarial agrícola”.

Clara Serrano, Vice-Presidente da Unidade Comercial do Sul da Europa na Corteva Agriscience, revelou durante o evento de lançamento da segunda edição no Dia Internacional da Mulher Rural, que “após o sucesso da primeira edição as expetativas são altas e esperamos um número elevado de candidaturas com projetos inovadores, que terão um forte contributo para o desenvolvimento do sector e da economia nacional.”

Para participar, as interessadas devem fazer a sua candidatura através do site www.programatalenta.pt até 31 de janeiro de 2022. No site estão disponíveis todas as informações e etapas necessárias para concluir o processo de envio das inscrições. As vencedoras serão anunciadas pela Corteva e pela CAP no dia 8 de março de 2022, no Dia Internacional da Mulher.

Consulte toda a informação na página do programa TalentA.