A agricultura está cada vez mais exposta a riscos associados à água, que vão da seca e escassez hídrica às cheias, ao encharcamento dos solos e à degradação da qualidade da água. Numa análise divulgada a 26 de agosto, por ocasião da Semana Mundial da Água, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sublinha que estes fenómenos são cada vez mais difíceis de prever e podem ocorrer de forma sucessiva ou combinada na mesma região.
Segundo a organização, cerca de 11% da área agrícola de sequeiro e 14% das pastagens estão sujeitas a secas frequentes. Ao mesmo tempo, mais de 60% das áreas agrícolas irrigadas enfrentam níveis elevados de stress hídrico e aproximadamente 10% das terras agrícolas são afetadas anualmente por excesso de água e encharcamento.
A pressão sobre os recursos hídricos também continua a aumentar. Entre 2013 e 2023, a captação de água para a agricultura nos países da OCDE cresceu, em média, 0,32% por ano, embora a produção agrícola tenha aumentado a um ritmo superior, de 0,83% ao ano. Para a OCDE, produzir mais utilizando proporcionalmente menos água não significa, por si só, que a pressão sobre os recursos esteja a diminuir.
O policy paper “Anticipating and monitoring water risks for agriculture”, publicado pela OCDE em junho de 2026, defende que a antecipação dos riscos deve combinar diferentes instrumentos de monitorização e avaliação, adaptados ao tipo de risco, ao território e ao horizonte temporal. A organização destaca ainda o papel das autoridades públicas na criação de sistemas de dados robustos e na garantia de que a informação chega aos decisores e agricultores em tempo útil.
O estudo salienta também que os riscos estão interligados: solos secos e compactados, por exemplo, podem reduzir a infiltração da água e aumentar posteriormente o risco de inundação. A degradação dos rios, zonas húmidas e outros ecossistemas de água doce reduz, por sua vez, a capacidade natural dos territórios para regular estes fenómenos.
Aceda ao paper:
OCDE — 'Anticipating and monitoring water risks for agriculture', OECD Food, Agriculture and Fisheries Papers, n.º 226, 2026.
Aceder diretamente ao paper em PDF
Consultar a página da publicação na OCDE








