A iniciativa LEADER continua a expandir as fronteiras da cooperação transnacional (TNC) ao ligar continentes e promover o desenvolvimento local. Utilizando fundos TNC, países mediterrânicos estão a unir forças em projetos que vão além das fronteiras europeias, como forma de explorar novas formas de colaboração entre comunidades rurais.
Um exemplo inovador é o projeto "Cluster MED et pays-tiers", que está a ligar 12 Grupos de Ação Local (GAL) de países do Mediterrânico, facilitando a partilha de experiências e conhecimentos em desenvolvimento local. Este projeto, promovido pela Rede Nacional LEADER de França, reúne parceiros da Europa e África, incluindo municípios, especialistas agro-económicos, redes nacionais da PAC, grupos da sociedade civil e organizações ambientais.
A metodologia CLLD (Desenvolvimento Local de Base Comunitária), usada pelos parceiros, destaca-se por sua capacidade de implementar políticas estratégicas de forma prática e adaptada às necessidades locais, fortalecendo a resiliência das comunidades.
O projeto "Cluster MED" procura criar benefícios tangíveis nas comunidades locais, de forma a resolver problemas comuns através da cooperação transnacional. Temas como sistemas alimentares sustentáveis, ecoturismo, ambiente marinho, gestão de resíduos, energia, demografia, educação e cultura são algumas das áreas de impacto previstas.
Além disso, o projeto planeia criar uma biblioteca de conhecimento para analisar e comparar práticas de TNC entre países do Mediterrânico e além. Um manual de formação em CLLD para países mediterrânicos está em desenvolvimento, com recomendações para fortalecer a cooperação entre a UE e países terceiros.
Este projeto promete não apenas fortalecer as comunidades envolvidas, mas também inspirar futuras iniciativas de cooperação transnacional, mostrando o poder do LEADER em conectar e desenvolver regiões em todo o mundo.
O uso dos fundos TNC no LEADER permite que as comunidades locais se inspirem mutuamente e aprendam com as experiências de desenvolvimento de outras regiões. A cooperação transnacional tem vindo a evoluir desde os anos 90, acumulando um vasto conhecimento que agora é aplicado em projetos que ligam regiões de diferentes continentes, como na bacia do Mediterrânico, onde Europa, África e Ásia se encontram.
A cooperação transnacional através do LEADER continua a ser uma mais valia para o desenvolvimento sustentável e integrado das zonas rurais, demonstrando o potencial do trabalho conjunto para enfrentar desafios comuns e explorar novas possibilidades de crescimento e inovação.