facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Consignada obra de meio milhão de euros para aproveitamento hidroagrícola em Óbidos

aproveitamento hidroagricola obidosA Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e o consórcio H2TEC e Hidrenki assinaram, no passado dia 25, o auto de consignação da empreitada para o aproveitamento hidroagrícola de Óbidos, que prevê a instalação de 600 contadores.

A obra orçada em mais de meio milhão de euros tem um prazo de execução de 180 dias e vai permitir saber “a quantidade de água que cada parcela está a consumir para que seja processado só o pagamento daquilo que efetivamente é consumido”, explicou o diretor-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Rogério Ferreira, citado em nota de imprensa.

“O perímetro de Óbidos está em processo de uma melhoria profunda”, afirmou o responsável, acrescentando que “vamos terminar esta obra com a instalação dos contadores, porque acreditamos que o caminho é a eficiência hídrica e energética”.

Para o presidente da Câmara de Óbidos, “é muito importante ter um regadio tecnologicamente evoluído”. Filipe Daniel explicou que “existem três tipos de contadores: o primário, que está a jusante da estação elevatória, depois, dentro dos hidrantes, existe um outro contador e, como esta é zona de minifúndio, necessitamos de ter contadores para cada beneficiário” e, por isso, vamos avançar “nesta rede de aproximação à parcela”.

Durante a cerimónia, o autarca sublinhou ainda que, depois de instalados os contadores, “passamos também a ter uma base de dados para contabilizar o que é que cada parcela consome, qual a eficiência de cada cultura, o que daqui a cinco ou 10 anos fará toda a diferença naquelas que serão as políticas que os empresários incutem nas suas parcelas, numa lógica de sustentabilidade”.

Também Filipe Ferreira, presidente da Associação de Regantes, realçou a importância do projeto “caminhar para o uso eficiente da água”, sendo que no Oeste o cuidado com o uso da água para a rega é tido “há mais de 40 anos”.

Os 600 contadores a ser instalados correspondem à “fase final” da obra relativa ao bloco de Óbidos. “A aquisição destes equipamentos vai permitir aferir, com rigor, o consumo de água em zonas de micro e minifúndio. Onde antes havia, por hidrante, entre dois a 23 beneficiários, passará agora a haver a contagem de água consumida de forma individual”, explica o município em nota de imprensa.

De acordo com Rogério Ferreira, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural vai avançar também com a construção da futura sede da Associação de Beneficiários do Plano de Rega das Baixas de Óbidos.

O investimento da empreitada integra um projeto de regadio orçado em 28 milhões de euros, dos quais 22,2 milhões são comparticipados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (PDR2020), destinado a servir cerca de 900 agricultores das freguesias da Amoreira, Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, no concelho de Óbidos, e do Pó e da Roliça, no concelho do Bombarral.

Veja a cerimónia:

Fonte: Região de Leiria