facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Ciclo de conferências “Produção Pecuária Sustentável: Eficiência Alimentar”

conf eficiência alimentarIntegrado na Feira Nacional de Agricultura – Feira do Ribatejo 2022, o ciclo de conferências “Produção Pecuária Sustentável – Eficiência Alimentar” promovido pela CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal, decorrerá no dia 8 de junho, pelas 15h00 no CNEMA – sala Ribatejo, em Santarém.

Sendo a Inovação & Tecnologia o tema central da FNA’22, a conferência vai debater a alimentação animal, apresentando casos práticos em que a eficiência alimentar pode traduzir-se em melhores resultados na utilização dos alimentos, de uma forma sustentável e mais rentável.

Entre os oradores convidados encontram-se Olga Moreira, do INIAV, Ana Sofia Santos da FeedInov, Daniel Murta da EntoGreen, o produtor João Madeira, da Sociedade Agrícola Vargas e Madeira, e Joana Laranjeira da Allmicroalgee.

Partindo de contextos diversos, todos partilharão os seus conhecimentos no que se refere a práticas mais eficazes, seja pelo melhor aproveitamento das pastagens, como pela utilização de alimentos que aumentem a digestibilidade e reduzam as emissões de gases.

Uma produção pecuária mais sustentável recorre às novas tecnologias e procura a inovação através de uma alimentação de precisão ou de subprodutos alternativos que possam ser incorporados na alimentação animal, de forma a aumentar a eficiência alimentar.  Convertendo um subproduto com impacto ambiental em novas fontes nutricionais para os animais, é possível obter outras fontes proteicas, mitigar o impacto ambiental e aumentar a eficiência. Parece ser a proposta dos “novos alimentos” que podem representar, no curto prazo, subprodutos alternativos para a alimentação, como a utilização de insetos na transformação de desperdícios nutricionais do sector agroalimentar em fontes nutricionais, ou a incorporação de microalgas na alimentação animal, por exemplo.

 

Faça a sua inscrição.

Fonte: Voz do Campo