A Magos IS e a Agrilétrica organizaram uma conferência sobre os desafios da produção agrícola no Sudoeste Alentejano, onde foi revelado um estudo para a construção de uma central de dessalinização da água do mar na região. A futura central terá capacidade para dessalinizar 25 milhões m3 de água/ano e implicará um investimento de 200 milhões de euros. O estudo recomenda a localização da central junto ao mar, mas também avaliou a possibilidade da sua localização 3 kms para o interior, com um custo adicional de 40 milhões de euros.
Luís Mesquita Dias, presidente da AHSA, afirmou que estão preparados para abrir um concurso para a construção da dessalinizadora. O administrador da Magos IS, João Dotti, destacou a importância da nova parceria entre Magos IS e a Agrilétrica, que permitirá à Magos IS prestar uma assistência técnica mais rápida e mais próxima aos seus clientes do Sudoeste.
A consultora Isália Cruz apresentou o módulo SPRING, do referencial de certificação GLOBAL G.A.P., que inclui 44 pontos de controlo de gestão sustentável da água nas explorações agrícolas. Miguel Tavares, responsável da Sysmart, sublinhou a importância da qualidade da água de rega e apresentou boas práticas de projeto e de implementação de sistemas de rega. A ITC e a Rivulis apresentaram soluções para um regadio eficiente e sustentável.