facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

FEIRA DA AGRICULTURA DE TRÁS-OS-MONTES 2023

ftmCom o objetivo de promover e dinamizar o setor agrícola irá decorrer a V Edição da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes nos dias 20 e 21 de Maio no Parque municipal de Exposições de Macedo de Cavaleiros.

Este é um certame que visa a dinamização e a promoção dos recursos endógenos do território como ativo estratégico e fundamental para o desenvolvimento sustentado da região de Trás-os-Montes. Organizado pelo Município de Macedo de Cavaleiros por forma a fomentar o desenvolvimento rural, este certame contará com a participação dos mais diversos agentes económicos do mundo rural mas também com atividades de transferência de tecnologia e conhecimento relacionadas com a produção agrícola, com a sustentabilidade e a segurança indispensável a toda esta conjuntura.

Na quinta edição da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, durante o dia de sábado decorrerão os III Jogos tradicionais concelhios que contarão com as modalidades mais tradicionais como o fito, o chino e a relha entre outros, numa abordagem inclusiva e integradora e os concursos concelhios de pequenos ruminantes.

No domingo de manhã realizar-se-á a já tradicional gincana de tratores e a concentração de tratores que culminará com o sorteio: ”11.000 HORAS EM PRÉMIOS” através do qual se pretende premiar o maior número possível de tratores participantes, com mais de duas dezenas de prémios para sortear.

Apresentando-se como uma vasta e variada montra e mercado de produtos e fatores de produção do setor agrícola, não se descura o conhecimento científico como alavanca da evolução e progressão de sucesso deste setor. Assim, decorrerá no domingo de tarde um seminário subordinado aos temas da sustentabilidade e da segurança com abordagens diferenciadas de divulgação e disseminação do conhecimento técnico e boas práticas. O tema da segurança contará com uma ação promovida pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Ainda durante a tarde do último dia, a Feira da Agricultura de Trás-os-Montes contará com a visita dum elemento do XXIII Governo da República Portuguesa.

Ao longo de todo o fim-de-semana, este certame contará com um espaço para atividades lúdicas infantis com a disponibilização de miniaturas a pedais para crianças dos 4 aos 10 anos de idade. A animação musical noturna no sábado ficará a cargo do grupo musical Parede sem Fachada, num tributo à música dos anos 80, seguido de DJ’s. 

Aceda ao programa aqui.