facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Mesa Redonda MED 17 de maio “To meat or not to meat: Is that the question?”

med2O consumo de carne e outras alternativas irá estar em discussão na Mesa Redonda do MED às 4as de maio.

A próxima mesa redonda promovida pelo MED - Instituto Mediterrâneo para aAgricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, que se realiza no dia 17 de maio, terá como tema “To meat or not to meat: is that the question?” e terá como convidados:

  • Miguel Elias, professor associado do Departamento de Fitotecnia da Universidade
  • Hélder Tavares, investigador no Instituto Superior Técnico - Universidade deLisboa;
  • Mayla Araújo, sócia e co-fundadora da Plantalicious;
  • Simão Lima, diretor de qualidade e apoio à gestão na Thunder oods.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra –Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível assistir online, por Zoom.

Numa época em que enfrentamos as severas consequências da crise climática, grande é a controvérsia no que toca aos contributos da produção animal para o agravamento desta crise. A biomassa de animais de produção representa 62% do total da biomassa de mamíferos globalmente, sendo parte responsável pela emissão de gases de efeito de estufa. Neste sentido, a redução do consumo de carne e a substituição por consumo de carne de animais criados ao ar livre têm sido medidas encorajadas pela comunidade.

Para além de uma aposta em modos de produção animal mais sustentáveis estão cada vez mais em foco alternativas ao consumo de carne envolvendo várias vertentes, como o uso de proteínas de origem vegetal, a produção/cultivo de proteínas animais em laboratório ea introdução de insetos para consumo humano/animal.

Ao nível do sabor, textura, cultura e - em alguns aspetos - nutrição, os produtos de origem animal poderão ser insubstituíveis. Mas a inclusão de proteínas de origem vegetal ou proteínas animais de cultivo laboratorial ou de proteínas de insetos, poderão ser o futuro alimentar de um mundo mais sustentável onde a população mundial continua aaumentar. Mas serão estas alternativas mais seguras, saudáveis ou economicamente viáveis? Esta é a grande questão que iremos colocar nesta mesa redonda, contando com a participação de um painel de oradores de cada uma destas áreas.

 

med1