No dia 20 de maio de 2024 um grupo de cerca de 20 profissionais gregos, participantes do programa EuroYouth ERASMUS+, visitou a CCDR LVT na Quinta das Oliveiras em Santarém.
Depois de feitas as boas vindas pela Eng.ª Rita Barradas, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da CCDR LVT, I.P seguiu-se a intervenção da Eng.ª Maria Custódia Correia, coordenadora da Rede Nacional PAC, iniciou as apresentações, introduzindo a Rede Nacional PAC e a sua importância no panorama nacional e nos projetos apoiados. A Engª Ana Ribes fez uma resenha histórica da Rede Nacional PAC e falou dos seus objetivos, focando a importância da Comunicação e o papel fulcral da Plataforma AKIS Portugal na transferência de conhecimento entre os diversos atores envolvidos na agricultura e no desenvolvimento rural.
A Eng.ª Maria da Conceição Santos falou sobre o panorama da agricultura em Portugal. Seguiu-se a apresentação do Eng.º Luís Chaves da Federação Minha Terra às 10h40, que falou sobre a criação e âmbito de atuação do programa LEADER em Portugal. Destacou que o LEADER não se foca apenas na Agricultura, mas visa apoiar o investimento em todas as áreas que fomentem o desenvolvimento rural (agricultura, turismo, dinamização de produtos locais, etc.). Falou ainda da importância dos grupos de ação local e terminou referindo os vários desafios para o futuro.
Após um espaço para debate e troca de informação, o grupo saiu das instalações da CCDR LVT para se dar inicio à visita de campo. A visita continuou na exploração agrícola "Frescura Aromática", localizada na Estrada do Valmosqueiro, Alto do Pedrão, Cartaxo, que se dedica essencialmente à produção de ervas aromáticas.
A "Frescura Aromática", uma PME, emprega 42 funcionários e produz mais de 40 produtos diferentes, distribuídos por 14 hectares de terrenos e estufas, no Cartaxo e em Almeirim. A empresa já foi reconhecida várias vezes, quer por clientes, quer por outras entidades, tendo sido considerada PME Líder pela CGD em 2015 e recebido o galardão de Ouro e de Bronze do Clube de Produtores do Continente em 2016 e 2018, respetivamente.
A empresa ainda não tem comercialização direta junto do consumidor final, mas a ideia de abrir uma loja na sua sede, no Cartaxo, está em consideração. Por enquanto os seus produtos podem ser encontrados nas principais superficies comerciais nacionais.