facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Divulgado o estudo de Caso de Alcoutim no âmbito do projeto que estuda os fenómenos da desertificação e despovoamento (vídeo)

thumbnail alcoutimAlcoutim é um território onde o fenómeno da desertificação está presente, devendo-se a diversa natureza, desde a seca severa, alternada com precipitações intensas, passando pelo despovoamento. Neste episódio, viajamos até a ao muncípio raiano, localizado no distrito de Faro, para conversar produtores agro-pecuários que, através duas suas iniciativas exemplares, tentam contraiar esta tendência.

O episódio do Estudo de Caso "Alcoutim", é o terceiro de uma série de cinco episódios integrados no projeto “Dinâmicas, Condicionantes e Potencialidades dos Territórios Rurais com Menor Densidade Populacional e elevado Risco de Desertificação”, do PDR 2020, para estudar as dinâmicas demográficas e socioeconómicas em diferentes territórios do interior de Portugal, que revelam maior suscetibilidade à desertificação e menor densidade demográfica.

O projeto é promovido pela DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Munípio de Alcoutim, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP; Instituto Politécnico de Bragança; Universidade do Algarve; e Universidade Nova de Lisboa. Territórios em estudo: Vimioso, Penamacor, Idanha-a-Nova, Alcoutim, e Querença. Agradecimentos: CM Alcoutim, Cumeadas - Associação de Proprietários Florestais de Cumeadas do Baixo Guadiana, Luís Rodrigo, Romeu Adriano Dias.

Estudo de Caso "Alcoutim" - Territórios rurais com riscos de desertificação e despovoamento (Ep. 3)