facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Dia do Agricultor 2021: uma lufada de ar fresco que juntou Investigação, Produção, Indústria e Distribuição

ANPOC dia agricultorA Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais (ANPOC) juntou-se esta quarta-feira, dia 12 de maio, ao INIAV para, em conjunto, organizarem mais um Dia do Agricultor. Num formato diferente, ainda sofrendo as limitações que a pandemia impõe, INIAV e ANPOC reuniram Investigação, Produção, Indústria e Distribuição para mostrar o que de melhor se faz em Portugal, quer ao nível da inovação, quer ao nível da valorização da produção portuguesa.

O evento, todo ele passado ao ar livre nas instalações do INIAV em Elvas, dividiu-se em quatro mostras, cada uma representando uma cadeia de valor:

  1. Olival e Azeite, com demonstração de modelos de valorização de variedades portuguesas de oliveira para azeite e azeitona de mesa e que incluiu uma prova de azeitonas e azeites, acompanhada por pão Cereais do Alentejo da Gleba.
  2. Pastagens e Forragens, com a demonstração de seleção de espécies para integrar os sistemas de pastagens biodiversas.
  3. Cereais praganosos, com demonstração de equipamentos digitais de fenotipagem e importância destes para os trabalhos de adaptação a alterações climáticas e ainda os ensaios para as Listas de Variedades Recomendadas.
  4. Leguminosas-grão, com apresentação do trabalho que tem sido desenvolvido com o grão-de-bico e que incluiu uma muito participada prova para avaliação sensorial de diferentes variedades de grão-de-bico.

Ainda no âmbito da cadeia de valor das Leguminosas-grão, foi também apresentado, por Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, o novo projeto de fileira para o grão-de-bico que prevê colocar nas prateleiras dos supermercados produtos exclusivos de grão-de-bico nacional já no próximo ano.

AgendaInovCEREALTECH sm

O final das mostras foi ainda marcado pela distribuição da Agenda de Inovação CEREALTECH, o Centro Nacional de Competências para os Cereais praganosos, Oleaginosas e Proteaginosas (https://online.fliphtml5.com/omecj/qjfn/#p=1). Trata-se de um documento elaborado pela fileira que define as linhas orientadoras para a investigação do setor.

O evento terminou com um almoço volante servido pela Carnalentejana e pela Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos, acompanhado por pão Cereais do Alentejo cedido gentilmente pelo Continente e pela Auchan, e por cerveja igualmente cedida pela Sociedade Central de Cervejas e pelo Super Bock Group, comprovando assim o ótimo relacionamento de toda a fileira dos cereais.

Segundo José Pereira Palha, Presidente da ANPOC, «o Dia do Agricultor é um dia de extrema importância para nós, pois resume e reforça, em ambiente descontraído, todo o trabalho que vamos desenvolvendo ao longo do ano em conjunto com a fileira, seja ao nível da investigação, produção ou desenvolvimento de projetos e negócios. Este Dia do Agricultor foi ainda mais especial, não só pela enorme satisfação de reencontrar os nossos amigos e parceiros, mas também pela riqueza do programa, totalmente centrado na valorização das nossas produções, e que se converteu numa importante bolsa de oportunidades. E claro, como não podia deixar de ser, pela comemoração dos 40 anos da ANPOC. Só posso agradecer ao INIAV que, com resiliência e empenho, manteve a organização do dia, mesmo neste cenário de pandemia.»

Informação enviada pela ANPOC, membro da RRN.