facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Conferência Comemorativa do Dia Mundial do Solo 2021 - 6 de dezembro

WSD banner siteRRNO Dia Mundial do Solo, instituído em 2013, é anualmente celebrado a 5 de dezembro. A Rede Rural Nacional e a Parceria Portuguesa para o Solo, uma vez mais, assinalam o Dia Mundial do Solo com uma conferência comemorativa, que este ano terá como tema “Parar a salinização do solo, impulsionar a produtividade do solo: caminhos para a gestão sustentável do solo em Portugal”, recordando assim a importância do solo, do seu valor societal e dos desafios que se perspetivam para o uso eficiente e sustentável deste recurso.

O encontro está agendado para o próximo dia 6 de dezembro, com início pelas 9 horas, no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, na Tapada da Ajuda, em Lisboa (localização), sendo possível também acompanhar online, através de videoconferência (Zoom).

O programa conta com a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural e de prestigiados oradores, representantes de entidades privadas do setor empresarial e associativo e entidades públicas, do setor do ensino e I&D e da administração pública.

Entre os temas em debate estão: os desenvolvimentos no plano internacional sobre a alimentação e agricultura, no contexto dos sistemas alimentares; a relaçãocom os solos e entre ciência e a elaboração de políticas públicas; os desafios da avaliação da Gestão Sustentável do Solo: do protocolo à ação; Gestão Sustentável do Solo em Portugal: perspetivas setoriais.

A iniciativa procura promover o debate sobre a importância de manter ecossistemas saudáveis e o bem-estar humano, abordando os desafios crescentes à gestão do solo, lutando contra a sua salinização, aumentando a consciência sobre a importância do solo, incentivando governos, organizações, comunidades e indivíduos em todo o mundo a comprometerem-se a melhorar proativamente a saúde do solo.

Contamos com a sua imprescindível participação, presencial se possível, num evento que terá em conta as medidas de segurança necessárias, em conformidade com as orientações emitidas pela DGS.

Para os interessados em participar virtualmente, o link de acesso à videoconferência será disponibilizado após a respetiva inscrição.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, através do preenchimento do formulário de inscrição, até ao próximo dia 2 de dezembro. Garanta a sua presença!

Consulte o programa AQUI.