Folha Informativa da RRN "EmRede" Nº90 maio 2020

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN    logo emrede    Folha Informativa Nº90 
Maio 2020
         
Caro(a) Visitante,
 
C EURP
 
PME agrícolas podem ser compensadas com apoio até 50 mil euros

Foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia, no passado dia 4 de maio, um pacote de medidas excecionais para apoiar vários setores agrícolas, incluindo laticínios, hortícolas e vinho, reforçando a resposta aos efeitos da pandemia Covid-19. A Comissão Europeia decidiu, também, autorizar os Estados-membros a utilizarem fundos de desenvolvimento rural para compensar os agricultores e as pequenas empresas agroalimentares até 5.000 euros e 50.000 euros, respetivamente. Ler mais

 
INICIATIVAS EM REDE
 

Logo CMComissão Europeia faz avaliação externa à política de informação sobre a PAC - Inquérito

Como parte da avaliação externa que a DG AGRI está a realizar sobre a política de informação referente à PAC, encontra-se em curso um inquérito aos beneficiários da PAC, designadamente agricultores e outros atores da cadeia alimentar e das áreas rurais, ONG’s e autoridades públicas. A Rede Rural Nacional, a pedido da Comissão, divulga esta ação junto dos seus membros, e apela ao preenchimento até 18 de maio do formulário disponibilizado para o efeito.

 

alimentar boas praticasAlimentar Cidades Sustentáveis publica e-book "Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020"

A plataforma nacional Alimentar Cidades Sustentáveis disponibilizou o e-book "Alimentar Boas Práticas: da Produção ao Consumo Sustentável 2020", um documento que reúne um conjunto de 46 iniciativas que oferecem uma visão não exaustiva das ações, projetos e programas em curso no nosso país. A compilação foi o resultado de contributos de promotores privados, da administração central e local, do terceiro setor e da academia, o que se reflete na riqueza e variedade das iniciativas documentadas. Ler mais

 

YouTube EU RuralCanal EU RURAL - YOUTUBE da União Europeia

Este canal Youtube pode pesquisar e colocar em rede vídeos sobre as atividades da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural, relacionadas com as ações de programação, com a Ação Climática e a Bioeconomia, com as Redes rurais, com o DLBC / LEADER, com as Aldeias Inteligentes e com a Inclusão Social. Encontra-se igualmente disponível uma série de estudos de caso de projetos do FEADER e o catálogo de filmes mais vistos.

 

M.A FRONT FINALPlataforma “Alimente quem o Alimenta” – Excelente adesão

Esta Plataforma, criada em 16/04 pelo Ministério da Agricultura e gerida pela Rede Rural Nacional, tem tido uma excelente adesão por parte dos interessados, tendo-se registado até ao momento mais de 82.000 visualizações e a inscrição de cerca de 900 produtores e de 35 plataformas afins.
Encontra-se disponível nesta plataforma, na área das Normas, um conjunto de orientações técnicas, elaboradas pela DGAV, relativas às medidas de higiene a observar em determinadas situações, nomeadamente no que se refere às “Regras de Higiene - cabazes da horta para entrega ao domicílio” e “Higiene nos Mercados Locais - Pandemia da COVID19”.

 
DESENVOLVIMENTO RURAL
 
logo portal MA   PU2020   conf fora casa VR
Ensino à distância na formação profissional regulamentada pelo M.A
  M.A flexibiliza práticas de ambiente no âmbito do PU2020   Vida Rural promove ciclo de conferências ‘Fora da Casca’
Foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 4791/2020, da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), que implementa medidas excecionais e temporárias a adotar no âmbito da formação profissional específica setorial regulamentada pelo Ministério da Agricultura. Destina-se exclusivamente a formandos que tenham o domínio, na ótica do utilizador, do «Microsoft Office» ou programa equivalente e possam aceder à Internet.   O Ministério da Agricultura, em Comunicado, informa que tendo em conta o atual estado de emergência, decorrente da pandemia COVID-19 e os impactos negativos no exercício da atividade agrícola, mediante a aplicação do conceito de «caso de força maior», procedeu à flexibilização da obrigação de determinadas práticas agrícolas benéficas para o clima e para o ambiente (Greening), no âmbito do Pedido Único 2020.   A Revista Vida Rural está a organizar um ciclo de conferências online com o objetivo de continuar a partilhar ideias e práticas que inspiram e fazem a diferença. Este ciclo de conferências online permite debater  temas da agenda dos agricultores: Mercado, culturas de valor acrescentado, produtividade e eficiência. Reinventar as cadeias de distribuição é o tema em debate na primeira webconference do ciclo de conferências, com data marcada para o próximo dia 14 de maio.
lermaisVB   lermaisVB   lermaisVB
 
TRABALHO EM REDE NA UNIÃO EUROPEIA
 
FI RRN   Bioeconjpg   SmartV
REDR destaca iniciativas do setor agrícola nacional contra COVID-19   Monitorar e relatar dados sobre o clima é essencial para a Bioeconomia
  Como trabalhar com as Aldeias Inteligentes – Guia de Orientações para os GAL
A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR) destaca no seu website, as iniciativas desenvolvidas pelo setor agrícola nacional contra o COVID-19 e que foram divulgadas na edição especial da folha informativa da Rede Rural Nacional, publicada no passado mês de abril com o objetivo de homenagear todo o setor.
  O Relatório da 3ª reunião do Grupo Temático da REDR, 'Bioeconomia e ação climática', aborda formas práticas através das quais os dados climáticos podem permitir aos agricultores e comunidades rurais aplicarem abordagens eficazes de mitigação das mudanças climáticas nas suas atividades.   Este novo guia da REDR aborda as etapas necessárias ao planeamento de iniciativas das Aldeias Inteligentes e fornece recomendações para quem concebe as políticas e para os GAL, relativamente ao próximo período de programação. Essas orientações baseiam-se nos resultados do primeiro laboratório temático REDR-LEADER sobre "Aldeias Inteligentes".
lermaisVB   lermaisVB   lermaisVB
 
RELEVANTE
 

310 mercad cascais 1Os Circuitos Curtos Agroalimentares na resposta à crise

O confinamento social, o fecho da economia e o encerramento dos mercados locais devido à COVID-19 tornou-nos conscientes de que alimentação é um bem essencial, do valor estratégico da autossuficiência da produção nacional para alcançar a segurança alimentar e da importância da produção local comercializada em circuitos curtos para assegurar o escoamento dos produtos e satisfazer a procura dos consumidores.
Os circuitos curtos agroalimentares (CCA), em franco crescimento na última década na UE, são formas alternativas às cadeias de abastecimento tradicionais, que se caraterizam pela proximidade relacional e geográfica entre produtores e consumidores, permitindo conhecer a origem dos produtos e a forma como são produzidos, privilegiando a sua qualidade sanitária, nutricional e organolética, a partir de técnicas de produção mais sustentáveis.
Quando enquadrados por estatégias alimentares territoriais, são igualmente um meio de assegurar o escoamento da produção agrícola de um território e, deste modo, estruturar a oferta e criar uma dinâmica económica territorial.
Em Portugal existem iniciativas diversificadas de CCA (cabazes, mercados de produtores, venda na exploração ou itinerante, grupos de consumo, etc.), levadas a cabo por produtores, consumidores, Municípios, Grupos de Ação Local, focadas na promoção de uma alimentação mais saudável e sustentável, nalguns casos no quadro de programas de estruturação dos sistemas alimentares. 
Algumas destas experiências podem ser consultadas em:
 Workshop Dinamização de Circuitos Curtos Agroalimentares e Estratégias Alimentares Locais
 Programa de Sustentabilidade Alimentar de Esposende

 
 
       
       pdr2020 logo            Prorural2            Proderam2020             logo            feader
  logo rrn    facebock     Twitter    YouTube icon  
Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing