Na sequência da nova e abrangente estratégia de biodiversidade, como parte do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), apresentado pela Comissão Europeia em finais de 2019, foram hoje publicados os dois documentos finais, o primeiro, sobre a “Estratégia de Biodiversidade para trazer a natureza de volta para nossas vidas” (Biodiversity Strategy to bring nature back into our lives), e o segundo, sobre “Estratégia Farm to Fork para um sistema alimentar justo, saudável e ecológico” (Farm to Fork Strategy for a fair, healthy and environmentally friendly food system).
As duas estratégias reforçam-se mutuamente, em direção a um futuro sustentável, e propõem ações e compromissos ambiciosos da UE para evitar a perda de biodiversidade na Europa e no mundo. Ambas colocam o cidadão no centro, comprometendo-se a aumentar a proteção da terra e do mar, restaurando ecossistemas degradados e estabelecendo a UE como líder no cenário internacional, tanto na proteção da biodiversidade quanto na construção de uma cadeia alimentar sustentável.
Algumas das grandes metas:
- Reduzir em 50% a utilização geral de - e o risco de - pesticidas químicos até 2030 e reduzir em 50% o uso de pesticidas mais perigosos até 2030.
- A redução do uso de fertilizantes em pelo menos 20%.
- Pelo menos 10% da área agrícola classificada como “paisagem de alta biodiversidade”.
- Pelo menos 25% da área agrícolas estar em Modo de Produção Biológico, e aumentar significativamente as práticas agroecológicas.
A Estratégia de Biodiversidade reafirma a determinação da UE em dar o exemplo no combate à crise global da biodiversidade. A Comissão procura mobilizar todas as ferramentas de ação externa e parcerias internacionais para ajudar a desenvolver um ambicioso novo Quadro Global de Biodiversidade da ONU na Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica em 2021.
A Estratégia “Farm to Fork” visa promover uma transição global sistemas alimentares sustentáveis, em estreita cooperação com seus parceiros internacionais.
Para saber mais, aceda ao Comunicado de Imprensa da Comissão Europeia.