facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

O Comissário da Agricultura Phil Hogan falou sobre o futuro da PAC

Phil HoganDurante a realização do evento “Birdlife and EEB event on the future CAP - Brussels, 11th May 2017”, o Comissário realçou a importância deste ano para a PAC.

Tendo terminado a consulta pública sobre o futuro da PAC, com um número grande e variado de propostas, a COM iniciará a análise dos seus resultados. Estes serão discutidos numa conferência de alto nível em 7 de Julho, tendo por objetivo contribuir para construir as conclusões numa comunicação sobre a modernização e simplificação da PAC, que esperam publicar até ao final de 2017.

Reafirmou que a PAC é uma política viva, que tem um impacto direto e mensurável em todos os cidadãos da Europa. Proporcionou benefícios reais e duradouros para a Europa, contribuindo para que a Europa seja hoje um líder mundial forte e confiante. Salientou o alcance dos mais elevados padrões globais de segurança alimentar e de qualidade, normas mínimas para o ambiente, desenvolvimento rural sustentável e modernização das práticas agrícolas europeias, como alguns dos exemplos que demonstram as realizações da PAC.

Apontou que no entanto será necessário a PAC dar um passo em frente e ajudar a cumprir os acordos internacionais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o acordo de Paris sobre as alterações climáticas.

Salientou a indispensabilidade de encontrar soluções que combinem o aspeto produtivo com a preservação ambiental, referindo a agricultura de precisão, melhor educação e formação, máquinas eficientes em termos de recursos e novos modelos de reciclagem como podendo contribuir para produzir mais com menos. Ainda da importância da economia circular, particularizando a reciclagem de nutrientes, a redução do desperdício de alimentos, a eficiência do consumo de energia, como algumas das possibilidades de uma economia circular no sector agrícola.

Referindo-se à proteção e utilização eficiente dos recursos naturais, como a água e o solo e o fomento da biodiversidade, defendeu que incluem um elemento de planeamento espacial.

Concluiu referindo que “Só podemos atingir os nossos objetivos ambientais e climáticos se trabalharmos em conjunto com os agricultores e obtivermos a sua adesão total, porque quaisquer medidas de implementação sem agricultores como atores centrais simplesmente não funcionarão. A maioria das soluções apropriadas precisa ser adaptada localmente. Estratégias locais e locais”.