pten
  • porco
  • castanha
  • figoindia
  • algarvias
  • mirtilo
  • montado
  • abelhas
  • pineiro
  • abobora
  • cabras

emRede - folha informativa

 

PEPAC nacional peq

 

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

CCA na Bélgica

CCA na Bélgica

Na Bélgica, não existe uma definição oficial de CCA. No entanto, é comumente aceite a formulação apresentada pela Direction Générale Agriculture, Ressources Naturelles et Environnement da Wallonie de que se trata de um modo de comercialização dos produtos agrícolas e agroalimentares em que intervém no máximo um intermediário entre o produtor e o consumidor.

Embora os CCA continuem a ter um peso pouco expressivo na comercialização dos produtos agroalimentares, registaram nos últimos anos um grande dinamismo, sendo atualmente objeto da intervenção das políticas públicas.

Estima-se que apenas 7,43% das explorações belgas estejam envolvidas nos circuitos curtos. Os mercados públicos, a venda na exploração e o comércio de proximidade são as modalidades de escoamento mais utilizadas.

Iniciativas

Hartenboer – rede de produtores das províncias de Brabant Flamand e Limbourg (Flandres) que fornece cabazes diretamente ao consumidor, nomeadamente aos grupos de compras Voedselteams;

Topino – plataforma de venda em linha de produtos locais, criada, em 2008, pela cooperativa “Feed the Future”. A plataforma facilita o contacto entre produtores e consumidores na região de Bruxelas.

Coprosain – cooperativa histórica de pequenos agricultores familiares da província de Hainaut (Valónia), com atividade na transformação e comercialização dos seus produtos. Organiza os pontos de venda coletivos “Comptoirs Fermiers”.

AGRIBIO – cooperativa de produtores de cereais bio da província de Namur (Valónia) que comercializa em CC os produtos transformados à base de cereais.

Epi’Vert – cooperativa de agricultores da província de Namur que comercializa os produtos dos cooperantes num ponto de venda coletivo e através da loja on-line com entrega ao domicílio.

AgricoVert – cooperativa criada pela associação Crabe, agrupa produtores biológicos da província de Barbant (Valónia). Concentra-se nas atividades de transformação e comercialização dos produtos em CCA.

Les Paniers Verts – cooperativa constituída por agricultores da província de Liège (Valónia) para venda direta de cabazes de produtos biológicos.

PointFerme – cooperativa criada com o apoio do GAL Pays des Condruses. Agrupa produtores da região de Liège para venda direta de cabazes, entregues nos “Points Fermes”.

Grosses Légumes – rede promovida pela associação “Solidairement”, na província do Luxemburgo (Valónia), com o propósito de promover a produção/consumo de produtos locais de qualidade.

Para além deste tipo de iniciativas, proliferam projetos empresariais de comercialização de produtos locais, que se propõem fazer a ligação entre consumidores e produtores: The Peas; D’ici; Efarmz; BioSain, etc.

Grupos de Compras.

Intervenção do Movimento Associativo.

Políticas Públicas.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeiasweden eu 100

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP