facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar

MAFDRDecorreu ontem, dia 30 de janeiro, no Ministério da Agricultura a primeira reunião da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, que contou com a participação do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

A Comissão tem como missão promover a redução do desperdício alimentar através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, designadamente através elaboração da Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (ENCDA) e um Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar (PACDA), que o Ministro pretende que estejam concluídos até ao final do primeiro semestre deste ano.

Capoulas Santos sublinhou que “este é um tema de enorme relevância social, relativamente ao qual temos a obrigação de apresentar respostas exequíveis, não obstante o quadro financeiro restritivo em que nos encontramos”. Para o Ministro, “esta Comissão deverá começar por delinear uma estratégia que deverá submetida à discussão pública, para depois elaborar um plano de ação que implemente a estratégia, mas que também integre e potencie as iniciativas positivas da responsabilidade da sociedade civil e de algumas autarquias já em curso”.

Esta comissão é composta por representantes do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), que preside e coordena; da Direção Geral de Alimentação e Veterinária; do Instituto Nacional de Estatística, I. P.; da Direção Geral das Autarquias Locais; da Direção Geral da Educação; da Direção Geral da Segurança Social; da Direção Geral de Saúde; Direção Geral das Atividades Económicas; da Direção Geral do Consumidor; da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica; da IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I. P.; da Agência Portuguesa do Ambiente, I. P.; da Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos; da Associação Nacional dos Municípios Portugueses; da Associação Nacional de Freguesias; da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome; e das Regiões Autónomas da Madeira e Açores.