facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Formar os agricultores em gestão de risco para aumentar a resiliência do setor agrícola

farmer projetoO setor agroalimentar é um dos maiores setores económicos da UE, com aproximadamente 12 milhões de agricultores empregados, e cerca de metade do território terrestre da UE dedicado à agricultura. Os agricultores de toda a Europa lidam com os riscos e tomam decisões todos os dias que afetam as suas operações agrícolas. Estão expostos a ameaças e incertezas e, como resultado, não podem, em vários casos, compreendê-las, avaliá-las, e geri-las eficazmente.

O projeto 'FaRMeR' - Gestão do risco das explorações para aumentar a resiliência - é um projeto 'Erasmus+' de dois anos, desenvolverá uma metodologia de gestão de risco e resiliência para avaliar e gerir os riscos agrícolas tendo em conta o contexto especial dos países da UE e especialmente nas zonas rurais e remotas.

A metodologia aborda a teoria de base e fornece um processo de implementação para que qualquer Agricultor possa implementar a gestão de riscos nos seus negócios. Além disso, será desenvolvido um Curso FARMER – com um currículo de formação dividido em módulos de aprendizagem individuais (Identificação de Ameaças, Estratégia de Gestão de Riscos e Política de Gestão de Riscos), abrangendo todo o espectro de conhecimentos e competências sobre Gestão de Riscos em operações e gestão agrícola, bem como a utilização de ferramentas digitais para controlar e, em última análise, mitigar os riscos.

Finalmente, para abranger todos os resultados e conteúdos de formação, será desenvolvida a plataforma FaRMeR Online, assegurando que o conteúdo esteja facilmente disponível num único local e seja acedido por todos os grupos-alvo individualmente.

O projeto em números

Aproximadamente 80 agricultores vão beneficiar diretamente de testar a implementação da metodologia de resiliência FaRMeR.

Durante o estudo piloto, três explorações agrícolas vão aplicar a metodologia de resiliência às empresas agrícolas.

A natureza transnacional do projeto irá garantir que o projeto FaRMeR seja promovido e adaptado a quatro países europeus.

O projeto FaRMER será apoiado por dez entidades parceiras.

Estima-se que 25 consultores agrícolas vão beneficiar dos resultados do projeto.

O papel da Consulai no projeto

Neste projeto, a Consulai é o responsável pelo Resultado do Projeto 1 - Ferramenta de Avaliação da Resiliência, o que significa que irá supervisionar a criação de um questionário disponível online onde os agricultores podem avaliar o seu nível de conhecimento e gestão de risco. A Consulai será também o intermediário entre o projeto e os agricultores portugueses.

A Consulai também lidera a Atividade 3 - Gestão da Partilha, Promoção e Uso, sendo responsável pelo desenvolvimento da estratégia e planeamento das atividades de partilha, promoção e uso, e pela articulação com parceiros para assegurar que o projeto tenha o maior impacto possível para as partes interessadas e grupos-alvo do projeto.

Fonte: Agriterra