O número 62 do boletim informativo trimestral do Centro PINUS sintetiza algumas das novidades dos “Indicadores da Fileira do Pinho 2023”. Esta publicação inclui os habituais indicadores florestais, industriais e socioeconómicos relacionados com o pinheiro-bravo.
Entre as variações registadas, a produção industrial e o consumo da madeira de pinho acompanharam o contexto global de retração e de abrandamento económico na zona euro. No entanto, mantiveram-se o número de unidades de primeira transformação de madeira e o número de atores de primeira e segunda transformação no subsetor resina. A cada ano, uma nova edição dos Indicadores da Fileira e o registo de mais um capítulo da história que os agentes da Fileira do Pinho vão construindo em conjunto.
Também em junho, foi atualizado o relatório que resume informação complexa publicada pela autoridade de gestão do PDR2020. Na página principal deste boletim informativo encontra uma imagem que representa a distribuição regional das verbas contratualizadas neste programa de financiamento público. Esta revela que, apesar dos esforços que têm sido feitos, o minifúndio continua a ficar para trás, exigindo outras soluções.
Já na seção de notícias do PINUSPRESS, apresentam-se as principais conclusões de mais um webinar co-organizado com a ZERO dedicado aos incentivos ao minifúndio com sucesso e a atualização da base de dados sobre projetos de I&D dedicados ao pinheiro-bravo.
Fique a par destas e outras novidades no PINUSPRESS n.º62, disponível aqui.