facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

EIT Food Grow Workshops: estão abertas as inscrições para workshops de agricultura regenerativa

eitfood grow workshopsAs EIT Food Grow Workshops estão de regresso a Portugal. Todas as sextas-feiras durante o mês de julho, das 9h00 às 12h30, serão debatidas tendências e tecnologias emergentes na área da agricultura sustentável e regenerativa. Agricultores, produtores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs), e todos os interessados nesta temática podem agora inscrever-se gratuitamente para estas sessões de formação através do website da iniciativa.

As Grow Workshops são um conjunto de cinco formações criadas pela maior comunidade europeia de inovação alimentar - EIT Food - com o objetivo de repensar as práticas e as técnicas utilizadas atualmente nos campos, explorar o papel do solo e averiguar novos modelos de negócio baseados em novas tecnologias. Ao assistir a estas formações, os participantes serão dotados de conhecimentos, recursos e ferramentas que os ajudarão a otimizar os seus negócios agrícolas: aprenderão a reverter os efeitos negativos de práticas agrícolas pouco sustentáveis, a tirar proveito de novas técnicas e tecnologias para rentabilizar os seus negócios e ainda terão a oportunidade de estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema europeu de sustentabilidade.

Após o sucesso da edição anterior, que contou com mais de 500 participantes, pelo segundo ano consecutivo, a organização desta iniciativa está a cargo do laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova, Food4Sustainability CoLAB, da BGI e dos parceiros Lund University e Austrian Institute of Technology (AIT). De acordo com o Food4Sustainability, «tempos desafiantes requerem ações corajosas e mobilizadoras.

Com o objetivo de apoiar o sector primário para a transição para sistemas alimentares mais resilientes, saudáveis e seguros, lançamos um diálogo a nível Europeu para que a comunidade agrícola portuguesa seja incluída nos diálogos a nível Europeu, em particular os do Pacto Ecológico Europeu e, em específico, na ação “do Prado ao Prato”».

As sessões terão início no dia 1 de julho e acontecerão presencialmente todas assexta-feiras do mês, em diferentes locais do país: Montemor-o-Novo, Golegã, Lourinhã, TorresNovas e Idanha-a-Nova.

Agenda Grow Workshops

Todas as informações relativas aos workshops e formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui.