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emRede - folha informativa

ANPOC comemora 40 Anos e lança nova Imagem

anpoc 1200x628 cA Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) comemorou ontem os seus 40 anos de existência. A data foi assinalada com um jantar no Convento do Espinheiro, em Évora, que contou com a presença de representantes da Administração central e local, do Setor, das Organizações suas associadas, da Investigação, Indústria e Distribuição e de muitos outros parceiros e amigos.

Foi um evento que, mais uma vez, mostrou a importância que a ANPOC atribui ao reforço das relações entre os vários intervenientes da fileira dos cereais, oleaginosas e proteaginosas.

Em tom de balanço, José Palha, Presidente da ANPOC, refere «o setor tem evoluído muitíssimo e os desafios que se colocam hoje são muito diferentes daqueles que se colocavam em 1981. Nos últimos anos temos assistido a um decréscimo sistemático da área destinada à produção de cereais. É nossa obrigação e desígnio inverter esta tendência, atuando na valorização da produção e na inovação sem esquecer a sustentabilidade dos sistemas produtivos».

Com este propósito, a ANPOC tem desenvolvido várias iniciativas relevantes, como sendo a criação da marca registada Cereais do Alentejo, a Lista de Variedades Recomendadas, a Formação Técnica de Cereais, o desenvolvimento do Centro de Competências CEREALTECH e a participação em vários projetos de referência, tais como o BPA.Eco para a definição de boas práticas agrícolas promotoras dos serviços dos ecossistemas e o grupo operacional Oleocolza.

Destaque, também, para o reforço da massa associativa da ANPOC, com a entrada de duas novas Organizações de Produtores, nomeadamente as Carnes do Campo Branco e a Siltom; e da preparação de novas ações para alargamento a Trás-os-Montes da área de influência da ANPOC, até agora algo restrita às zonas do Alentejo e Ribatejo.

40 anos de história que não ficam por aqui. A ANPOC quer continuar a evoluir, sempre numa lógica de inovação e, para marcar esta determinação, terminou a noite com a apresentação da sua nova imagem «virada para o futuro e que reitera e simboliza o nosso compromisso com o setor, mais Nacional, e assente numa maior diversidade de culturas, de atividades, e numa comunicação mais clara e mais próxima não só da produção, mas também dos nossos parceiros e, até, do público em geral», segundo José Palha.

Fonte: Agroportal