5 de dezembro - Dia Mundial do Solo
"No Dia Mundial do Solo, apelo para uma maior atenção às questões urgentes que afectam os solos, incluindo as alterações climáticas, resistência antimicrobiana, doenças transmitidas pelo solo, contaminação, nutrição e saúde humana". - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
As contribuições positivas das leguminosas para grão nas propriedades do solo são muitas, nomeadamente porque fixam o azoto da atmosfera e melhoram a sua biodiversidade, fertilidade e estrutura.
Foi por essa razão que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) dedicou, este ano, o Dia Mundial do Solo às leguminosas. Além disso, devido aos seus benefícios nutricionais, 2016 foi declarado o Ano Internacional das Leguminosas.
A campanha visa conectar as pessoas com os solos e aumentar a consciencialização sobre a sua importância crítica nas nossas vidas.
O solo é um recurso essencial e uma parte vital do ambiente natural a partir do qual a maior parte dos alimentos são produzidos.
Simultaneamente o solo fornece espaço vital para os seres humanos, bem como serviços essenciais dos ecossistemas, que são importantes para a regulação e fornecimento de água, regulação climática, conservação da biodiversidade, sequestro de carbono e serviços culturais. Mas os solos estão sob pressão de aumentos na população, de maior procura de alimentos e de maior competitividade nos usos da terra.
Aproximadamente 33% de nossos solos globais estão degradados e os formuladores de políticas em todo o mundo exploram oportunidades para abraçar o desenvolvimento sustentável através dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Assim é fundamental a chamada de atenção para todos da importância de preservar e melhorar este importante recurso. A proteção do solo e a sua gestão integrada impõe-se como um objetivo de todos.