No âmbito das «Conversas de Agricultura», a CAP promove este ano cerca de uma dezena de conferências sectoriais, contribuindo assim para o enriquecimento do programa da FNA18.
A Feira Nacional de Agricultura deste ano decorre entre os dias 2 e 10 de junho, um pouco mais cedo do que é habitual, mas mantém na sua programação as «Conversas de Agricultura», iniciativas de carácter técnico, promovidas por empresas, organizações de agricultores e entidades públicas:
- Que Lições Aprendemos com o Debate sobre os OGM’s?, dia 7 de Junho, das 09:30h às 13:00h
Entende-se por biotecnologia o conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção de produtos específicos ou modificação de produtos.
A biotecnologia é utilizada desde a antiguidade, na produção de pão e bebidas fermentadas, porém este era um processo muito artesanal. Hoje a biotecnologia utiliza técnicas e materiais de última geração. Com o aparecimento de estudos em microbiologia e biologia molecular, o conhecimento na manipulação de micro-organismos e genes tornou possível a produção de diversos medicamentos e alimentos.
A agricultura e a biotecnologia aliaram-se para tornar o cultivo de plantas mais eficiente. Pragas, doenças e problemas climáticos, por exemplo, sempre foram obstáculos à produção de alimentos. Porém, a engenharia genética permitiu a criação de tecnologias que reduzem as perdas e aumentam a produtividade das lavouras.
O objectivo desta conferência internacional é dar a conhecer os avanços da biotecnologia e a sua aplicação na agricultura do futuro e contamos com as perspectivas de oradores nacionais e internacionais peritos nesta matéria.
Ver: Cartaz | Inscrição
Notícia enviada pelo Ponto Focal de Lisboa e Vale to Tejo (LVT) da Rede Rural Nacional.