facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Estudantes vencedores das 24H Agricultura Syngenta visitam fábrica e centro de investigação de sementes de girassol da Syngenta em Sevilha

syngenta fabrica carmonaA equipa de estudantes do Instituto Superior de Agronomia que se sagrou campeã da 5ª edição das 24H Agricultura Syngenta visitou, no dia 11 de novembro, a fábrica e centro de investigação de sementes de girassol e colza da Syngenta em Carmona, Sevilha.

A competição formativa da Associação Portuguesa de Horticultura contribui desta forma, uma vez mais, para a formação dos estudantes de Ciências Agrárias, ajudando-os na transição para o mercado de trabalho através do conhecimento da realidade do mundo empresarial agrícola.

O centro de trabalho da Syngenta em Carmona processa sementes híbridas de girassol, produzidas em campos de multiplicação em Portugal e Espanha, num total de 4600 hectares, e sementes híbridas de colza (350 hectares). Agricultores de toda a Europa, incluindo da Ucrânia e da Rússia, utilizam as sementes preparadas na fábrica em Carmona, suficientes para semear anualmente 1 milhão de hectares de girassol.

Nesta fábrica da Syngenta, construída em 1993, as sementes são submetidas a limpeza, seleção e calibragem, tratamento e embalamento, com um rigoroso controlo de qualidade em laboratório. Desde 2018, este centro de trabalho alberga também um Centro de Fitopatologia de referência, para testagem da resistência e/ou tolerância das variedades de girassol às principais doenças que afetam a cultura (rabo-de-raposa, míldio e ferrugem), e conta com uma equipa dedicada ao melhoramento clássico do girassol.

Os estudantes destacaram o conhecimento adquirido na visita, nomeadamente, sobre os métodos utilizados na obtenção de variedades resistentes a doenças e acerca do ciclo de produção da semente, desde a investigação, à multiplicação em campo e preparação em fábrica até à chegada ao agricultor. “Este centro da Syngenta está todo pensado ao pormenor e é muito importante para o futuro da nossa agricultura”, resumiu a equipa vencedora da 5ª edição da 24H Agricultura Syngenta, composta por Diogo Trindade, Gonçalo Martins, Joaquim Santos, João Fernandes e Ricardo Roussado Filipe.

A 6ª edição da competição formativa 24H Agricultura Syngenta já tem data marcada para os dias 1 e 2 de abril de 2023, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, sob o tema ‘Agricultura Regenerativa’.

Visita à Fábrica e Centro de investigação de Girassol da Syngenta, em Carmona, Sevilha