facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Projeto ISOmap Forragem: tecnologias normalizadas na produção de forragens

isomap forragenseditContribuir para a redução dos constrangimentos económicos inerentes à produção de forragens, contribuir para medidas de resiliência aos constrangimentos naturais de clima e dos solos característicos das regiões mediterrâneas, promover a disseminação do conhecimento e transferência tecnológica nas áreas de mecanização, agricultura de precisão e digitalização aplicadas à produção de forragens são as metas do projeto ISOmap (ALT20-03-0246-FEDER-000062), coordenado pelo Instituto Politécnico de Portalegre com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – Elvas, e que teve inicio no passado mês de setembro.

Os dados preliminares do recenseamento agrícola de 2019 continuam a mostrar a região do Alentejo, onde são criadas praticamente 2/3 das vacas aleitantes, maioritariamente em regime extensivo. A importância deste panorama prende-se com a sustentabilidade destes ecossistemas de produção, que contribuem para a biodiversidade e manutenção das áreas florestais de montado, aproveitamento das pastagens de sob coberto, fertilização do solo e tantas vezes constituem os principais núcleos de produção das raças autóctones de animais ruminantes, não apenas da espécie bovina, mas também de ovinos e caprinos.

Mas cada vez mais são os desafios que se colocam aos sistemas extensivos para garante da sua competitividade. O sucesso dos mesmos passa, desde logo, por custos baixos na produção de forragens, tão importantes à adequada alimentação dos efetivos nos períodos de carência de erva no pico do inverno e do verão para garantir a condição corporal dos animais e assim os índices reprodutivos e de produção que o criador pretende alcançar.

Contudo, fatores de produção como alimentos para animais, adubos, energia e lubrificantes chegam a representar 65% dos consumos intermédios da atividade agrícola e a volatilidade de preços, em regra, não tem uma relação direta entre estes custos e o preço dos bens agrícolas.

Do ponto de vista climático, nos últimos anos tem-se observado uma grande variação termopluviométrica, com tendência para redução da precipitação anual e concentração no fim do inverno, bem como subida dos valores de temperatura média acima da normal climática responsáveis pelo aumento das taxas de evapotranspiração que, condicionando o teor de humidade do solo, afetam o bom e regular desenvolvimento das culturas. Soma-se, a continuada degradação do solo, já de si com baixos indicadores de fertilidade, um pouco por toda a região, fruto entre outros fatores da própria natureza da rocha-mãe, da elevada taxa de mineralização da matéria orgânica, da compactação causada pelas inúmeras passagens e uso muitas vezes indevido de máquinas pesadas de mobilização e do maneio indevido ao longo do tempo de muitos sistemas monoculturais.

Atualmente, a agricultura de precisão, a digitalização e a mecanização agrícola congregam no seu seio um conjunto de tecnologias que integradas podem responder a estes constrangimentos através da monitorização constante do solo, das culturas e dos fatores

de produção de modo a em cada momento ser tomada a decisão mais pronta e adequada que permita em tempo real corrigir desvios que possam pôr em causa a produtividade das culturas.

É esta a abordagem do projeto ISOmap Forragem, na continuação do trabalho de investigação e demonstração iniciado no projeto MechSmart Forages, que agora se concentra no estudo e demonstração do uso integrado de tecnologias de agricultura de precisão e sistemas de automação em máquinas agrícolas com recurso à Norma ISO11783 (ISOBUS) para  monitorização do solo, avaliação sensorial do estado de desenvolvimento das culturas e para a criação de mapas de prescrição que permitam a gestão diferenciada da parcela com a aplicação de herbicidas e fertilizantes a taxa variável.

Paralelamente, pretende-se contribuir para o uso de novos itinerários culturais assentes em novas propostas de consociações forrageiras cuja composição e qualidade podem simultaneamente adequar-se a padrões climáticos extremos e reduzir a produção de gases com efeito de estufa, permitindo a manutenção dos níveis de produção sem comprometer a segurança e o bem-estar dos animais. Ambos os objetivos, quer tecnológico, quer cultural estão alinhados com práticas culturais a técnicas de conservação do solo e da água, quer através da mobilização mínima ou sementeira direta, quer através do tráfego controlado de máquinas.

O projeto assenta num conjunto de medidas previstas na região do Alentejo, no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, nomeadamente no reforço da investigação, do desenvolvimento tecnológico e da inovação; melhoria do acesso às TIC; apoio à transição para uma economia de baixo teor de carbono, promoção da adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos.

Considerando o Domínio de Especialização de Alimentação e Floresta, a importância da “Agricultura e produção animal combinadas”, nomeadamente da produção de bovinos de carne e de produção de forragens na região do Alentejo, o projeto pretende demonstrar as tendências mais relevantes do ciclo de inovação e de crescente incorporação de tecnologia nos processos produtivos, nomeadamente a agricultura de precisão que, progressivamente, “industrializa” a atividade agrícola introduzindo sistemas avançados de produção com uma forte componente de eletrónica, bem como modelos de gestão da produção que criam oportunidade a modos de produção mais sustentáveis e ambientalmente compatíveis.

Na sua relação com a mecanização, a AP encontra na tecnologia de aplicação a taxa variável o fechar de um ciclo que constitui um importante passo em direção à modernização da agricultura que lhe permite pôr em prática e em tempo real o princípio de dotação dos fatores de produção face às necessidades das culturas.

Com uma forte componente de demonstração que pretende dinamizar e pôr em prática uma unidade viva à escala da parcela do agricultor, preveem-se todo um conjunto de ações com impacte direto no setor produtivo, em estreita ligação com as Associações de Agricultores e Associações Técnicas locais. Assim, estão já instalados, e possíveis de serem visitados, um conjunto de ensaios numa área de 15 ha na herdade experimental da Comenda em Caia (Elvas), onde foram iniciadas as tarefas de caracterização e monitorização do solo, instalação de culturas em sementeira direta e monitorização com recurso a técnicas de deteção remota para a aplicação a taxa variável de herbicidas e fertilizantes.

Com as ações de demonstração e transferência de tecnologia, tanto presenciais como disponibilizada numa plataforma digital a ser criada em breve, o projeto contribuirá para dar resposta às necessidades e debilidades associadas às competências digitais relacionadas com a adoção e o uso de novas tecnologias na agricultura, com isso permitindo o aumento da competitividade do setor e o aparecimento de novas oportunidades de negócio. É assim possível informar os agricultores, técnicos e a comunidade em geral das potencialidades de tais tecnologias de forma a permitir a escolha individual ou coletiva de quais as melhores opções a tomar, não esquecendo a realidade económica da sua implementação Oportunamente, irão ser divulgados relatórios e publicações técnicas em revistas da especialidade, e através dos meios oficiais do Ministério da Agricultura, nomeadamente a Rede Rural Nacional.

Por: Luís Alcino da Conceição - InovTechAgro
Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Portalegre

Publicado na revista Vida Rural, de fevereiro de 2021.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP