facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Concelho de Castro Verde classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO

castro verde reserva biosfera

O Conselho Internacional de Coordenação do Programa "O Homem e a Biosfera" ("Man and the Biosphere" - MaB) da UNESCO classificou, na sua 29ª sessão, o concelho de Castro Verde como Reserva da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Castro Verde torna-se, assim, a 11.ª Reserva da Biosfera e a primeira a sul do rio Tejo, em Portugal, a ser inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

A candidatura, promovida pelo Município de Castro Verde, pela Associação de Agricultores do Campo Branco e pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN), foi entregue na UNESCO em setembro de 2016, após ter merecido o parecer positivo do Comité Nacional do Programa MaB e a subscrição do Estado Português.

Desta forma, a reserva da Biosfera vem reforçar não só a sustentabilidade de um território distinto no panorama regional, nacional e internacional pelo conjunto de elementos naturais e traços culturais únicos, mas também o modelo de desenvolvimento socioeconómico local que tem sabido manter a identidade e tradição sem hipotecar os valores patrimoniais (materiais e imateriais) presentes no território.

Esta classificação vem trazer novos desafios para o município, potenciando o trabalho em rede, e servirá de plataforma de consolidação do envolvimento ativo e participativo de todos os segmentos da comunidade local, para a construção de escolhas coletivas e sustentáveis.

Com efeito, o plano de ação da futura Reserva da Biosfera assenta em seis eixos:

1. Agroecossistema sustentável;

2. Soluções locais para a desertificação e o clima;

3. Natureza e cultura: desafios e oportunidades;

4. Conhecimento e transferência do saber;

5. Redes de cooperação e participação comunitária;

6. Identidade e promoção;

Castro Verde junta-se, assim, à lista das reservas portuguesas que já abrangem três regiões biogeográficas (Mediterrânica, Atlântica e Macaronésia) e diferentes tipos de ecossistemas, desde os insulares, nas Regiões da Macaronésia e no mar Atlântico, passando pelas zonas húmidas do Tejo até às zonas montanhosas e vales do Norte no continente.

Assim sendo, aumentou para 11 o número de reservas portuguesas inscritas na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO, nomeadamente, Paul do Boquilobo, ilhas do Corvo, da Graciosa e das Flores e Fajãs de S. Jorge (Açores), Berlengas (Peniche), Santana (Madeira), as reservas transfronteiriças do Gerês - Xurés, da Meseta Ibérica e do Tejo/Tajo Internacional (Portugal/Espanha) e Castro Verde.

Dossier da Candidatura “Castro Verde Reserva da Biosfera da UNESCO”.

 

Notícia enviada pelo Ponto Focal do Alentejo da Rede Rural Nacional.