facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow
  • Bolsa de Iniciativas para futuros GO regista inscrição de 318 iniciativas

    Bolsa de Iniciativas para futuros GO regista inscrição de 318 iniciativas

    A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), registou a receção de um total de 318 iniciativas para constituição de futuros Grupos Operacionais (GO) para a Inovação, no âmbito da intervenção C.5.1 – Grupos operacionais para a inovação, do PEPAC no Continente. O prazo de apresentação de iniciativas na Bolsa de Iniciativas, encerrou às 22h00 do dia 18 de julho de 2025.
  • Bolsa de Iniciativas para futuros GO: prorrogação de data

    Bolsa de Iniciativas para futuros GO: prorrogação de data

    O prazo para apresentação de propostas na Bolsa de iniciativas foi prorrogado. A Bolsa irá agora encerrar no dia 8 de julho de 2025 - às 22h00. Alerta-se ainda para o seguinte: No âmbito da adesão à Rede Nacional PAC, o email identificado para um membro não pode ser utilizado por outro membro. [as validações da plataforma são efetuadas pelo NIF e pelo email - não aceita repetições].
  • Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes

    Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes

    No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
  • Governo nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo

    Governo nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo

    Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
  • Publicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC

    Publicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC

    Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
  • Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

    Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

    Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
  • Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

    Registo de candidaturas na plataforma e-fundos

    Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
  • Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

    Republicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR

    Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
  • Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

    Bolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação

    A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
  • PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

    PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

    Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  
  • PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

    PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

    Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
  • Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

    Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

    Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
  • Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

    Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

    O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.
  • Folha Informativa da RRN

    Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº52 Agosto 2021

    A Rede Rural Nacional publicou a mais recente Folha Informativa "PEI-AGRI" com o nº 52, do mês de agosto, com divulgação de notícias, iniciativas e projetos relevantes no âmbito do tema da "Inovação".
  • Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

    Portugal Chama por Si. Por Todos. | Risco Máximo. Cuidado Máximo

    Atendendo às causas típicas de incêndios nos territórios interiores e sul e dados os dias de intenso calor no território nacional, em particular de 12 a 16 de agosto, o Ministério da Agricultura alerta para a proibição, em todo o espaço rural, do uso de máquinas e equipamentos agrícolas ou florestais, como sejam máquinas de corte, motosserras, moto roçadouras ou outras fontes de calor, em especial entre as 7h00 e as 22h00, períodos de maior perigo e em que a probabilidade de provocar incêndio é muito elevada.
  • Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

    Reforma da PAC: Principais pontos do acordo político

    A presidência portuguesa da União Europeia alcançou um acordo político entre o Conselho e o Parlamento Europeu sobre a reforma da Política Agrícola Comum para o período 2023-2027, na sequência dos trílogos de 24 e 25 de junho, confirmado pelos ministros da Agricultura da União Europeia no Conselho de dia 28 de junho, no Luxemburgo.
  • Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

    Conferência sobre o Futuro da Europa para dar voz aos cidadãos

    A União Europeia acabou de lançar um grande processo de participação cívica: a Conferência sobre o Futuro da Europa. Com esta iniciativa pretende-se dar, durante os próximos meses, a oportunidade aos cidadãos, com especial destaque aos jovens, de refletir sobre o futuro da Europa.
  • Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

    Eco-regimes | Agricultura de conservação em Itália, estudo de caso - região da Apúlia

    A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural divulga diversos eco-regimes que têm sido testados nos diversos Estados-membros da União Europeia. Um dos exemplos divulgados "Agricultura de Conservação" foi desenvolvido na região da Apúlia em Itália, com o objetivo de melhorar a gestão do solo.
  • Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

    Consulta da Comissão sobre a nova Estratégia de Solos da UE

    A Comissão Europeia lançou uma consulta pública online sobre o desenvolvimento de uma nova Estratégia para os Solos da UE, convidando os cidadãos e as organizações a contribuírem 27 de abril de 2021 para a sua preparação e a partilharem os seus pontos de vista sobre potenciais objetivos e ações.
  • Obrigado e Boas Entradas em 2021

    Obrigado e Boas Entradas em 2021

    A Rede Rural Nacional vem agradecer as muitas mensagens recebidas nesta quadra festiva e retribuir a todos os seus parceiros e amigos os votos de um excelente Ano de 2021, repleto de oportunidades e conquistas!
  • Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

    Plano Estratégico da PAC 2023-2027: Consulta alargada alargada até 8 de janeiro de 2021

    Encontra-se aberta a primeira fase do processo de consulta alargada do Plano Estratégico de Portugal no âmbito da Política Agrícola Comum, para o período 2023-2027. Convida-se à participação e envio de contributos até 8 de janeiro de 2021.
  • Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

    Aprovada a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030

    Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 86/2020, de 13 de outubro de 2020, que aprova a Agenda de Inovação para a Agricultura 2020-2030, a qual tem como propósito fazer crescer a Agricultura, de forma sustentável e baseada na inovação.
  • Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

    Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, vence o Nobel da Paz de 2020

    O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído hoje ao Programa Alimentar Mundial, das Nações Unidas, “pelos seus esforços no combate à fome, pelo seu contributo para melhorar as condições pela paz em zonas atingidas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e de conflito”. O Programa Alimentar Mundial, com sede em Roma,  foi criado em 1961 e é a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar. Todos os anos presta assistência a cerca de 90 milhões de pessoas em mais de 80 países. Para saber mais.
  • Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

    Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30

    A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou hoje, na Agroglobal, a Terra Futura - Agenda de Inovação para a Agricultura 20 | 30, a qual pretende nortear a estratégia e as políticas do setor. Para saber mais.  
  • Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

    Comissão Europeia lança consulta pública sobre visão a longo prazo para as zonas rurais

    A Comissão Europeia lança hoje uma consulta pública sobre a sua nova iniciativa: uma visão a longo prazo para as zonas rurais. O objetivo desta consulta é recolher pontos de vista acerca das oportunidades e desafios atuais nas zonas rurais, das aspirações destas zonas e das ações necessárias para as concretizar.
  • Disponível nova edição da revista

    Disponível nova edição da revista "emRede" sobre Inovação Territorial em Espaços Rurais

    Já se encontra disponível em formato digital o nº 10 da revista "emRede" com o tema da "Inovação Territorial em Espaços Rurais". Nesta publicação editada pela Rede Rural Nacional um conjunto de especialistas convidados fazem uma reflexão sobre o conceito de "inovação", conceito que vai muito para além da dimensão tecnológica e da vertente empresarial, e que se apoia numa diversidade de recursos e de formas de conhecimento.
  • Conheça os vencedores do Rural Inspirational Awards 2020

    Conheça os vencedores do Rural Inspirational Awards 2020

    Os vencedores do Rural Inspiration Awards 2020, concurso promovido pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD), foram anunciados por Janusz Wojciechowski, Comissário Europeu para a Agricultura, na noite de 25 de junho, durante uma cerimónia online.
  • Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020 - candidaturas abertas!

    Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020 - candidaturas abertas!

    Estão abertas, até dia 11 de setembro, as candidaturas à 7ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola 2020, desta vez com o mote “o futuro nasce da sustentabilidade”, e onde serão premiados os projetos mais inovadores que se destaquem nas categorias abertas a concurso.
  • Registe o seu Mercado Local na plataforma Alimente quem o Alimenta

    Registe o seu Mercado Local na plataforma Alimente quem o Alimenta

    A plataforma digital Alimente quem o Alimenta criou uma nova área de registo de Mercados Locais, onde as entidades responsáveis por estes espaços podem efetuar a respetiva inscrição, através do preenchimento de uma ficha de registo, fornecendo algumas informações relativas ao mercado, entre as quais, um curta descrição, a sua localização, contactos e horário de funcionamento.
  •  Comissão Europeia publica Estratégia de Biodiversidade para 2030 e estratégia

    Comissão Europeia publica Estratégia de Biodiversidade para 2030 e estratégia "Farm to Fork"

    Na sequência da nova e abrangente estratégia de biodiversidade, como parte do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), apresentado pela Comissão Europeia em finais de 2019, foram hoje publicados os dois documentos finais, o primeiro, sobre a “Estratégia de Biodiversidade para trazer a natureza de volta para nossas vidas” (Biodiversity Strategy to bring nature back into our lives), e o segundo, sobre “Estratégia Farm to Fork para um sistema alimentar justo, saudável e ecológico” (Farm to Fork Strategy for a fair, healthy and environmentally friendly food system).
  • Plataforma “Alimente quem o Alimenta” dinamiza comércio de proximidade

    Plataforma “Alimente quem o Alimenta” dinamiza comércio de proximidade

    Entre em www.alimentequemoalimenta.pt e fique a conhecer a nova plataforma digital que adota o mote da campanha "Alimente quem o Alimenta", do Ministério da Agricultura, para ajudar e apoiar os produtores no escoamento dos seus produtos, promover o consumo de produtos locais e incentivar o recurso aos mercados de proximidade.
  • Lançamento do portal “Alimente quem o Alimenta”

    Lançamento do portal “Alimente quem o Alimenta”

    Foi hoje lançado o novo portal alimentequemoalimenta.pt, uma plataforma online de promoção e divulgação de circuitos curtos alimentares, que visa aproximar produtores e consumidores e fomentar o consumo de produtos locais, assim como dinamizar o recurso aos mercados de proximidade.
  • Circuitos curtos alimentares em foco na revista

    Circuitos curtos alimentares em foco na revista "emRede" nº3

    Num momento em que o apelo recai sobre a importância do consumo de produtos nacionais, de origem local, comercializados através de circuitos de proximidade, recordamos a edição nº 3, publicada em 2013, da Revista de Rede Rural Nacional “emRede”, com o tema “Circuitos Curtos Agroalimentares – Produzir e consumir localmente”.
  • Ministério da Agricultura lança programa para apoiar produtos locais

    Ministério da Agricultura lança programa para apoiar produtos locais

    O Ministério da Agricultura começou a apoiar os agricultores a escoarem os seus produtos nos mercados locais e lançou uma campanha destinada a promover o seu consumo, após verificar dificuldades de escoamento devido à pandemia, anunciou hoje a ministra.
  • Ministério da Agricultura lança campanha

    Ministério da Agricultura lança campanha "Alimente quem o Alimenta"

    O Ministério da Agricultura lançou esta semana a campanha «Alimente quem o Alimenta», que visa incentivar o consumo de produtos locais e o recurso aos mercados de proximidade. Segundo a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, em tempos como aqueles que atravessamos, «todos os consumidores estão convocados para este desafio. Um desafio que passa pela aposta nos nossos produtos, produtos seguros e de qualidade, e pelo essencial apoio aos nossos agricultores e produtores».
  • Covid-19: Agricultores pedem que pagamentos da PAC sejam antecipados

    Covid-19: Agricultores pedem que pagamentos da PAC sejam antecipados

    O presidente da direção da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Eduardo Oliveira e Sousa, esteve esta quinta-feira no Palácio de Belém, onde transmitiu ao Presidente da República a situação que o setor atravessa em tempos de pandemia.
  • COVID-19: Ministério da Agricultura divulga medidas para o PDR2020

    COVID-19: Ministério da Agricultura divulga medidas para o PDR2020

    Devido à situação de emergência de saúde pública, causada pelo surto do COVID-19, e tendo em conta os eventuais impactos na execução dos projetos, o Ministério da Agricultura, em Comunicado, informa das seguintes medidas relativas ao Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020): 
  •  Dia Aberto “Investigação em Apicultura”– Adiamento de data

    Dia Aberto “Investigação em Apicultura”– Adiamento de data

    No âmbito das medidas preventivas relativas ao Coronavírus Covid-19, nomeadamente as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para eventos públicos, a organização do evento decidiu adiar o Dia Aberto “Investigação em Apicultura”, que ia ter lugar no próximo dia 27 de março em Bragança, para data a definir.
  • Revista emRede n.º 9 -

    Revista emRede n.º 9 - "O Regadio no Desenvolvimento Territorial"

    Já se encontra disponível a revista da RRN «emRede n.º9» "O Regadio no Desenvolvimento Territorial". Encontre neste número uma abordagem ao tema do regadio nas suas múltiplas funções, as atividades agrícolas e pecuárias que à sua volta se desenvolvem ou podem desenvolver, e que impacto provocam na economia dos territórios, nunca esquecendo o seu principal objetivo: o de fornecer água aos agricultores para uso nas suas atividades agrícolas e pecuárias.
  • Seminário

    Seminário "Relevância do recurso solo" assinala Dia Mundial do Solo

    No último dia 5 de dezembro, data em que se comemora o Dia Mundial do Solo, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Parceria Portuguesa para o Solo e a Rede Rural Nacional promoveram o Seminário: Relevância do recurso solo, no Auditório do INIAV, em Oeiras.
  • Aprovado regime da organização e funcionamento do XXII Governo Constitucional

    Aprovado regime da organização e funcionamento do XXII Governo Constitucional

    Foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 169-B/2019 de 3 de dezembro que aprova o regime da organização e funcionamento do XXII Governo Constitucional. Aceda aqui à Lei Orgânica do Governo.
  • Seminário

    Seminário "O recurso solo: relevância para Portugal" | 5 Dezembro 2019 | INIAV, Quinta do Marquês, Oeiras

    Os novos e importantes desafios exigem a revitalização da temática do solo, dado que é claramente um tópico estruturante no contexto do crescimento económico do País, com especial incidência nas temáticas do ordenamento do território, na agricultura, nas florestas e nas alterações climáticas, com impacto no desenvolvimento sustentável e, naturalmente, na disponibilização de serviços dos ecossistemas. Para o efeito, é indispensável assegurar a gestão sustentável do solo. A temática do solo envolve múltiplos atores de vários sectores da Sociedade, desde a Administração central, regional e local, à sociedade civil em geral, representada pelas suas associações sectoriais e às instituições de investigação e ensino, e setores produtivos. Nesta perspetiva foi criada, há cinco anos, a Parceria Portuguesa para o Solo (PPS) com o objetivo de implementar e desenvolver colaborações e sinergias entre todas as partes envolvidas na temática do solo, com vista a aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e a aumentar a eficiência de uso de recursos naturais.A evocação do Dia Mundial do Solo e do quinto aniversário da PPS, é uma ocasião adequada para promover o debate nacional e internacional alargado, sobre a governança do recurso solo que suporte políticas mais consentâneas com a proteção, conservação e uso de recursos naturais, o combate à desertificação, a perda de biodiversidade, a competitividade económica, a adaptação a fenómenos meteorológicos extremos e a mitigação das alterações climáticas. Por isso, é imprescindível desenvolver uma “Agenda de Investigação e Inovação no âmbito do solo” adequada às condições climáticas e económicas do País. PROGRAMA INSCRIÇÕES    
  • Comissão Europeia divulga estudo sobre as organizações de produtores

    Comissão Europeia divulga estudo sobre as organizações de produtores

    A Comissão Europeia, no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC), divulgou o “Estudo sobre as melhores formas de criação e apoio às organizações no desenvolvimento das suas atividades e obtenção de benefícios económicos” (aceder aqui).
  • WORKSHOP “Dinamização de CCA e Estratégias Alimentares Territoriais”

    WORKSHOP “Dinamização de CCA e Estratégias Alimentares Territoriais”

    No dia 21 de outubro de 2019, das 09:45 h às 17:00 h, nas instalações do INIAV, na Quinta do Marquês, em Oeiras, Auditório do CAP, vai realizar-se o Workshop “Dinamização de CCA e Estratégias Alimentares Territoriais”, organizado pela parceria entre a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Federação Minha Terra e os Grupos de Ação Local (GAL) do Continente, no âmbito do projeto “REDE LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar", financiado pelo PDR2020, AI 2 da Rede Rural Nacional.
  • Desafio das Alterações Climáticas une entidades do setor agroflorestal em novo Centro de Competências (c/ vídeo)

    Desafio das Alterações Climáticas une entidades do setor agroflorestal em novo Centro de Competências (c/ vídeo)

    O Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal (CNCACSA) foi formalmente criado no último dia 11 de setembro, no pólo do INIAV, em Elvas, com assinatura do seu protocolo de constituição e funcionamento, por 53 entidades representativas de todo o setor agroflorestal nacional.
  • Workshop Regional - Coruche - 19 I setembro I 2019

    Workshop Regional - Coruche - 19 I setembro I 2019

    A Rede Rural Nacional (RRN) em colaboração com a União da Floresta Mediterrânica (UNAC) e o Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça (CCSC), em parceria com o Crédito Agrícola e a INOVISA, organiza no próximo dia 19 de setembro em Coruche, um workshop dedicado às fileiras da Vinha, Floresta, e Produção Animal. Este evento insere-se num ciclo de workshops regionais que a RRN em colaboração com os membros do Grupo de Trabalho da Inovação, está a organizar, e tem como objetivos:- Promover o encontro dos Centros de Competências e seus membros, agricultores / produtores, empresas, entidades e associações do setor, com as equipas de projetos / Grupos Operacionais (GO).- Discutir projetos e resultados de GO, de todo o país, por setor relevante, para cada região, e respetivas temáticas que se complementam. PROGRAMA INSCRIÇÕES (Entrada livre com registo obrigatório. Limitado à capacidade da sala.)
  • ATUALIZAÇÃO - Renovação de cartões de identificação de aplicador ou de operador de venda de produtos fitofarmacêuticos

    ATUALIZAÇÃO - Renovação de cartões de identificação de aplicador ou de operador de venda de produtos fitofarmacêuticos

    A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) emitiram informação atualizada relativamente à implementação dos procedimentos para a renovação dos cartões de aplicador e de operador de venda de produtos fitofarmacêuticos. Consulte aqui.
  • AGRO-INOVAÇÃO 2019 - Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

    AGRO-INOVAÇÃO 2019 - Workshops Regionais de Inovação na Agricultura no Cartaxo e Vila Real

    Realizaram-se no Cartaxo, a 2 de Julho, e em Vila Real, a 3 de Julho, os primeiros Workshops Regionais de Inovação na Agricultura / AGRO-INOVAÇÃO 2019, nos quais estiveram em apresentação e discussão temas relevantes para o setor, em particular para a fileira da hortofruticultura, vinha, olival e frutos secos, marcando presença mais de 200 participantes, entre agricultores, técnicos, investigadores e estudantes.
  • Seminário

    Seminário "As Alterações Climáticas e o Futuro do Setor Agroflorestal" na FNA19

    As Alterações Climáticas e o Futuro do Setor Agroflorestal estarão em debate no seminário do póximo dia 12 de junho, na sala Tejo do CNEMA (Centro Nacional de Exposições), no âmbito da Feira Nacional de Agricultura - FNA19, que decorre de 8 a 16 de junho, em Santarém.
  • Oficina Técnica de Mecanização - III Ação em Instrumentos de Comando e Automação de Funções em Tratores

    Oficina Técnica de Mecanização - III Ação em Instrumentos de Comando e Automação de Funções em Tratores

    O COTHN-CC, em colaboração com a Direcção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Escola Superior Agrária de Elvas - IP Portalegre, vai acolher no próximo dia 31 de maio durante todo o dia, na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade (INIAV, IP), em Alcobaça, uma "Oficina Técnica de Mecanização - III Ação em Instrumentos de Comando e Automação de Funções em Tratores".
  • Jovens agricultores: 1 000 milhões de euros para facilitar o acesso ao financiamento

    Jovens agricultores: 1 000 milhões de euros para facilitar o acesso ao financiamento

    A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) lançaram uma linha de crédito de 1 000 milhões de euros destinada especificamente aos jovens agricultores. Em 2017, foram rejeitados 27 % dos pedidos de empréstimo apresentados aos bancos por jovens agricultores da UE, em comparação com apenas 9 % para outras explorações agrícolas.
  • 2.º Agri Innovation Summit 2019 (AIS 2019)

    2.º Agri Innovation Summit 2019 (AIS 2019)

    O Segundo Agri Innovation Summit 2019 (AIS 2019) decorrerá em França, na Normandia entre os dias 25 e 26 de junho de 2019.O evento é dedicado à contribuição da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade (PEI-AGRI) para a transição para a agroecologia. Lembramos que o primeiro Agri Innovation Summit aconteceu em Lisboa em 2017.
  • Acolhimento visita técnica ERASMUS+

    Acolhimento visita técnica ERASMUS+

    A Direção Geral de Agricultura recebeu ontem um grupo de 15 alunos, do curso Agriculture, Food and Environment da escola de formação profissional 5th EPAL (5th PROFESSIONAL Highschool) de Creta (Grécia), que ao abrigo do programa ERASMUS+ vieram a Portugal, no âmbito do projeto “The use of sustainable practices in agriculture business as an incentive for the self-employment of graduates of vocational high schools”.
  • Portal

    Portal "O Prato Certo" já chega a todo o Portugal

    O Prato Certo, plataforma de promoção de alimentação saborosa, saudável e económica, com base no estilo de vida mediterrânico, já permite que Produtores Locais, Mercados e Cabazes alimentares de todo o país, se possam inscrever gratuitamente e divulgar os seus produtos diretamente aos consumidores.
  • Governo disponibiliza apoios para travar a propagação da Xylella Fastidiosa

    Governo disponibiliza apoios para travar a propagação da Xylella Fastidiosa

    O Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural tem aberto até ao dia 30 de abril um concurso destinado a apoiar investimentos em viveiros para prevenção da contaminação pela bactéria da Xylella fastidiosa.
  • Reconhecimento do Estatuto de Agricultura Familiar

    Reconhecimento do Estatuto de Agricultura Familiar

    Entrou em vigor, dia 8 de março, a Portaria n.º 73/2019, de 7 de março que regulamenta o Estatuto de Agricultura Familiar publicado em Diário da República através do Decreto-Lei n.º 64/2018, de 7 de agosto. A atribuição deste Estatuto poder ser solicitado AQUI.
  • OCDE lança portal sobre agricultura

    OCDE lança portal sobre agricultura

    A OCDE estreou uma nova área no seu portal de Internet disponibilizando conteúdos sobre uma diversidade de assuntos relacionados com a temática da agricultura. Em destaque, podem ser encontrados artigos sobre o sistema global de alimentos, assim como novos relatórios publicados pela OCDE.
  • Estudo propõe análise comparativa das políticas agrícolas globais

    Estudo propõe análise comparativa das políticas agrícolas globais

    O Comité AGRI do Parlamento Europeu publicou o estudo "Uma análise comparativa das políticas agrícolas globais: lições para a futura PAC", que analisa as políticas agrícolas globais em cinco países (Austrália, Canadá, Japão, Suíça, EUA) com o objetivo de extrair lições para o futuro da Política Agrícola Comum. O estudo pretende mostrar como a futura PAC pode, a médio e longo prazo, aprender com o nível e a natureza da assistência à agricultura que existe em países terceiros.
  • Organização do 1º Congresso Ibérico do Milho 2019 apresenta conclusões

    Organização do 1º Congresso Ibérico do Milho 2019 apresenta conclusões

    O XII Congresso Nacional do Milho e 1º Congresso Ibérico do Milho reuniu em Lisboa, a 13 e 14 de fevereiro, mais de 600 participantes provenientes de Portugal e Espanha que assistitram a um painel constituído por 35 prestigiados oradores que nas suas intervenções reafirmaram a importância da cultura do milho na agricultura de regadio do Sul da Europa, contribuindo para criar emprego, gerar desenvolvimento socioeconómico e fixar a população no território.
  • Agricultura de precisão em foco na Oficina Técnica de Sistemas de Automação em Máquinas Agrícolas (c/ Vídeo)

    Agricultura de precisão em foco na Oficina Técnica de Sistemas de Automação em Máquinas Agrícolas (c/ Vídeo)

    A Estação Experimental António Teixeira, em Coruche, acolheu nos últimos dias 25 e 28 de janeiro a Oficina Técnica de Sistemas de Automação Agrícola, uma iniciativa promovida pela DGADR e Rede Rural Nacional, em parceria com a Anpromis, Instituto Politécnico de Portalegre e INIAV, que incidiu sobre a utilização de tecnologias no âmbito da agricultura de precisão.
  • Abertura do Procedimento tendente à 2.ª alteração à Portaria do Reconhecimento das Organizações de Produtores e Respetivas Organizações

    Abertura do Procedimento tendente à 2.ª alteração à Portaria do Reconhecimento das Organizações de Produtores e Respetivas Organizações

    Foi publicitado em a 31 de janeiro de 2019 anúncio que dá início ao procedimento tendente à segunda alteração à Portaria n.º 169/2015, de 4 de junho, que estabelece as regras nacionais complementares de reconhecimento das organizações de produtores e respetivas associações. A constituição como interessado pode fazer-se nos 10 dias úteis subsequentes à presente publicitação – ou seja, até 14 de fevereiro.
  • Vídeo promocional assinala o Dia Mundial das Leguminosas, dia 10 de fevereiro

    Vídeo promocional assinala o Dia Mundial das Leguminosas, dia 10 de fevereiro

    O próximo 10 de fevereiro de 2019 será o primeiro Dia Mundial das Leguminosas, de acordo com a declaração da FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Para assinalar a data, a Asociación de Legumbristas de España, publicou um curto vídeo que promove este super alimento e incentiva o seu consumo, destacando as propriedades benéficas para a saúde e para o ambiente.
  • Projeto

    Projeto "Mértola com Gosto: estratégia integrada de valorização da produção local" integra base de dados de projetos europeus

    A Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural (ENRD) publicou na sua base de dados europeia o projeto português intitulado "Mértola com Gosto", uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mértola que visa delinear uma estratégia municipal integrada para a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável para a economia local tendo por base a valorização da identidade agro-alimentar do território.
  • Questionário: Bioeconomia Rural

    Questionário: Bioeconomia Rural

    Está a decorrer até ao dia 31/01/2019 um questionário promovido pelo Grupo Temático "Mainstreaming the Bioeconomy" da ENRD - Rede Europeia para o Desenvolvimento Rural.
  • Revista emRede n.º 7 -

    Revista emRede n.º 7 - "Caminhos para uma Alimentação Sustentável"

    Já se encontra disponível a revista da RRN «emRede n.º7» "Caminhos para uma Alimentação Sustentável". Aceda à Revista. 
  • AGRO INOVAÇÃO 2018 – Cimeira Nacional Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural 

    AGRO INOVAÇÃO 2018 – Cimeira Nacional Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural 

    No passado dia 29 de outubro de 2018 decorreu em Oeiras a AGRO INOVAÇÃO 2018 – Cimeira Nacional Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. Esta iniciativa foi promovida pelo MAFDR, DGADR e INIAV, em parceria com a FCT, ANI, INOVISA e Crédito Agrícola.
  • Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica - 13 de novembro, Idanha-a-Nova

    Sessão Pública da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica - 13 de novembro, Idanha-a-Nova

    No dia 13 de novembro, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), com a colaboração da Município de Idanha-a-Nova, realiza uma sessão de informação ao público e comunicação social sobre a Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB) e execução do respetivo Plano de Ação (PA). Consulte aqui o Programa e Inscrições (gratuitas mas obrigatórias).
  • Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - AGRO INOVAÇÃO 2018 | 29 de outubro

    Cimeira Nacional de Inovação na Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - AGRO INOVAÇÃO 2018 | 29 de outubro

    Cimeira Nacional de Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural - Agro Inovação 2018, vai realizar-se no próximo dia 29 de outubro, no Lagoas Park Hotel, em Porto Salvo. 
  • Publicada proposta de regulamento para a futura PAC

    Publicada proposta de regulamento para a futura PAC

    Foi hoje publicada a proposta legislativa da futura política agrícola comum - PAC. Para aceder à informação, hoje disponibilizada, aceder AQUI.
  • Folha Informativa da RRN

    Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº33 Maio 2018

    Está disponível mais um número da Folha Informativa da Rede Rural Nacional, no âmbito da Tema da "Inovação"
  • Encontro

    Encontro "Novas Aplicações para a Agricultura"

    O Crédito Agrícola em parceria com a Rede Rural Nacional e a Inovisa vão promover, no próximo dia 4 de junho, o Encontro "Novas Aplicações para a Agricultura", no âmbito da Feira Nacional da Agricultura. Aceder ao Programa.
  • 11.ª Conferência da OCDE sobre Desenvolvimento Rural - apresentações disponíveis

    11.ª Conferência da OCDE sobre Desenvolvimento Rural - apresentações disponíveis

    A 11.ª Conferência da OCDE sobre Desenvolvimento Rural, que decorreu de 9 a 12 de abril, reuniu participantes de 30 países com o objetivo de trocar experiências e boas práticas em questões relacionadas com a inovação em áreas rurais, incluindo o desenvolvimento de políticas, face aos 10 fatores chave impulsionadores da mudança nos territórios rurais, com as oportunidades de criação de empregos, crescimento económico e prestação de serviços. Para aceder às apresentações. Declaração Política de Edimburgo sobre o Reforço da Inovação Rural 10 fatores chave impulsionadores da mudança nos territórios rurais
  • Folha Informativa emRede n.º 78 - Já disponível

    Folha Informativa emRede n.º 78 - Já disponível

    A Rede Rural Nacional lançou a sua Folha Informativa emRede n.º 78, que tem em destaque a proposta de alteração do Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território - PNPOT, que se encontra em discussão pública. Aceder à Folha Informativa emRede n.º 78.
  • Novo site da RRN dedicado à “Inovação para a Agricultura”

    Novo site da RRN dedicado à “Inovação para a Agricultura”

    A Rede Rural Nacional (RRN), como interlocutora nacional da Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícola (EIP-AGRI), e responsável pela divulgação dos resultados dos Grupos Operacionais, decidiu lançar o site “Inovação para a Agricultura”, para dar a conhecer o que se faz de inovador, no país e no estrangeiro, ao nível da agricultura e para a agricultura. Para aceder ao site “Inovação para a Agricultura”. 
  • Revista emRede n.º 6: FLORESTAS - da urgência do imediato ao planeamento do futuro

    Revista emRede n.º 6: FLORESTAS - da urgência do imediato ao planeamento do futuro

    A Rede Rural Nacional acabou de lançar a sua Revista emRede n.º 6: FLORESTAS - da urgência do imediato ao planeamento do futuro. Aceder à Revista emRede n.º 6: Versão on-lineVersão pdf (a cores)
  • Seminário

    Seminário "Floresta 4.0 - digitalização na criação de valor e de vantagens competitivas para a gestão e produção florestal"

    A UNAC - União da Floresta Mediterrânica vai realizar, no próximo dia 3 de Abril em Lisboa, na Culturgest o Seminário "FLORESTA 4.0- DIGITALIZAÇÃO NA CRIAÇÃO DE VALOR E DE VANTAGENS COMPETITIVAS PARA A GESTÃO E PRODUÇÃO FLORESTAL ".
  •  IV Encontro Nacional de Produtores de Framboesa e a 2ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries

    IV Encontro Nacional de Produtores de Framboesa e a 2ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries

    O INIAV, I.P. e o COTHN em parceria com a First Fruit, vão organizar o IV Encontro Nacional de Produtores de Framboesa e a 2ª Ação de Demonstração do CompetitiveSouthBerries.
  • 1ª Ação de Demonstração do Grupo Operacional - CompetitiveSouthBerries

    1ª Ação de Demonstração do Grupo Operacional - CompetitiveSouthBerries

    O projeto GO-CompetitiveSouthBerries tem como objetivo desenvolver e demonstrar tecnologias de produção inovadoras, assegurando a sustentabilidade dos sistemas e a valorização dos recursos genéticos endógenos. No dia 22 de fevereiro irá realizar-se, em Olhão, a 1ª Ação de Demonstração do Grupo Operacional - CompetitiveSouthBerries, com o tema “Tecnologia de produção de morango com plantas tray”. Aceder ao programa e inscrição.
  • Discurso Phil Hogan - 'The Future CAP: towards a Performance-based Delivery Model'

    Discurso Phil Hogan - 'The Future CAP: towards a Performance-based Delivery Model'

    A Rede Rural Nacional traduziu o discurso do Comissário Phil Hogan sobre "Novo modelo de implementação da PAC",no Evento 'The Future CAP: towards a Performance-based Delivery Model', organizado pela Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR), para as Autoridades de Gestão do Desenvolvimento Rural e Agências de Pagamento dos diferentes Estados Membros. Aceder ao discurso.  
  • Publicado Código de Boas Práticas Agrícolas

    Publicado Código de Boas Práticas Agrícolas

    Foi publicado o Despacho n.º 1230/2018, Diário da República n.º 25/2018, Série II de 25/02/2018, que aprova o Código de Boas Práticas Agrícolas (CBPA).
  • Plano de Abertura de Candidaturas PDR2020 para 2018

    Plano de Abertura de Candidaturas PDR2020 para 2018

    Já se encontra disponível o Plano de Abertura de Candidaturas para 2018 do Programa de Desenvolvimento Rural - PDR 2020.
  • Estatuto da pequena agricultura familiar está em consulta pública

    Estatuto da pequena agricultura familiar está em consulta pública

    O Estatuto da pequena agricultura familiarestá em consulta pública até ao final de janeiro. A criação do Estatuto da Pequena Agricultura Familiar, pretende contribuir para que os diversos territórios rurais possam ser exemplos positivos da sua indispensável valorização, numa ótica de sustentabilidade e do reforço da coesão social e territorial. Neste quadro, há necessidade de promover um esforço institucional público de discriminação positiva não só através de políticas sociais redistributivas, mas sobretudo da sua inclusão ativa em intervenções promovidas por políticas públicas de desenvolvimento. Assim, importa distinguir a especificidade da Pequena Agricultura Familiar nas suas diversas dimensões, criando um estatuto que a reconheça e valorize através de adoção de medidas de apoio específicas, a aplicar preferencialmente ao nível local para atender à diversidade de estruturas e de realidades agrárias, bem como aos constrangimentos e potencial de desenvolvimento de cada território. Todos os interessados poderão apresentar opiniões, sugestões e contributos até ao dia 31 de janeiro de 2018, para o seguinte endereço de correio eletrónico: consultapublica@sefdr.gov.pt. Para saber mais. Proposta de decreto-lei que consagra o «Estatuto da Pequena Agricultura Familiar».
  • Conferência

    Conferência "The 2017 EU Agricultural OutlooK", comunicação do Comissário Europeu do Orçamento e Recursos Humanos

    No final do 1.º dia da Conferência "The 2017 EU Agricultural OutlooK", o Comissário Europeu do Orçamento e Recursos Humanos, Gunter Oettinger apresentou uma comunicação sobre “Orçamento focado nos resultados”.
  • The 2017 EU Agricultural Outlook conference - apresentações disponíveis

    The 2017 EU Agricultural Outlook conference - apresentações disponíveis

    Decorreu nos dias 18 e 19 de dezembro, "The 2017 EU Agricultural Outlook conference", e as apresentções já estão disponíveis. Para aceder às apresentações. Para saber mais (facebook da RRN).
  • "Mundo Rural – porque sim”

    O estudo sobre o mundo rural e o desenvolvimento económico e social de Portugal que foi apresentado esta quarta-feira, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, em Lisboa.
  • Comunicação sobre a Política Agrícola Comum após 2020: O futuro da alimentação e da agricultura

    Comunicação sobre a Política Agrícola Comum após 2020: O futuro da alimentação e da agricultura

    O futuro da alimentação e da agricultura - por uma política agrícola comum flexível, justa e sustentável - Bruxelas, 29 de novembro de 2017 Estas são as linhas mestras da comunicação adotada hoje, dia 29 de novembro, pela Comissão Europeia sobre «O futuro da alimentação e da agricultura» na qual são apresentadas propostas para garantir que a mais antiga política comum da UE será capaz de estar à altura das exigências futuras.
  • Workshop “Agricultura Biológica e Valorização dos Produtos Locais” - Apresentações

    Workshop “Agricultura Biológica e Valorização dos Produtos Locais” - Apresentações

    Já se encontram disponíveis as apresentações do Workshop “Agricultura Biológica e Valorização dos Produtos Locais” , que decorreu ontem dia 28 de Novembro. em Famalicão. Aceder às apresentações. Workshop realizado pelo Ponto Focal do Norte da Rede Rural Nacional.
  • Apresentações do 2º dia do Agri Innovation Summit 2017

    Apresentações do 2º dia do Agri Innovation Summit 2017

    Estão disponíveis as apresentações do 2.º dia do Agri Innovation Summit: Apresentações EIP-AGRI breakout sessions. Apresentações ENRD breakout sessions.  
  • Folha Informativa da RRN

    Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº30 Nov 2017

    Está disponível mais um número da Folha Informativa da Rede Rural Nacional, no âmbito da Tema da "Inovação" Aceder AQUI.
  • Seminário “Gestão Sustentável do Solo - Linhas de orientação”

    Seminário “Gestão Sustentável do Solo - Linhas de orientação”

    A recente divulgação das Voluntary Guidelines for Sustainable Soil Management (FAO, 2017), constitui um valioso contributo e estimulo para equacionar a temática da gestão do solo em Portugal.
  • AGRI INNOVATION SUMMIT 2017 - REALIZA-SE EM PORTUGAL

    AGRI INNOVATION SUMMIT 2017 - REALIZA-SE EM PORTUGAL

    O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou esta tarde, durante a Sessão Comemorativa do 130º Aniversário da Escola Superior Agrária de Coimbra, a realização da Agri Innovation Summit 2017 em Portugal, no próximo mês de outubro.
  • Folha Informativa da RRN

    Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº27

    Está disponível a Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº27 - abril 2017, onde se destacam as três redes temáticas portuguesas criadas no mês de março e se desenvolvem artigos destro das Temáticas:
  • Brochura de Projetos da REDR com projeto português sobre Energias Renováveis

    Brochura de Projetos da REDR com projeto português sobre Energias Renováveis

    A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural publicou uma Brochura de Projetos sobre a temática "Transição para Economias Rurais Mais Verdes".
  • Governo apresenta estratégia nacional e plano de ação para a agricultura biológica

    Governo apresenta estratégia nacional e plano de ação para a agricultura biológica

    O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, apresentou esta tarde as linhas gerais da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica (ENAB), um documento que estabelece 5 objetivos estratégicos e 10 metas para atingir no espaço de uma década.
  • Relatório:

    Relatório: "Pensando Fora da Caixa: Modernização da PAC - porquê, o quê e como?"

    PAC: Pensando Fora da Caixa / Modernização da PAC - porquê, o quê e como? O presente relatório é o resultado de uma Task Force de analistas experientes da PAC reunidos pela Fundação RISE para questionar a actual política agrícola europeia e provocar o debate sobre uma política mais eficaz para ajudar os agricultores a enfrentar os desafios globais de hoje.
  • 7.ª Reunião das Redes Rurais Nacionais - apresentações disponíveis

    7.ª Reunião das Redes Rurais Nacionais - apresentações disponíveis

    Já estão disponíveis as apresentações que foram efetuadas na 7.ª Reunião das Redes Rurais Nacionais, realizadas nos dias 15 a 17 de março em Ponta Delgada - Açores. Aceder às apresentações.
  • Dia Mundial da Água - 22 de março

    Dia Mundial da Água - 22 de março

    Tema do Dia Mundial da Água 2017 - Desperdício de Água O Dia Mundial da Água visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste importante e essencial recurso natural. Saber mais.  
  • Dia Internacional das Florestas | 21 março

    Dia Internacional das Florestas | 21 março

                "Florestas e Energia" é o tema 2017 A nível mundial, a Floresta é responsável pela produção de 40% da energia renovável, tanto quanto as fontes solar, eólica e hídrica juntas; quase 900 milhões de pessoas trabalham no setor do aproveitamento da biomassa florestal para produção de energia, sobretudo nos países em vias de desenvolvimento. 
  • 2 novos Focus Grupos da EIP-AGRI - procura de especialistas

    2 novos Focus Grupos da EIP-AGRI - procura de especialistas

    A Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e Sustentabilidade Agrícolas (EIP-AGRI) está à procura de especialistas para 2 novos EIP-AGRI Focus Groups: data limite 23 de março de 2017:
  • Reunião das Redes Rurais Nacionais nos Açores

    Reunião das Redes Rurais Nacionais nos Açores

    De 15 e 17 de março, vai decorrer em Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, a 7.ª Reunião das Redes Rurais Nacionais.
  • Portugal antecipa documento sobre futuro da PAC na União Europeia

    Portugal antecipa documento sobre futuro da PAC na União Europeia

    O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresentou hoje em Bruxelas um documento onde Portugal expõe as suas linhas de orientação estratégica para o debate sobre o futuro da PAC – Política Agrícola Comum.
  • Comissão Europeia lança consulta pública sobre futuro da Política Agrícola Comum

    Comissão Europeia lança consulta pública sobre futuro da Política Agrícola Comum

    A modernização e a simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), uma das políticas de longa data da União Europeia, permitirão responder melhor aos desafios sociais, políticos, económicos e ambientais da atualidade. A Comissão Europeia lançou hoje a primeira fase da modernização e simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), com a abertura de uma consulta pública de três meses. As contribuições recebidas permitirão apoiar os trabalhos da Comissão a fim de definir as prioridades da política agrícola para o futuro. Uma Política Agrícola Comum modernizada e simplificada deverá dar resposta aos principais desafios que a agricultura e as zonas rurais enfrentam, contribuindo simultaneamente para as prioridades políticas da Comissão (nomeadamente o emprego e o crescimento), o desenvolvimento sustentável, um orçamento centrado nos resultados, na simplificação e na subsidiariedade. Ao anunciar o processo de consulta, o Comissário da UE responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, declarou: «Estamos hoje a dar os próximos passos no sentido da modernização e simplificação da Política Agrícola Comum para o século XXI. Ao lançar esta consulta pública, convidamos todas as partes interessadas e os interessados no futuro dos alimentos e da agricultura na Europa a participar na formulação de uma política para todos os cidadãos da Europa. Esta consulta pública contribui diretamente para o roteiro da futura Política Agrícola Comum anunciada pelo Presidente Juncker em dezembro. A Política Agrícola Comum já está a gerar benefícios significativos para todos os cidadãos europeus, em matéria de segurança alimentar, de vitalidade das zonas rurais, de ambiente rural e de contribuição para a questão das alterações climáticas. Estou confiante que o roteiro para o futuro pode dar ainda melhores resultados; mas para isso temos de aperfeiçoá-lo e revitalizá-lo e, obviamente, atribuir-lhe os recursos adequados.» A consulta pública terá a duração de 12 semanas e dará aos agricultores, aos cidadãos, às organizações e às outras partes interessadas a oportunidade de darem a sua opinião sobre o futuro da Política Agrícola Comum. O contributo da consulta será utilizado pela Comissão para ajudar a elaborar uma comunicação, prevista para finais de 2017, que incluirá conclusões sobre o atual desempenho da PAC e potenciais opções políticas para o futuro baseadas em provas fiáveis. Os resultados da consulta pública serão publicados em linha e apresentados pelo Comissário Phil Hogan numa conferência que se realizará em Bruxelas, em julho de 2017. Para mais informações: Hiperligações para a página da consulta Hiperligações para a página das perguntas mais frequentes da DG AGRI Mais informações sobre a Política Agrícola Comum Europeus, agricultura e a política agrícola comum: Eurobarómetro 2016 Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal
  • Publicada a Folha Informativa da RRN

    Publicada a Folha Informativa da RRN "PEI-AGRI" Nº26 fev 2017

    O FUTURO É AGORA!  O Digital ao serviço dos grandes desafios que se colocam hoje à agricultura.
  • Consulta da PAC lançada em 2 de Fevereiro

    Consulta da PAC lançada em 2 de Fevereiro

    A consulta sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC) da UE - incluindo a política de desenvolvimento rural - será lançada em 2 de Fevereiro de 2017.
  • Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal - Aviso aberto

    Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal - Aviso aberto

    Foi publicado o Anúncio do concurso limitado por prévia qualificação para "Apoio ao fornecimento de serviços de aconselhamento agrícola e florestal". Para saber mais e aceder ao Anúncio.
  • PDR 2020 - Plano de abertura de candidaturas 2017

    PDR 2020 - Plano de abertura de candidaturas 2017

    A Autoridade de Gestão do PDR 2020 disponibilizou o plano previsional de abertura de candidaturas para o ano de 2017. Consulte aqui.
  • Aprovado Rótulo Porco.PT - Porco Português de Qualidade FPAS

    Aprovado Rótulo Porco.PT - Porco Português de Qualidade FPAS

    Com vista a valorizar e a diferenciar a carne de porco nacional, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural aprovou a candidatura apresentada pela FPAS - Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores relativa às especificações para a produção, rotulagem e comercialização de produtos de carne de suíno "Porco PT"- Porco Português de qualidade FPAS, no âmbito do regime de rotulagem facultativa. Para saber mais.
  • Formação específica para as Medidas Agroambientais

    Formação específica para as Medidas Agroambientais

    Os beneficiários com compromissos iniciados em 2015, no âmbito das Ações 7.1 «Agricultura biológica» e 7.2 «Produção integrada», terão que concluir as ações de formação específica a que estão obrigados pela regulamentação em vigor, até ao dia 30 de abril do corrente ano.
  • MALTA - Presidência do Conselho da União Europeia

    MALTA - Presidência do Conselho da União Europeia

    Entre 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2017, Malta assume a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. Para aceder às Prioridades da Presidência Maltesa.  
  • PDR 2020 - Ações de Formação: Prorrogação do período de candidatura

    PDR 2020 - Ações de Formação: Prorrogação do período de candidatura

    Prorrogação do período de apresentação de candidaturas à Operação 2.1.1 - Ações de Formação (2º Anúncio) no âmbito do PDR 2020 para 31 de janeiro de 2017.
  • Workshop EIP-AGRI

    Workshop EIP-AGRI "Partilha de Dados"

    A Comissão Europeia organiza o workshop EIP-AGRI «Partilha de dados: garantir uma partilha equitativa dos benefícios da digitalização na agricultura». São convidados a candidatar-se para participar neste workshop, que terá lugar em 4-5 de Abril de 2017 em Bratislava, na Eslováquia, todos os que possam ter experiência relevante e / ou ideias de modelos que permitam uma partilha eficaz de dados pelo sector agrícola.
  • Publicada Portaria da ação n.º 10.3 «Atividades de cooperação dos GAL»

    Publicada Portaria da ação n.º 10.3 «Atividades de cooperação dos GAL»

    Publicada a Portaria n.º 313-A/2016 - Diário da República n.º 236/2016, 1º Suplemento, Série I, que estabelece o regime de aplicação da ação n.º 10.3 «Atividades de cooperação dos GAL», integradas na «Medida n.º 10 - LEADER», do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente, abreviadamente designado por PDR 2020. Aceder à Portaria n.º 313-A/2016.
  • Dia Mundial do Solo 2016: 'Solos e leguminosas, uma simbiose para a vida

    Dia Mundial do Solo 2016: 'Solos e leguminosas, uma simbiose para a vida "

    5 de dezembro - Dia Mundial do Solo  "No Dia Mundial do Solo, apelo para uma maior atenção às questões urgentes que afectam os solos, incluindo as alterações climáticas, resistência antimicrobiana, doenças transmitidas pelo solo, contaminação, nutrição e saúde humana". - O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
  • Publicado o Programa Nacional para a Coesão Territorial

    Publicado o Programa Nacional para a Coesão Territorial

    Foi hoje publicada a Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2016 - Diário da República n.º 226/2016, que aprova o Programa Nacional para a Coesão Territorial. Aceder à Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2016.
  • Declaração de Cork

    Declaração de Cork

    Exatamente 20 anos após a Conferência Europeia sobre o Desenvolvimento Rural em Cork, concluída com a assinatura da Declaração de Cork sobre o Desenvolvimento Rural, a Comissão Europeia, sob a responsabilidade do Comissário Phil Hogan, organizou uma segunda Conferência Europeia sobre Desenvolvimento Rural Cork em 5-6 de setembro de 2016.
  • PDR 2020 abre período de candidaturas para duas Áreas de Intervenção da Rede Rural Nacional

    PDR 2020 abre período de candidaturas para duas Áreas de Intervenção da Rede Rural Nacional

          As áreas de intervenção a apoiar são as previstas nas alíneas a) e c) do n.º 1 do artigo 3.º da Portaria n.º 157/2016, de 7 de junho, respetivamente, "Divulgação e informação com vista à execução do PDR 2020" e "Observação da agricultura e dos territórios rurais". A Área de Intervenção 2 abre para a temática LEADER e a Área de Intervenção 4 abre para a temática INOVAÇÃO. Estas temáticas encontram-se definidas no Plano de Ação da Rede Rural Nacional e para cada uma delas foram identificados temas prioritários pelos Grupos de Trabalho da Temática INOVAÇÃO e da Temática LEADER/DLBC. Saiba mais: PDR 2020. Saiba mais: Grupos de Trabalho Temáticos.
  • Reforma da floresta em discussão pública

    Reforma da floresta em discussão pública

          Discussão pública até 31 de janeiro de 2017. Acaba de ser disponibilizado para discussão pública, no Portal do Governo, o conjunto de diplomas que corporizam a Reforma da Floresta. Trata-se de um processo que dá, a todos os cidadãos, a possibilidade de se pronunciarem sobre uma reforma que o Governo considera estruturante para o país.    
  • Programa Nacional para a Coesão Territorial

    Programa Nacional para a Coesão Territorial

    Programa Nacional para a Coesão Territorial, coordenado por Helena Freitas da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, foi hoje aprovado em Conselho de Ministros.
  • Prorrogação do prazo de apresentação de candidaturas - Grupos Operacionais

    Prorrogação do prazo de apresentação de candidaturas - Grupos Operacionais

    O perído de apresentação de candidaturas, estabelecido no anúncio de abertura N.º 1 / Ação 1.1 / 2016 - Grupos Operacionais, foi prorrogado até às 17h00 do dia 30 de novembro de 2016. Ver aditamento ao anúncio (pdf).
  • Relatório do OE 2017, propostas do Ministério da Agricultura

    Relatório do OE 2017, propostas do Ministério da Agricultura

    Das propostas do MAFDR para 2017 destacamos: reforçar e promover o trabalho em rede, via Rede Rural Nacional, promover a investigação, a inovação e a transferência de conhecimento e incentivar o empreendedorismo rural.
  • Declaração de Cork 2.0 sobre o futuro das zonas rurais

    Declaração de Cork 2.0 sobre o futuro das zonas rurais

    O Comissário europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, acolheu com agrado a Declaração intitulada «Uma vida melhor na Europa rural» que lhe foi apresentada pelos participantes da Conferência Cork 2.0.
  • Sessão

    Sessão "Inovação na agricultura: Financiamento e casos de sucesso"

    08 de setembro|10h30|Auditório "Companhia das Lezírias"|Agroglobal Esta sessão é organizada pela Consulai e incluirá duas mesas redondas: "Instrumentos de financiamento da inovação", onde a Rede Rural Nacional irá participar, e "Casos de sucesso de inovação na agricultura".
  • SITE DA RRN EM DESENVOLVIMENTO

    SITE DA RRN EM DESENVOLVIMENTO

    Por problemas no site da RRN está em desenvolvimento um novo site, que agora se disponibiliza. Chamamos a atenção para o facto de alguns campos ainda não terem informação disponível. Todos os conteúdos em falta estão a ser carregados, pelo que pedimos desculpas pelo incómodo. A Coordenação da Rede Rural Nacional.
  • Abertura do Aviso para a Ação 1.1 - Grupos Operacionais

    Abertura do Aviso para a Ação 1.1 - Grupos Operacionais

      Abre hoje, dia 8 de agosto, a partir das 15h00 até ao próximo dia 31 de Outubro de 2016 às 17h00. O Aviso para as candidaturas à Ação 1.1 "Grupos Operacionais" do DPR 2020 e a candidatura é realizada através da site do PDR 2020, na zona do Balcão do Beneficiário. Anúncio de Abertura. Orientação Técnica EspecíficaMinuta do contrato de consórcioMemória DescritivaLista de Meios MateriaisPortaria n.º 402/2015  
  • PRORURAL + Aviso Medida 16 Submedida 16.1 - Grupos Operacionais

    PRORURAL + Aviso Medida 16 Submedida 16.1 - Grupos Operacionais

    Encontra-se aberto o período de apresentação de pedidos de apoio à Medida 16 – Cooperação, Submedidas 16.1 - Criação e funcionamento de grupos operacionais da PEI para a produtividade e a sustentabilidade agrícolas, do PRORURAL+. A apresentação dos pedidos de apoio decorre de 1 de agosto a 30 de setembro de 2016.    Aviso n.º 54/2016  
  • Plano Previsional de Abertura de Concursos do PDR 2020 para 2016

    Plano Previsional de Abertura de Concursos do PDR 2020 para 2016

    A Autoridade de gestão do PDR 2020 publicou o Plano Previsional de Abertura de Concursos no âmbito do PDR 2020. Saiba mais.
  • Seminários da Rede Rural Nacional na Feira Nacional de Agricultura - 2016

    Seminários da Rede Rural Nacional na Feira Nacional de Agricultura - 2016

      A Rede Rural Nacional estará presente na Feira Nacional de Agricultura de Santarém de 4 a 12 de junho de 2016, na Nave A - Salão Prazer de Provar - CNEMA, o qual está organizado de forma a dar visibilidade às entidades que integram a Rede e às suas iniciativas e projetos mais relevantes. Nos dias 8 e 9 de junho a RRN vai promover, respetivamente, os seminários “Importância das leguminosas na Dieta Mediterrânica” e “Grupos Operacionais no PDR 2020”.

Estratégia do Prado ao Prato: perguntas e respostas

do prado prato ECA Comissão Europeia, que adotou ontem a estratégia Do Prado ao Prato (Farm to Fork), com o objetivo de criar um sistema alimentar saudável e totalmente sustentável na Europa e no mundo, lançou um conjunto de perguntas e respostas sobre esta ambiciosa estratégia.

Perguntas e respostas - Estratégia do Prado ao Prato

  1. Porquê apresentar agora a Estratégia do Prado ao Prato?

A crise do coronavírus sublinhou a importância de um sistema alimentar sólido e resiliente que funcione em todas as circunstâncias e consiga garantir o acesso a alimentos suficientes a preços acessíveis para os cidadãos. Também nos tornou mais conscientes da inter-relação entre a nossa saúde, os ecossistemas, as cadeias de abastecimento, os padrões de consumo e os limites do planeta. É evidente que precisamos de fazer muito mais para nos mantermos a nós mesmos e ao nosso planeta saudáveis. A atual pandemia é apenas um exemplo. A ocorrência cada vez mais frequente de secas, inundações, incêndios florestais e novas pragas constitui um aviso constante de que o nosso sistema alimentar está ameaçado e deve tornar-se mais sustentável e resiliente.

  1. Como serão atingidos os objetivos fixados na Estratégia do Prado ao Prato?

A estratégia estabelece objetivos ambiciosos:

  • reduzir em 50 % a utilização de pesticidas químicos e o risco deles decorrente e em 50 % a utilização dos pesticidas mais perigosos até 2030,
  • reduzir as perdas de nutrientes em, pelo menos, 50 %, garantindo simultaneamente que não há deterioração da fertilidade dos solos, o que reduzirá a utilização de fertilizantes em, pelo menos, 20 % até 2030,
  • reduzir em 50 % as vendas de agentes antimicrobianos para animais de criação e de aquicultura até 2030,
  • e estender a agricultura biológica a 25 % das terras agrícolas até 2030.

Por último, a estratégia inclui também o objetivo de que todas as zonas rurais tenham acesso a banda larga rápida até 2025, a fim de permitir a inovação digital.

Com base na experiência adquirida com a aplicação da Diretiva Utilização Sustentável (DUS), é evidente que é possível fazer mais para reduzir a utilização global de pesticidas e o risco deles decorrente, promovendo práticas de proteção integrada, com vista a assegurar que, para proteger as culturas, são utilizados métodos sustentáveis, biológicos, físicos e outros métodos não químicos e pesticidas de baixo risco. Para preparar o caminho para a adoção de alternativas e manter os rendimentos dos agricultores, a Comissão tomará uma série de medidas, incluindo a revisão da diretiva relativa à utilização sustentável dos pesticidasreforçará as disposições relativas à proteção integrada e promoverá uma maior utilização de formas alternativas seguras de proteger as colheitas contra pragas e doenças. A Comissão facilitará igualmente a colocação no mercado de pesticidas que contenham substâncias ativas biológicas e reforçará a avaliação dos riscos ambientais dos pesticidas.

Os indicadores existentes não só fornecem informações sobre as vendas de pesticidas como também os categorizam em termos de risco, permitindo que os progressos na concretização dos objetivos sejam medidos anualmente. De forma a aperfeiçoar a abordagem, a Comissão irá desenvolver novos indicadores e propor alterações ao regulamento de 2009 relativo às estatísticas sobre pesticidas.

Os Estados-Membros terão de adotar medidas ambiciosas e abrangentes para aplicar plenamente a legislação existente em matéria de poluição por nutrientes (N, P), a fim de evitar as respetivas fugas de nutrientes que poluem o ar e a água, tornando-se prejudiciais para a saúde humana e o ambiente. A Comissão irá desenvolver, com os Estados-Membros, um plano de ação para a gestão integrada dos nutrientes, com vista a reduzir e a prevenir mais poluição decorrente da utilização excessiva de fertilizantes e a promover a reutilização de nutrientes provenientes de diferentes tipos de resíduos orgânicos como fertilizantes. Isto contribuirá para concretizar a «ambição de poluição zero» do Pacto Ecológico da UE.

A fim de limitar ainda mais o uso e promover uma utilização prudente e responsável dos agentes antimicrobianos nos animais, os novos regulamentos relativos aos medicamentos veterinários e aos alimentos medicamentosos para animais, a aplicar a partir de 2022, proporcionarão uma vasta gama de medidas concretas. O seu impacto no terreno contribuirá para diminuir a utilização de agentes antimicrobianos em animais de criação, cuja venda será monitorizada todos os anos.

Para que seja possível alcançar o objetivo relativo à agricultura biológica na UE, é essencial assegurar o desenvolvimento económico sustentável do setor e promover a procura. Além das medidas da política agrícola comum (PAC), como os regimes ecológicos, os investimentos e os serviços de aconselhamento, e das medidas da política comum das pescas (PCP), a Comissão apresentará um plano de ação para a agricultura biológicaTudo isto ajudará os Estados-Membros a estimular tanto a oferta como a procura de produtos biológicos e assegurará a confiança dos consumidores, através de campanhas de promoção e de contratos públicos ecológicos.

  1. Como é que a Estratégia do Prado ao Prato apoiará os agricultores, os pescadores e os aquicultores?

Os agricultores, os pescadores e os aquicultores desempenham um papel crucial na aplicação do Pacto Ecológico. A estratégia visa recompensar os agricultores, os pescadores e outros operadores da cadeia alimentar que já transitaram para práticas sustentáveis, permitir a transição dos restantes e criar oportunidades adicionais para as suas empresas. As expectativas dos cidadãos estão a evoluir e a impulsionar uma mudança significativa no mercado alimentar. Os alimentos produzidos na Europa são já uma referência a nível mundial, sinónimo de alimentos seguros, abundantes, nutritivos e de alta qualidade. Esta transição permitirá aos agricultores, pescadores e aquicultores fazer também da sustentabilidade a sua marca e garantir o futuro da cadeia alimentar da UE. A transição para a sustentabilidade oferece a todos os intervenientes na cadeia alimentar a oportunidade de assumirem a posição de «precursores». Um exemplo de um novo modelo de negócio ecológico é o sequestro de carbono pelos agricultores e silvicultores. As práticas agrícolas que eliminam o CO2 da atmosfera contribuem para o objetivo da neutralidade climática e devem ser recompensadas, através da política agrícola comum (PAC) ou de outras iniciativas públicas ou privadas (mercado do carbono).

A PAC continuará a ser um instrumento fundamental para apoiar os agricultores na transição para um sistema alimentar sustentável. A proposta de reforma da PAC de 2018 foca-se já na sustentabilidade e associa estreitamente o apoio da PAC à legislação em matéria de ambiente, clima e segurança dos alimentos.

A proposta inclui instrumentos essenciais para alcançar os objetivos do Pacto Ecológico. Os novos «regimes ecológicos» oferecerão um importante fluxo de financiamento para impulsionar práticas sustentáveis, como a agricultura de precisão, a agroecologia (incluindo a agricultura biológica), a criação de elementos paisagísticos, o armazenamento de carbono nos solos agrícolas e a agrossilvicultura. Os Estados-Membros e a Comissão terão de garantir que os regimes dispõem dos recursos adequados e são devidamente implementados nos planos estratégicos. A Comissão apoiará a introdução de um orçamento mínimo reservado para os regimes ecológicos. Além disso, a Comissão trabalhará com os colegisladores para assegurar que a ambição expressa no Pacto Ecológico se reflete plenamente na nova legislação da PAC.

A Comissão também apresentará a cada Estado-Membro recomendações sobre os nove objetivos específicos da PAC, antes de os Estados-Membros apresentarem formalmente os projetos de planos estratégicos. A Comissão prestará especial atenção à concretização dos objetivos do Pacto Ecológico, bem como dos objetivos decorrentes da Estratégia do Prado ao Prato e da Estratégia de Biodiversidade para 2030. A Comissão solicitará aos Estados-Membros que estabeleçam valores nacionais explícitos para os objetivos dessas estratégias, tendo em conta a sua situação específica e as recomendações supramencionadas.

Além do apoio significativo do próximo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas à aquicultura sustentável, a Comissão prevê a adoção de orientações da UE para os planos de desenvolvimento sustentável da aquicultura dos Estados-Membros e a promoção do tipo de despesas adequado no âmbito do fundo.

  1. Como será garantido o apoio financeiro necessário aos setores que terão de sofrer ajustamentos?

A política agrícola comum (PAC) e a política comum das pescas (PCP) continuarão a ser instrumentos essenciais para apoiar a transição para sistemas alimentares sustentáveis, assegurando ao mesmo tempo uma vida digna aos agricultores, aos pescadores e às suas famílias.

A investigação e a inovação (I&I) são determinantes para acelerar a transição para sistemas alimentares sustentáveis, saudáveis e inclusivos. No quadro do Programa Horizonte Europa, a Comissão propõe gastar 10 mil milhões de EUR em I&I sobre alimentação, bioeconomia, recursos naturais, agricultura, pescas, aquicultura e ambiente, bem como sobre a utilização de tecnologias digitais e de soluções baseadas na natureza para o setor agroalimentar.

O Fundo InvestEU fomentará o investimento no setor agroalimentar mediante uma redução do risco dos investimentos realizados pelas empresas europeias e facilitará o acesso ao financiamento por parte das pequenas e médias empresas (PME) e das empresas de média capitalização.

Em 2020, o quadro da UE para facilitar os investimentos sustentáveis (taxonomia da UE), bem como a estratégia renovada em matéria de financiamento sustentável, mobilizarão o setor financeiro para que este desempenhe um papel crucial na transição e invista de forma mais sustentável, nomeadamente no setor da agricultura e da produção alimentar. A PAC tem também de facilitar cada vez mais o apoio ao investimento, de forma a melhorar a resiliência e acelerar a transformação ecológica e digital das explorações agrícolas.

  1. De que forma a Estratégia do Prado ao Prato garantirá a segurança alimentar?

Um sistema alimentar sustentável deve assegurar um fornecimento suficiente e variado de alimentos seguros, nutritivos, a preços acessíveis e sustentáveis para todas as pessoas em qualquer momento, mais ainda em períodos de crise. As alterações climáticas e a perda de biodiversidade constituem ameaças iminentes e duradouras à segurança alimentar e aos meios de subsistência. A Comissão continuará a acompanhar de perto a segurança alimentar, bem como a competitividade dos agricultores e dos operadores alimentares. O aumento da sustentabilidade dos produtores de alimentos acabará por aumentar a sua resiliência.

A Comissão intensificará a sua coordenação de uma resposta europeia comum às crises que afetem os sistemas alimentares, a fim de garantir a segurança dos alimentos e do abastecimento alimentar, reforçar a saúde pública e atenuar o impacto socioeconómico dessas crises na UE. Com base nos ensinamentos retirados, a Comissão avaliará a resiliência do sistema alimentar e elaborará um plano de contingência para garantir o abastecimento e a segurança alimentares em tempos de crise.  A reserva para crises no setor agrícola será renovada, de modo a que todo o seu potencial possa ser utilizado desde o início em caso de crise nos mercados agrícolas. Além das medidas de avaliação e gestão dos riscos a ativar durante a crise, o plano criará um mecanismo de resposta a situações de crise alimentar coordenado pela Comissão e que envolverá os Estados-Membros. O mecanismo será composto por vários setores (agricultura, pescas, segurança alimentar, mão de obra, saúde e transportes), em função da natureza da crise.

  1. Como é que o problema da pegada ambiental da produção animal será corrigido e o bem-estar dos animais melhorado?

A pecuária é parte integrante da agricultura europeia e dos sistemas alimentares da UE. Para reduzir o impacto ambiental e climático da produção animal, será essencial desenvolver uma produção animal sustentável na UE.

A política agrícola comum (PAC) acompanhará esta transformação através do apoio a soluções inovadoras e a práticas de produção sustentáveis. Promover-se-á também a procura sustentável através do desenvolvimento da rotulagem dos alimentos sustentáveis, tendo em conta a rotulagem relativa ao bem-estar dos animais, a fim de estabelecer uma ligação entre os esforços de sustentabilidade das explorações agrícolas e a procura dos consumidores. A Comissão facilitará também a colocação no mercado de aditivos para a alimentação animal sustentáveis e inovadores que contribuam para a redução das respetivas emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e da poluição da água e do ar.

Para incentivar os consumidores a optar por alimentos produzidos de forma mais sustentável, a Comissão está a rever o programa da UE em matéria de promoção dos produtos agrícolas, com vista a aumentar a sua contribuição para a produção e o consumo sustentáveis, em consonância com a evolução dos regimes alimentares. No que diz respeito à carne, essa revisão deverá centrar-se na forma como a UE pode utilizar o seu programa de promoção para apoiar os métodos de produção animal mais sustentáveis e eficientes em termos de emissões de carbono.

Além disso, o Programa Horizonte Europa promoverá a investigação destinada a aumentar a disponibilidade e as fontes de proteínas alternativas, como proteínas vegetais, microbianas, marinhas e de insetos, e de substitutos de carne.

O bem-estar dos animais melhora a saúde animal e a qualidade dos alimentos, reduz a necessidade de medicamentos e pode ajudar a preservar a biodiversidade. A Comissão está a avaliar as disposições existentes em matéria de bem-estar dos animais, nomeadamente no que se refere ao transporte de animais e ao seu abate, e procederá a uma revisão da legislação da União. A Comissão analisará também as opções de rotulagem em matéria de bem-estar dos animais, de forma a permitir que, por um lado, os consumidores façam a sua escolha e, por outro, os agricultores recebam incentivos para melhorar o bem-estar dos animais.

  1. Como é que a Estratégia do Prado ao Prato contribuirá para reduzir a pressão sobre as unidades populacionais de peixes nos mares da Europa?

A Comissão intensificará os esforços para que as unidades populacionais de peixes atinjam níveis sustentáveis através da política comum das pescas (PCP) onde subsistem lacunas de aplicação (por exemplo, reduzindo as devoluções inúteis de peixes ao mar), reforçará a gestão das pescas no Mediterrâneo em cooperação com todos os Estados costeiros e reavaliará, até 2022, a forma como a PCP aborda os riscos decorrentes das alterações climáticas. A Comissão adotará ainda iniciativas para garantir a sustentabilidade dos produtos do mar e o acesso dos consumidores a uma fonte de proteínas com uma pegada de carbono reduzida. A estratégia revista para a aquicultura da UE terá como objetivo estimular a produção e o consumo de produtos do mar da UE mais diversificados e promover normas ainda mais rigorosas em matéria de proteção do ambiente e bem-estar dos animais. Isto reduzirá a dependência de produtos do mar importados e a pressão sobre as unidades populacionais de peixe. A UE explorará também todo o potencial dos géneros alimentícios à base de algas e das fontes alternativas de alimentos para animais que sejam sustentáveis, para os quais existe uma procura crescente.

  1. Como é que a Estratégia do Prado ao Prato incentivará as empresas de transformação e os retalhistas de produtos alimentares a produzir alimentos mais diversificados e sustentáveis?

As empresas de transformação e os retalhistas de produtos alimentares influenciam as escolhas alimentares. A sua escala e concentração confere-lhes um poder considerável para colocar a produção e o consumo de alimentos no caminho da sustentabilidade. Através de iniciativas regulamentares e não regulamentares, a estratégia procurará orientar a indústria alimentar para práticas que permitam que a opção saudável e sustentável seja a mais fácil para os consumidores. Incentivar-se-á à assunção de compromissos voluntários, através de um código de conduta da UE para as empresas e práticas comerciais responsáveis.

  1. O que fará a Comissão para ajudar os consumidores a fazer escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis?

Os consumidores podem também eles próprios influenciar o tipo de alimentos que são produzidos (e a forma como são produzidos), bem como a sua origem. Os cidadãos querem consumir alimentos saudáveis produzidos num planeta saudável e merecem ter ao seu dispor informações claras que lhes permitam fazer escolhas informadas. Para incentivar a indústria alimentar a oferecer produtos alimentares saudáveis e sustentáveis, a Comissão proporá a introdução de rotulagem nutricional obrigatória na frente da embalagem e levará a cabo iniciativas para estimular a reformulação dos produtos, nomeadamente através da criação de perfis nutricionais que restrinjam a promoção (através de alegações nutricionais ou de saúde) de alimentos com elevado teor de gordura, açúcar e sal. A Comissão considerará propor a extensão das indicações de origem ou de proveniência obrigatórias a determinados produtos, tendo sempre em conta o impacto da medida no mercado único.

Além disso, a Comissão analisará a possibilidade de harmonizar as alegações ecológicas voluntárias e desenvolverá um quadro de rotulagem dos alimentos sustentáveis que integre os aspetos nutricionais, climáticos, ambientais e sociais. Com vista a melhorar a disponibilidade e o preço dos alimentos sustentáveis e a promover uma alimentação saudável e sustentável, que inclua produtos biológicos, nas escolas e nas instituições públicas, a Comissão determinará as melhores modalidades para o estabelecimento de critérios mínimos obrigatórios para a contratação pública sustentável de alimentos.

Paralelamente, a UE intensificará a sua luta contra a fraude alimentar, a fim de assegurar condições de concorrência equitativas para os operadores e de reforçar os poderes das autoridades de controlo e execução.

  1. Como é que a Estratégia do Prado ao Prato consegue garantir que são tomadas medidas contra o desperdício alimentar?

A Comissão procurará intensificar a ação em toda a UE, mobilizando os Estados-Membros, as empresas do setor alimentar e a sociedade civil, nomeadamente através do trabalho da Plataforma da UE para as Perdas e o Desperdício Alimentares, e incentivando todos os intervenientes a aplicar as suas recomendações de ação. Estando empenhada em cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de, até 2030, reduzir para metade o desperdício alimentar per capita a nível do retalho e do consumidor, a Comissão proporá, antes de 2023, metas juridicamente vinculativas de redução do desperdício alimentar em toda a UE. Essas metas serão definidas em função de valores de referência, obtidos na sequência do primeiro exercício de monitorização a nível da UE dos níveis de resíduos alimentares, medidos de acordo com uma metodologia comum da UE. A Comissão estudará novas oportunidades para integrar a prevenção das perdas e do desperdício alimentares em todas as políticas pertinentes da UE e para adotar medidas de reforço da base factual para as intervenções de prevenção do desperdício alimentar.

  1. Como é que a Estratégia do Prado ao Prato promoverá uma transição global para sistemas alimentares sustentáveis?

A UE está empenhada em dar o exemplo na transição para sistemas alimentares sustentáveis, não só dentro das suas fronteiras mas também no exterior. Através da cooperação internacional, bilateral e multilateral, a UE promoverá práticas agrícolas e de pesca mais sustentáveis, reduzirá a desflorestação, reforçará a biodiversidade e melhorará a segurança alimentar e os resultados nutricionais. A Comissão integrará estas prioridades da Estratégia do Prado ao Prato nas orientações de programação para a cooperação com países terceiros no período de 2021-2027. Os acordos comerciais bilaterais da UE constituem também um meio de promoção das normas ambientais da UE, assim como das normas de segurança alimentar, nos países terceiros. Muitos dos acordos bilaterais já incluem capítulos sobre comércio e desenvolvimento sustentável e sobre comércio e ambiente. Alguns contêm disposições em domínios como o bem-estar dos animais no abate ou a utilização de agentes antimicrobianos. A Comissão desenvolverá alianças verdes relativas a sistemas alimentares sustentáveis, para dar resposta a desafios distintos em diferentes partes do mundo, e procurará obter resultados ambiciosos na Cimeira da ONU sobre Sistemas Alimentares em 2021. Por último, a Comissão proporá o estabelecimento de um quadro legislativo para os sistemas alimentares sustentáveis, que, combinado com a rotulagem ou outros incentivos, poderá contribuir para elevar os padrões de sustentabilidade, de modo a tornar-se a norma para todos os produtos colocados no mercado da UE.

Fonte: Comissão Europeia

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31