pten
  • 6
  • 2
  • 12
  • 13
  • 4
  • 11
  • 10
  • 9
  • 15
  • 3
  • 14
  • 1
  • 12
  • 5
  • 14
  • 13
  • 7
  • 11
  • 8

emRede - folha informativa

Opinião num minuto

 

BolsaNacionalTerras

Guia de apoio à criação de microempresas

 

guiaapoioExpAg

      

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

BOLSA DE INICIATIVAS PRR – Avisos de Abertura Nº 09/C05-I03/2021 e Nº 10/C05-I03/2021

02-12-2021

Estão abertos os Avisos n.º 09/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 8 – Agricultura 4.00, que visa promover um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável, pela democratização da digitalização, e n.º 10/C05-i03/2021 - Iniciativa Emblemática 6 - Territórios sustentáveis, que visa promover o desenvolvimento sustentável, uma gestão eficiente de recursos naturais, como a água, os solos e a biodiversidade, e a valorização dos recursos endógenos dos territórios nacionais, procurando ainda consolidar a utilização sustentável dos recursos naturais, nomeadamente do solo, da água e da biodiversidade, numa abordagem integrada do agroecossistema.

Ler mais

PRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas

29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.  

Ler mais

Governo lança Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável

24-11-2021

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, no Algarve, o Plano Nacional para a Alimentação Equilibrada e Sustentável (PNAES).

Ler mais

PEPAC: 2ª consulta pública alargada

19-11-2021

O Ministério da Agricultura anunciou que, a partir de hoje e até ao dia 6 de dezembro, está aberta a 2.ª Consulta Pública alargada no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR regista inscrição de 51 iniciativas

12-11-2021

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, registou a receção de um total de 51 iniciativas para os Avisos N.º 02 - “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03 - “Mitigação das Alterações Climáticas”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR: 10 de novembro é a data limite para inscrição de Iniciativas - Avisos Nº 02 e Nº 03/ C05-i03/2021

03-11-2021

De acordo com o ponto 2.2 “Condições de Acesso e elegibilidade dos projetos” dos Avisos N.º 02/ C05-i03/2021 – “Adaptação às Alterações e Climáticas” e N.º 03/ C05-i03/2021 – “Mitigação das Alterações Climáticas”, podem beneficiar dos apoios previstos os projetos que resultem de uma iniciativa registada da Bolsa de Iniciativas até 10 dias úteis antes do termo do período de apresentação de candidaturas, ou seja, 16 de novembro de 2021. 

Ler mais

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS

20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.

Ler mais

Plano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura

18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:

Ler mais

Bolsa de Iniciativas PRR já está disponível no site RRN

09-09-2021

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) define um conjunto de investimentos e reformas que devem contribuir para as seguintes dimensões: resiliência, transição climática e transição digital. Neste contexto, a Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada na Dimensão Resiliência, visa aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva.

Ler mais

FENAREG reúne com novo Diretor Geral da DGADR sobre os assuntos prioritários do regadio

25-08-2021

A FENAREG reuniu, a 20 de agosto, com o novo Diretor Geral da Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), Dr. Rogério Ferreira, sobre assuntos prioritários do regadio, entre os quais, o Programa Nacional de Regadios, a revisão dos limites das áreas dos aproveitamentos hidroagrícolas, a atualização da legislação hidroagrícola e os apoios à instalação de energias renováveis no regadio coletivo.

Ler mais

Anunciados vencedores da Academia 2020 do Centro de Frutologia Compal

Centro Frutologia Compal No último dia 12 de novembro o Centro de Frutologia Compal (CFC) realizou o Encontro "Reerguer do Figo em Portugal e a Maçã de Alcobaça", em formato digital, para projetar o futuro do setor agrícola e anunciar os 3 melhores projetos da Academia 2020.

O Encontro contou com a participação do Prof. Francisco Avillez para abordar os desafios (e respostas) para a construção do futuro do setor agrícola nacional, passou em breve retrospetiva os últimos 8 anos do Centro de Frutologia Compal e as suas sete edições de Academia e anunciou os vencedores das Bolsas Academia 2020. Após 10 semanas, e 80 horas de formação em várias áreas, com destaque no módulo “Mentoria Digital” para Fundamentos Básicos em Digital, Sistemas Operativos para a Gestão Agrícola, Mercados Digitais, Logística Aplicada a Negócios no Digital e Marketing Digital, o júri decidiu quais os três projetos vencedores deste ano, que irão receber 60.000€ em Bolsas de Instalação.

Num ano particularmente exigente em que não houve a habitual deslocação as explorações de norte a sul do país, todos os 12 formandos estão de parabéns e certamente, estarão mais aptos e com maior nível de conhecimento para desenvolver os seus negócios.

Os vencedores são: Gonçalo Madeira, Luís Carcau e Sandra Silva.

 

  • Gonçalo Madeira, jovem de 22 anos, da região de Alcobaça e produtor de maçã. A Celfruta é o seu negócio, que deriva de um projeto familiar, pois desde há muito que a paixão pela maçã faz parte da família; componentes como a boa preparação do terreno, a aquisição de tecnologia de rega e eficiência energética sustentável, a tecnologia de última geração integrada, a presença em processos de certificação como o Global Gap, deram-lhe a confiança de ser um dos projetos vencedores, assente nas bases da sustentabilidade, biodiversidade e tecnologia, seguindo uma atividade frutícola segura e sustentável.
  • Luís Carcau, jovem de 24 anos, natural de Mirandela, produtor de figo que acredita no seu potencial, apesar de não ser uma fruta com muita atenção em Portugal. Em busca constante de novo conhecimento na área e procura um futuro coletivo, mais sustentável e inclusivo; com experiência na produção de figo, e com um projeto muito bem montado e apresentado, ofereceu-lhe a confiança de se tornar um dos vencedores. O seu projeto é baseado em componentes chave de sucesso: sustentabilidade, sustentabilidade económica e sustentabilidade social para a região, com boas propostas de condições de vida melhoradas para os seus colaboradores, algo que para si é fundamental.
  • Sandra Silva, empresária e gestora de 49 anos. É de Lisboa mas a sua exploração encontra-se em Torres Novas, região com excelentes condições para a produção mas que ficou esquecida no tempo. O seu projeto terá o nome de "Fazenda das Courelas", sendo o seu sonho, um dia, vir-se a dedicar ao Figo a tempo inteiro. Acredita que o Figo tem potencial que deve ser retomado em Portugal. Virada para a internacionalização e produção em fresco, pretende-se instalar com tecnologia que respeita a biodiversidade, sustentabilidade e tem foco na comercialização internacional.

O ano de 2020, tem sido um ano diferente e de adaptação para todos, e a Academia do Centro de Frutologia Compal não foi exceção, tendo se apresentado pela primeira vez integralmente no formato digital. Um ano que foi encarado como uma oportunidade para reforçar as competências dos participantes para a transformação digital do negócio agrícola. Um ano que aproveitou igualmente a oportunidade para estender a participação na formação a todos os Alumni dos anos anteriores.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU 
Rede ENRD
EIP-AGRI
slovenian presidency
Comissão Europeia
WhatHorizon2020

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP