facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

CNCACSA debateu alterações climáticas em conferência realizada na Ovibeja

IMG20220422152952O Auditório ACOS da 38.ª Ovribeja recebeu na última sexta-feira, 22 de abril, a conferência subordinada ao tema “Alterações Climáticas: Como nos adaptarmos para alimentar o planeta?”. Esta iniciativa promovida pelo CNCACSA - Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal contou com a participação de cerca de 100 pessoas e com alguns dos principais especialistas nacionais que acompanham a temáticas das alterações climáticas.

Coube a Vanda Pires, do IPMA - Instituto Português do Mar e Atmosfera, preferir a apresentação intitulada "Alterações climáticas: passado, presente e futuro", onde foram descritos os fenómenos climatéricos que tem ocorrido em Portugal, nomeadamente os eventos extremos, que sāo cada vez mais frequentes, severos, e prolongados. A oradora traçou cenários climáticos futuros, com base em simulações de temperaturas mais altas, da diminuição da precipitação, e uma projeção dos impactos a nível mundial, mas também as consequências em Portugal Continental.

Explicou ainda que atualmente a concentração de CO2 já é a mais alta em o pelo menos dois milhões de anos, a taxa de aumento do nível médio do mar é a mais rápida em pelo menos 3000 anos, a área de gelo do mar Ártico está no nível mais baixo em pelo menos 1000 anos e o recuo dos glaciares regista valores sem precedentes em pelo menos 2000 anos.

IMG20220422152955

No setor agrícola, de acordo com Vanda Pires, as alterações climáticas podem afetar a produção agrícola, direta ou indiretamente, com efeitos a nivel de fertilidade do solo, pragas e doenças, secas e cheias, disponibilidade da água, e todo o impacto socioeconómico que acarreta.

IMG20220422160526

Para debater esta temática realizou-se uma mesa redonda moderada por Maria Custódia Correia, coordenadora da Rede Rural Nacional e comentários de Maria José Roxo (NOVA FCSH), Benvindo Maçãs (Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária), João Madeira (Empresário Agrícola), assim como de Vanda Pires (IPMA). 

IMG20220422173415

A sessão de encerramento ficou a cargo de Manuel Patanita, Diretor da ESA Beja e Nuno Canada, Presidente do INIAV.