facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Visão de longo prazo para as zonas rurais: resultados do GT “Revitalização Rural”

VLPZRA Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) esteve envolvida na preparação da Visão de longo prazo para as zonas rurais da UE através de um Grupo Temático (2020-21). No final dos trabalhos foi realizado o evento Semana da Visão Rural (2021), onde a Rede Rural Nacional esteve presente. Dando continuidade a esse trabalho, em 2021-22, a ENRD continua a apoiar a implementação da Visão nos Estados-Membros através de dois novos Grupos Temáticos, um sobre Revitalização Rural e outro “Rural Proofing”.

O Grupo Temático “Revitalização Rural”

A ENRD implementou um Grupo Temático (GT) sobre Revitalização Rural com os seguintes objetivos:

- identificar e compreender as principais condições facilitadoras para impulsionar a revitalização rural em toda a Europa (por exemplo, governação, alinhamento de políticas, cooperação, inovação, etc.), partilhar as melhores práticas;

- explorar as necessidades e desenvolver ideias e recomendações para ajudar a moldar a futura plataforma de revitalização rural a ser desenvolvida pela Comissão Europeia.

enrd_rural_rev.jpg

Na 1.ª reunião deste GT, foram discutidos os seguintes principais fatores facilitadores para o desenho de políticas:

  • • Liderança e envolvimento político de alto nível são a chave para garantir o compromisso coordenado de todas as autoridades que planeiam e definem mecanismos de apoio para combater o despovoamento de forma holística. Intervenções para a revitalização exigem uma ação coordenada entre várias autoridades responsáveis ​​por áreas temáticas relevantes, como

fiscalidade, mobilidade, assuntos sociais, energia, agroalimentar, cultura, etc.

  • • Capacidades reforçadas de atores e autoridades locais para planear e implementar ações: As estruturas de políticas devem fornecer recursos específicos para esses territórios para facilitar os processos locais para desenvolver pensamento estratégico, para apoiar a conceção de ideias e projetos inovadores e para disseminar conhecimentos técnicos para apoiar candidaturas e oportunidades de financiamento.
  • • Estratégias Locais Integradas apoiadas em financiamentos flexíveis e de fácil acesso: A criação de espaços rurais para construir capital, projetar ações estratégicas, dar as boas-vindas aos recém-chegados, etc., é fundamental para enfrentar o despovoamento (como os Hubs, espaços de coworking, etc). É necessário apoio para facilitar e animar esses espaços e envolver comunidades e produzir estratégias integradas de desenvolvimento. O financiamento deve estar alinhado com as ações desenhadas pelas comunidades.
  • • Estruturas de governança integradas e multiníveis são essenciais para quebrar os silos entre as partes interessadas e as autoridades que trabalham em áreas relevantes para o desenvolvimento rural.

Para mais informações aceda AQUI.

 

enrd rural rev 2

Na 2.ª reunião deste GT, foi apresentado um primeiro esboço da ferramenta de apoio ao desenho e implementação de politicas de revitalização rural

Esta ferramenta visa apoiar as discussões e o diálogo das partes interessadas sobre como implementar os principais fatores facilitadores necessários para políticas e programas bem-sucedidos de revitalização rural, em particular para as áreas que sofrem de despovoamento e declínio económico. Em última análise, a ferramenta visa contribuir para a visão rural da UE 2040.

Por que usar esta ferramenta?

Esta ferramenta para políticas de revitalização rural é projetada para apoiar os formuladores de políticas e implementadores e outras partes interessadas nos níveis local, regional e nacional que desejam explorar como políticas/estratégias podem ser melhor projetadas e entregues para apoiar a revitalização rural em determinados contextos.

Como pode ser usada a ferramenta?

A ferramenta pode permitir que partes interessadas, do setor público, grupos da sociedade civil, avaliadores, etc., identifiquem características positivas da(s) política(s) e também lacunas ou áreas que poderiam melhorar o quadro político de apoio à revitalização das zonas rurais, em especial de territórios em declínio socioeconómico.

Para mais informações sobre esta ferramenta aceda AQUI.

A Visão de longo prazo para as zonas rurais

visão de longo prazo para as zonas rurais procura abordar de forma integrada os diversos temas críticos, como a agricultura, a ação climática, o emprego, a conectividade, a coesão social, a educação e a investigação, promovendo um forte debate intersectorial e um desenvolvimento inteligente e sustentável das áreas rurais. Especificamente, a visão e o plano de ação identificam quatro domínios de ação, apoiados por iniciativas emblemáticas, com os seguintes objetivos:

  • Mais fortes: centrado na capacitação das comunidades rurais, na melhoria do acesso a serviços e na dinamização da inovação social;
  • Ligadas: orientado para a melhoria da conectividade digital e de transportes;
  • Resilientes: visando a conservação dos recursos naturais e uma agricultura ecológica, para contrariar as alterações climáticas e favorecer a resiliência social, mediante a oferta de cursos de formação e de diversas oportunidades de emprego de qualidade;
  • Prósperas: pela diversificação das atividades económicas e pela melhoria do valor acrescentado da agricultura, das atividades agroalimentares e do agroturismo.