Investigadores e representantes do setor pecuário, decisores políticos e outras partes interessadas irão reunir-se em Hamburgo e online para a Conferência Científica Final do INTAQT, na qual serão apresentados os resultados do projeto.
A conferência, que será em inglês, dará a conhecer evidência científica e ferramentas práticas desenvolvidas pelo projeto INTAQT para apoiar sistemas de produção pecuária capazes de fornecer produtos de origem animal de elevada qualidade, respondendo simultaneamente a desafios ambientais, económicos e sociais.
Um dos temas centrais do evento será o conceito de “multidesempenho”, que analisa se os sistemas de produção pecuária podem alcançar, em simultâneo, elevados padrões de qualidade do produto, sustentabilidade e eficiência na utilização dos recursos. Serão apresentados resultados sobre valor nutricional, características sensoriais, aspetos de saúde e segurança dos produtos de origem animal, envolvimento das partes interessadas e abordagens para avaliar os impactos ambientais ao longo das cadeias de valor.
O programa incluirá também demonstrações de ferramentas inovadoras de apoio à decisão desenvolvidas no âmbito do projeto, incluindo métodos de autenticação e previsão, um quadro de avaliação multicritério e uma plataforma específica concebida para facilitar a avaliação dos sistemas de produção.
Será dada especial atenção ao papel da participação das partes interessadas e dos Living Labs na cocriação de soluções com produtores, agentes da indústria e outros intervenientes das cadeias de valor. Estas abordagens têm sido determinantes para assegurar que os desenvolvimentos científicos respondem aos desafios práticos enfrentados pelo setor pecuário.
A conferência terá lugar no CCH – Congress Center Hamburg (Sala Y3) e com participação online disponível. Será uma excelente oportunidade de debater as implicações dos resultados do projeto e o respetivo contributo para a transição para sistemas de produção pecuária mais resilientes.
Consulte o programa aqui.
Informações sobre o evento
📅 11 de setembro de 2026
⏱️ 08:30–14:30
📍 CCH – Congress Center Hamburg, Sala Y3, Alemanha
➡️ Híbrido (participação presencial e online)
✅ Inscrição gratuita: não é necessário bilhete para a EAAP








