facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

ADPM realiza em maio o Curso 5 do Projeto LIFE Live-Adapt

life adapt projectO curso Planificação da adaptação às alterações climáticas em regiões marcadas pela produção pecuária é o último dos cinco cursos online previstos no âmbito do ciclo de cursos desenvolvido pelo Projeto LIFE Live-Adapt. Para se inscrever neste curso, não é necessário ter frequentado os cursos os anteriores.

Até agora, realizaram-se o seguintes cursos: o Curso 1 – Pecuária extensiva e alterações climáticas; o Curso 2 – Adaptação das explorações pecuárias às alterações climáticas; o Curso 3 – Ferramentas, técnicas e métodos de adaptação às alterações climáticas da pecuária extensiva; e o "Curso 4 – Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas, que foi concluído recentemente. Está previsto que, após a conclusão do ciclo de formação, todos os cursos estejam disponíveis numa plataforma online para que possam ser realizados de forma autónoma.

O quinto curso é orientado, em primeiro lugar, para o pessoal técnico das entidades públicas assim como empresas que aconselham ou trabalham com explorações pecuárias extensivas. No entanto, está aberto a outros grupos, como produtores, investigadores ou a qualquer outra pessoa interessada. Tal como em cursos anteriores, a capacidade interativa do curso e os conteúdos adicionais permitem ajustar o esforço às necessidades de cada pessoa. Refira-se que o nível deste curso é o mais avançado de todo o ciclo de formação desenvolvido pelo Projeto LIFE Live-Adapt e que tem uma visão de ordenamento territorial, para além da exploração.

Cartaz Curso 5

CONTEÚDOS

O curso Planificação da adaptação às alterações climáticas em regiões marcadas pela produção pecuária é composto por três unidades didáticas, que exploram como realizar um bom planeamento de adaptação às alterações climáticas dos territórios marcados pela produção pecuária extensiva, permitindo projetar e implementar corretamente medidas que maximizem as possibilidades de sucesso desta adaptação. A metodologia e as fases contempladas por um processo de planeamento serão estudadas, bem como diferentes ferramentas, instrumentos e exemplos de grande utilidade no planeamento de medidas de adaptação às alterações climáticas.

O conteúdo das três unidades didáticas é o seguinte:

  1. Planificar a adaptação às alterações climáticas em regiões marcadas pela produção pecuária.
  2. Aspetos práticos da adaptação às alterações climáticas.
  3. Planificação participativa e plataformas multiagente.

As unidades são compostas por:

- Um documento em formato PDF com os recursos para aprendizagem. Os formandos poderão aceder-lhes de forma autónoma e segui-los à medida que estiverem disponíveis ao longo da semana;

- Um documento denominado de “Para saber mais” com conteúdos adicionais à unidade;

- Um documento com exercícios de avaliação;

- Um fórum de debate.

DURAÇÃO

O curso decorre de 2 de maio a 13 de junho. Cada unidade didática tem uma dedicação esperada por parte do aluno de 14 horas.

Os alunos inscritos completarão o curso de forma autónoma através da plataforma google classroom. Não há aulas presenciais, mas um itinerário de leituras, materiais audiovisuais e exercícios práticos que podem ser realizados dentro dos períodos estabelecidos no momento que melhor se adapte a cada pessoa. A equipa técnica do projeto será responsável pela prestação de apoio e monitorização, bem como pela resolução de dúvidas ao longo de cada unidade. Quem completar os cursos receberá uma certificação do projeto LIFE Live-Adapt.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever no Curso 5. Planificação da adaptação às alterações climáticas em regiões marcadas pela produção pecuária, deve preencher o seguinte formulário até 27 de abril (inclusive).

Para mais informações pode contactar através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Informação disponibilizada pela ADPM, membro da Rede Rural Nacional.