No âmbito das «Conversas de Agricultura», a CAP promove este ano cerca de uma dezena de conferências sectoriais, contribuindo assim para o enriquecimento do programa da FNA18.
A Feira Nacional de Agricultura deste ano decorre entre os dias 2 e 10 de junho, um pouco mais cedo do que é habitual, mas mantém na sua programação as «Conversas de Agricultura», iniciativas de carácter técnico, promovidas por empresas, organizações de agricultores e entidades públicas:
- Reforma da Floresta: Conseguimentos e Inconseguimentos, dia 6 de Junho, das 10:00h às 13:00h
- Da pulsão legisladora à acção, que resultados? -
Directamente motivada pelo decurso desastroso da época de incêndios de 2016, anunciada então pelo primeiro-ministro e aprovada ainda nesse ano pelo governo, foi já em 2017 que a grande maioria das suas medidas foi consagrada legalmente.
De natureza e alcance muito distintos as medidas, repetidamente anunciadas, antes e depois da sua concretização, têm merecido pouca ou nenhuma quantificação e avaliação por parte dos seus responsáveis.
Com uma época de incêndios de 2017 ainda pior do que a do ano anterior – aliás, a pior de sempre – e a gravíssima ocorrência de mais de 100 pessoas que morreram, os poderes públicos, governo e parlamento entregaram-se a uma pulsão legisladora sem precedentes abandonando por completo qualquer ideia de avaliação e condução da “reforma da floresta” que em conjunto promoveram.
Impõe-se por isso àqueles que são os seus principais destinatários, os proprietários e produtores florestais, uma cabal avaliação, interpelando e confrontando os decisores com os resultados da sua acção.
É esse o propósito deste seminário, integrado no conjunto de eventos da Feira Nacional de Agricultura de 2018, que agora anunciamos e convidamos a participar deixando o desafio às Organizações de Produtores Florestais de nele intervirem, apresentando a sua própria avaliação da “reforma da floresta”.
Nota: A todas as Organizações de Produtores Florestais que pretendam apresentar comunicação no seminário (sob a forma de apresentação PPT) agradece-se a comunicação da intenção até 18 de Maio e envio da mesma até ao dia 1 de Junho.
Ver: Cartaz | Inscrição
Notícia enviada pelo Ponto Focal de Lisboa e Vale to Tejo (LVT) da Rede Rural Nacional.