facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

As EIT Food Grow Workshop: eco-regimes e microbioma, os novos aliados do agricultor na regeneração do solo!

eit foodA edição de 2023 das EIT Food Grow Workshops inicia já no próximo dia 26 de maio, em Arruda dos Vinhos, com o mote “Repensar a Agricultura - Desmistificar os eco-regimes na PEPAC.

Durante esta primeira sessão será lançado um breve debate de esclarecimento sobre a PEPAC, focando as medidas do 1º pilar dos eco-regimes e no impacto que estas medidas têm no setor agrícola português. O debate terá a participação do gabinete de Planeamento e Políticas, Prof. Miguel Viegas e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal e moderado pela equipa do Food4Sustainability CoLab.

As sessões 2, 3 e 4 serão dedicadas à saúde do solo e das plantas. Nos dias 29 de maio, 05 de junho e 12 de junho, no Fundão, serão abordados tópicos de parâmetros da saúde do solo, da saúde da planta e do microbioma. Agricultores, produtores, Pequenas e Médias Empresas (PMEs), e todos os interessados podem inscrever-se gratuitamente para estas sessões de formação através deste link.

Estas sessões híbridas, debatem o papel do microbioma, diferenciada em cada sessão, e uma visão prática na perspetiva do agricultor sobre o que é de facto, o microbioma e a saúde do solo e quais as suas consequências ao nível da produção. A acompanhar as sessões teremos a Quinta da Avelã, a Herdade do Escrivão e a Planície Verde. Dia 12 conta com um almoço e visita à Quinta Experimental do Fundão para procedimentos de recolha de análises de microbioma.

As Grow Workshops são um conjunto de formações criadas pela maior comunidade europeia de inovação alimentar - EIT Food - com o objetivo de repensar as práticas e as técnicas utilizadas na agricultura, explorar o papel do solo e averiguar novos modelos de negócio baseados em novas tecnologias. As sessões proporcionam aos seus participantes conhecimentos, recursos e ferramentas que os ajudarão a otimizar os seus negócios agrícolas. Aprenderão também a reverter os efeitos negativos de práticas agrícolas pouco sustentáveis, a tirar proveito de novas técnicas e tecnologias para rentabilizar os seus negócios bem como estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema europeu de sustentabilidade.

Após o sucesso das edições anteriores, que contaram com mais de 1000 participantes, pelo segundo ano consecutivo, a organização desta iniciativa está a cargo do laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova, Food4Sustainability CoLAB, da BGI e dos parceiros Lund University, Queen's University, MaspexM, Bavarian State Ministry of Food, Agriculture and Forestry (StMELF)  and  Polish Academy of Science.

Todas as informações relativas aos workshops e formulários de inscrição encontram-se disponíveis aqui.

Para questões adicionais contacte:

Cláudia Costa (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), Investigadora de Operações e Coordenadora do F4S Academy

 

EIT Food save the date 2023 Fundao