Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº46 Agosto

 
 Se tiver dificuldade em ler esta folha informativa pode consultá-la AQUI.
 
 
logo RRN    InovAgricultura 11 proposta   Folha Informativa Nº46
Agosto 2020
 
Caro(a) Visitante,
Polinização
 

Bolas de sabão polinizam fruteiras

A polinização por abelhas e outros insetos é um processo biológico essencial para cerca de três quartos das espécies agrícolas. Infelizmente, os pesticidas, a limpeza e desinfeção das terras e as mudanças climáticas têm causado sérias diminuições nas populações destes insetos.
Segundo um estudo publicado em Junho passado na revista IScience por Eijiro Miyako, cientista japonês, foi demonstrado com sucesso que as bolhas de sabão podem ser usadas na polinização das plantas, o que é vital para manter o mundo alimentado nas próximas décadas, face ao desaparecimento tendencial das populações de abelhas.
As bolhas de sabão, através do seu rebentamento quando tocam nas flores, podem veicular o transporte eficaz de grãos de pólen para as flores-destino, graças à sua viscosidade, maciez, alta flexibilidade e indução ao aumento da atividade do pólen.
Através de drones com rotas pré-programadas pelo utilizador, que transportam pequenos equipamentos de produção de bolhas com grãos de pólen (2.000 por bolha), sobrevoando pomares de pereiras, o autor obteve 95% de sucesso na produção de frutos.
Este estudo é o primeiro a explorar as propriedades das bolhas de sabão como veiculadoras de grãos de pólen, transportadas por drones com rotas e destinos programados.
Download do artigo

 
PROJETOS DE INOVAÇÃO - GO 
 
 
logo Pinhão+PINHÃO - Gestão integrada de agentes bióticos associados à perda de produção do pinhão

O projeto +PINHÃO pretende desenvolver processos de diagnóstico e monitorização que permitam determinar o impacte de agentes bióticos na produção de pinhas e pinhão, com destaque para o sugador de pinhas, L. occidentalis; determinar períodos de desenvolvimento da pinha em risco de acordo com o ciclo fenológico do pinheiro manso e o ciclo biológico dos agentes bióticos; desenvolver processos e produtos de controlo dos agentes bióticos que afetam a produção de pinhas e pinhão. Ler mais

 
+BDMIRA - Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro logo BDMIRA
de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica
organizacional


O projeto +BDMIRA visa transferir informação que fomente a produtividade e a qualidade das raízes de batata-doce no Perímetro de Rega do Mira. Pretende-se, por um lado, desenvolver e transferir metodologias inovadoras de multiplicação (in vitro e em estufa) de material de propagação de elevada qualidade (isento de vírus e outras doenças).
Por outro lado, o projeto vai desenvolver e transferir tecnologias sustentáveis de produção e de conservação pós-colheita de raízes. Pretende-se, assim, aumentar, a nível nacional e internacional, a competitividade dos viveiristas e produtores, através da adoção de uma nova dinâmica organizacional. Ler mais
 
ATIVIDADES EM REDE
   
 
Prémio CCA7.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020

Estão abertas, até dia 11 de setembro, as candidaturas à 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola.
A edição deste ano será focada na sustentabilidade, em linha com o Pacto Ecológico Europeu e com a estratégia do Grupo Crédito Agrícola para os próximos anos, e irá privilegiar a vertente de sustentabilidade dos projetos submetidos, bem como o seu grau de inovação, viabilidade económica e potencial de mercado. Os projetos poderão concorrer a uma das seguintes categorias:
1. Sustentabilidade na Produção e Transformação: para premiar os projetos que permitam uma produção agrícola, agro-alimentar e florestal mais sustentável;
2. Economia Circular e Bioeconomia: para destacar os projetos que promovam uma otimização dos recursos biológicos;
3. Alimentação, Nutrição e Saúde: para promover os projetos que permitem uma alimentação segura, nutritiva e de elevada qualidade. 
As candidaturas podem ser submetidas através do website 
Saber mais

Projeto europeu “VInCI”logo VinCi

O projeto europeu de investigação VInCI - Vinho, Inovação e Competitividade Internacional é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Teve inicio a 1 de outubro de 2019 e decorrerá até 30 de setembro de 2022.
As regiões vitivinícolas do Sudoeste da Europa (Portugal, Espanha, França) sofrem de debilidades comuns, que se traduzem numa produtividade baixa e numa degradação da competitividade internacional, que ameaçam um sector económico crucial para estes territórios. Este projeto tem como objetivo acompanhar a produtividade dos setores vitivinícolas e favorecer a exportação nos mercados internacionais, através de instrumentos previsionais estatísticos. O VInCI vai desenvolver ferramentas inovadoras e interligadas que serão postas à disposição dos profissionais numa plataforma Web e num aplicativo de smartphone.
 
european research innovation daysComissão Europeia organiza Jornadas Europeias da Investigação e Inovação

As Jornadas Europeias da Inovação na Investigação (European Research and Innovation Days), iniciativa da Comissão Europeia, é um evento anual que reúne líderes mundiais da indústria, finanças, academia e empresas, para discutir e moldar o futuro panorama da investigação e inovação. Ao mesmo tempo, pretende mobilizar todos os cidadãos da UE e aumentar a consciência e compreensão geral da importância da investigação e inovação na abordagem dos desafios da sociedade.
As próximas Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, terão lugar nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2020, num evento completamente online.
Programa.

 
Disponível página web do Centro de Competências para a CCDM site
Dieta Mediterrânica


Já se encontra disponível a página web do Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM), em cc.dietamediterranica.net. Esta ferramenta de informação e divulgação foi produzida pela Câmara Municipal de Tavira, em colaboração com diversos parceiros, no âmbito do Projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável”, financiado pelo PDR 2020/Rede Rural Nacional.
 
INOVAÇÃO EM PORTUGAL
 
logo EyesOnTraps   logo Stopvespa   Logos INNOVINE WINE
Projeto inovador para auxiliar os viticultores no controlo de pragas "EyesOnTraps+"   Ferramenta "STOPvespa" para o controlo da vespa asiática em Portugal   Alterações climáticas no sector vitivinícola português - Artigos científicos 
O “EyesOnTraps”, é um projeto SI I& DT (NORTE-01-0247-FEDER-039912), que visa desenvolver uma aplicação móvel para a contagem automática de pragas-chave (traça-da-uva, cigarrinha-verde, cigarrinha da Flavescência Dourada) em armadilhas na vinha, de forma a diminuir o erro humano e a maximizar o processo de análise e decisão.   A ferramenta "STOPvespa" visa apoiar a identificação e o controlo da vespa asiática (Vespa velutina) em Portugal Continental. Através da georreferenciação online dos avistamentos e dos ninhos desta espécie exótica invasora, esta ferramenta contribui para a comunicação entre a população, os técnicos dos municípios e a administração central, bem como para o apoio à gestão desta problemática e à tomada de decisão.   No âmbito da divulgação dos resultados da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho - INNOVINE&WINE, projeto multidisciplinar que envolve investigadores das áreas do solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia, a ADVID divulga artigos científicos referentes ao tema das alterações climáticas no sector vitivinícola português.
LermaisVE   LermaisVE   LermaisVE
       
INOVAÇÃO NA EU
 
Comissao Europeia   efsa logo schema   logo salinização
Horizonte Europa (2021-2027) – O Futuro Programa-Quadro de Investigação e Inovação   Metodologia para identificar riscos emergentes das ACs na segurança alimentar
  Soluções para a salinização dos solos - relatório do Grupo Focal PEI-AGRI 
Está a ser concebido o próximo programa-quadro de investigação e inovação, Horizonte Europa, um ambicioso programa de investigação e inovação de 100 mil milhões de euros que irá suceder ao Horizonte 2020. O orçamento proposto para 2021-2027 inclui 97,6 biliões de euros no Horizonte Europa (3,5 biliões de euros serão alocados ao Fundo InvestEU e 2,4 biliões para o Programa de Pesquisa e Treinamento da Euratom).   Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), criou o projeto CLEFSA (Mudança Climática e Riscos Emergentes para a Segurança Alimentar), que visa desenvolver e testar novas metodologias para a identificação, caracterização e análise de riscos emergentes relacionados com as mudanças climáticas. Esta é uma tarefa desafiadora, dado o número e a diversidade de perigos em análise, bem como e as grandes incertezas envolvidas.

  A salinização é uma das principais ameaças aos solos à escala global, designadamente na Europa. A acumulação de sal pode afetar solos em áreas costeiras, devido à intrusão de água do mar, bem como em áreas localizadas mais no interior. A salinização dos solos passa frequentemente despercebida e é agravada por práticas agrícolas e de gestão da água desadequadas.
Ficha técnica PEI-AGRI Salinização do solo (português)
LermaisVE   LermaisVE   LermaisVE
       
EVENTOS
 
Atenção! Existe a possibilidade de haver adiamentos ou cancelamentos devido às medidas restritivas impostas pela situação epidemiológica do COVID-19

12 -13 agosto 2020
“The Future of Youngstock Management”, Webinar

31 agosto 2020
“What livestock has to offer to biodiversity and healthy soils”, Webinar

03 setembro2020 
“Smart Village Leader Network”, Webinar

11 - 13 setembro 2020 
“AGRI stand at Bjelovar Autumn Fair”, Webinar

18 setembro 2020 
“8ª reunião do Subgrupo das Redes Rurais Europeias sobre LEADER e Desenvolvimento Local Liderado pela Comunidade”, Webinar

21 - 22 setembro 2020 
“A contribuição da bioeconomia para o Green Deal, Webinar

 
         
       
 pdr2020 logo              Prorural2             Proderam2020                logo                feader
EIP logo  rrn inovacao test  logo rrn     facebock     Twitter    YouTube icon  
   Rede Rural Nacional - Avenida Afonso Costa, 3 - 7º
1949-002 LISBOA - Telef.: +351 218442200
 

 

 

 

 Folha Informativa da Rede Rural Nacional - pode, a qualquer momento, cancelar a sua inscrição AQUI.

 

Powered by AcyMailing