Uma manada de vacas cachenas está a ser utilizada na gestão da vegetação e na prevenção de incêndios florestais, em Gouveia. A iniciativa recorre a coleiras inteligentes e a uma aplicação digital que permitem acompanhar os animais à distância, dispensando a presença permanente de um pastor.
Na Área Integrada de Gestão da Paisagem do Aljão, a inovação e a digitalização estão a ser colocadas ao serviço da proteção da floresta. A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela encontra-se a testar um sistema de pastoreio virtual com uma manada de vacas cachenas, raça autóctone originária do Gerês.
Cada animal está equipado com uma coleira que transmite informação e permite gerir o gado através de uma aplicação desenvolvida em Espanha. A tecnologia das coleiras é proveniente da Nova Zelândia e representa um investimento de cerca de 500 euros por animal, valor semelhante ao custo de aquisição de cada vaca.
Para além da componente tecnológica, o projeto tira partido do papel do gado na redução da vegetação. As vacas alimentam-se de espécies invasoras, como as mimosas, cuja remoção através de meios humanos é particularmente difícil e dispendiosa. Desta forma, contribuem para diminuir a carga combustível existente no território e, consequentemente, o risco de propagação de incêndios.
Desenvolvida em colaboração com a Cooperativa de Arcos de Valdevez, a iniciativa encontra-se ainda numa fase de treino. O objetivo passa por alargar a utilização deste sistema aos agrupamentos de baldios da região.
Este projeto mostra como a inovação digital pode apoiar soluções tradicionais, como o pastoreio, e contribuir para uma gestão mais eficiente, sustentável e preventiva dos territórios rurais.
Consulte a notícia original e veja o vídeo da reportagem da RTP aqui.








