facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

 

alimente imagemsite


SAAF.png

 

sir logo4

 

Parceria Portuguesa para o Solo

BolsaNacionalTerras

 

produtos tradicionais 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Comissão Europeia propõe revisão da Política Agrícola Comum para apoiar agricultores da UE - inquérito de 7 de março a 8 de abril

18-03-2024

A Comissão Europeia propôs uma revisão de certas disposições da Política Agrícola Comum (PAC), com o objetivo de simplificar e manter uma política forte, sustentável e competitiva para a agricultura e alimentação da UE. As propostas, relacionadas com a condicionalidade e os Planos Estratégicos da PAC, visam reduzir o fardo relacionado com os controlos para os agricultores da UE, proporcionando-lhes maior flexibilidade para cumprir certas condicionalidades ambientais. As administrações nacionais também beneficiarão de maior flexibilidade para aplicar certos padrões.

Ler mais

Publicada Portaria que define estrutura e funcionamento da Rede Nacional PAC

15-03-2024

A Portaria n.º 108/2024/1, que define a estrutura de governação e funcionamento da Rede Nacional da Política Agrícola Comum (RNPAC) no âmbito do Plano Estratégico da PAC (PEPAC), foi publicada hoje, 15 de março, em Diário da República. A Rede Nacional PAC vem dar seguimento ao trabalho da Rede Rural Nacional na partilha de informação, de experiência e de conhecimento no setor agrícola. A RN PAC tem coordenação técnica da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), atua em todo o território nacional e integra os intervenientes no Sistema de Conhecimento e Inovação da Agricultura (AKIS).

Ler mais

Seis Grupos Operacionais portugueses nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI

13-03-2024

Há seis projetos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de maio, no Centro de Congressos do Estoril. O principal objetivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da PEI-AGRI que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.

Ler mais

Aprovada medida excecional de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária

28-02-2024

A portaria n.º 72/2024, de 28 de fevereiro, foi publicada hoje em Diário da República. O diploma estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação, pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno.

Ler mais

Publicados apoios para atenuar efeitos da seca e da inflação no setor agrícola

23-02-2024

Foi publicada hoje, em Diário da República, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 28/2024, que institui apoios para atenuar os efeitos da seca e da inflação sobre o setor agrícola. O diploma aprova “a criação de instrumentos de caráter excecional que assegurem a compensação da perda de rendimentos dos agricultores decorrente da situação de seca no País” e também “cobertura por fundos nacionais de quebras de rendimento não cobertas por fundos europeus”.

Ler mais

Portugal acolhe a conferência europeia “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” em maio

03-01-2024

A conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática” realiza-se em Portugal de 6 a 8 de maio de 2024, no Centro de Congressos do Estoril. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).

Ler mais

Aprovados estatutos das CCDR, I. P. com transferência de atribuições e competências nas áreas da agricultura e pescas

05-12-2023

O Decreto-Lei n.º 36/2023, de 26 de maio, procedeu à reestruturação das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), convertendo-as em institutos públicos de regime especial integrados na administração indireta do Estado, passando a designar-se por Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, I. P. (CCDR, I. P.). Através deste processo, as CCDR, I. P., passaram a assumir um conjunto de novas atribuições e competências e a constituírem-se como os serviços que coordenam as respostas de âmbito regional do Estado, incluindo as competências nas áreas da agricultura e pescas.

Ler mais

Lançamento da Rede Nacional PAC

30-11-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) lançou oficialmente a nova imagem da Rede Rural Nacional, agora denominada Rede Nacional PAC, durante o evento "Trabalho em Rede - Parcerias, Inovação e Sustentabilidade". O lançamento ocorreu na Torre do Tombo, em Lisboa, no dia 28 de novembro. Veja o video a seguir

Ler mais

Três projetos portugueses entre os finalistas nos Prémios ARIA 2023. Vote já! 

07-11-2023

A EU CAP Network anunciou os finalistas da quinta edição dos Prémios ARIA - Agricultural and Rural Inspiration Awards 2023 (antigos Prémios RIA - Prémios de Inspiração Rural) e o período da “votação popular”, aberto a todos os cidadãos, já está a decorrer. Entre os 24 projetos nomeados, encontram-se três iniciativas nacionais: o i9Kiwi, The Landscape Farm, e Pepe Aromas.

Ler mais

C05-Agricultura | Revisão na metodologia de pagamento visa mitigar impactos económicos

14-09-2023

Numa resposta proativa às dificuldades financeiras enfrentadas pelos beneficiários finais de projetos importantes, a Metodologia de pagamento do apoio financeiro do Beneficiário Intermediário ao Beneficiário Final passou por uma revisão significativa.

Ler mais

Opinião: Vamos continuar a precisar de mais estações meteorológicas?

OP agroportalPor: Gonçalo Caleia Rodrigues e Ricardo Braga. Fonte: Agroportal.

A sustentabilidade da agricultura mediterrânica depende, cada vez mais, de uma eficiente gestão dos recursos disponíveis. De todos, o que mais carece de uma adaptação evolutiva é o uso da água nos sistemas de produção. A evidência das alterações climáticas e a conjugação de dois fenómenos – a redução da precipitação e o aumento da temperatura –, expõe o Mediterrâneo, e, em especial, Portugal a regimes de escassez recorrentes com impacto evidente no ciclo vegetativo e na produtividade das culturas.

A melhoria do rendimento agrícola deverá passar por um melhor conhecimento das culturas, do solo e, principalmente, do clima. A agrometeorologia é considerada um dos fatores mais relevantes para uma informada tomada de decisão em agricultura. Contudo, a monitorização agrometeorológica continua a ser insuficiente; a insuficiência de pontos de observação, a (por vezes questionável) qualidade, a indisponibilidade de forma gratuita são alguns dos obstáculos que impedem uma gestão de rega realmente ajustada às necessidades hídricas das culturas.

Contudo, dado os atuais avanços tecnológicos, será que continuaremos a necessitar de mais Estações Meteorológicas Automáticas (EMAs)? Será que não há alternativa às (dispendiosas em custo de aquisição e manutenção) EMAs?

Existem hoje diversas plataformas onde podem ser recolhidos dados meteorológicos que derivam do uso de simulações de modelos numéricos de previsão do tempo com base num conjunto de observações meteorológicas; são exemplo as plataformas a Climate Forecast System Reanalysis (CFSR), a European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), a National Center for Environmental Prediction/National Center for Atmospheric Research (NCEP/NCAR), e a NASA Prediction of Worldwide Energy Resource (NASA POWER). Mas serão estes dados fiáveis ?

Num estudo recente que publicámos(que pode ser consultado aqui: https://www.mdpi.com/2073-4395/11/6/1207),  tentou-se avaliar o potencial do uso de dados fornecidos pela NASA através da sua plataforma Prediction Of Worldwide Energy Resources como uma alternativa fácil, fiável e sem custos às observações das EMAs. A plataforma disponibiliza dados diários de temperatura, humidade relativa, precipitação, radiação solar e velocidade e direção do vento para uma malha de 0,5° x 0,5° no mundo inteiro. A facilidade de uso do NASA POWER reside na sua simplicidade, uma vez que podemos consultar os dados para um único ponto ou para uma região por atacado. A sua interface simples permite que qualquer utilizador (mais ou menos experiente) tenha acesso fácil e gratuito a dados meteorológicos em tempo real para qualquer parte do mundo tirar.

Breve vídeo explicativo de consulta da plataforma.

Exemplo da plataforma. Temperatura máxima diária em Coruche (01/01/2020 a 24/06/2021)

No referido estudo, os resultados demonstraram que o NASA POWER é capaz de estimar, com erros marginais, os dados de temperatura máxima e mínima, e radiação solar para a região do Alentejo. Apesar de ainda haver espaço para melhoria, os dados da velocidade do vento e de humidade relativa mostram-se também fiáveis. Com um esforço adicional, que permita corrigir os dados estimados pelas NASA, o erro das temperaturas máxima e mínima e da radiação solar não vão além dos 0,5%; mesmo para o vento e a humidade relativa, os erros de estimativa são inferiores a 3%. Contudo, os dados de precipitação carecem de melhoria; verifica-se alguma discrepância entre as observações terrestres e os dados NASA. Estamos a dedicar estudos a estas potenciais melhorias.

Tais resultados permitem concluir que plataformas como a NASA POWER podem ser úteis para acesso a dados meteorológicos para locais onde não existam estações meteorológicas terrestres, adensando a informação disponível para uma melhor e mais eficiente tomada de decisão, nomeadamente de rega.

Temperatura máxima diária em Beja (01/01/2019 a 31/12/2019): dados observados vs. dados NASA POWER

Se tentarmos estabelecer uma relação benefício/custo entre ter acesso a uma plataforma gratuita, ainda que com um erro marginal de estimativa, e o esforço humano e financeiro de instalar e manter uma estação meteorológica, parece-nos que na maioria dos casos, o benefício se sobrepõe ao custo.

Referência Bibliográfica

1Rodrigues, G.C.; Braga, R.P. Evaluation of NASA POWER Reanalysis Products to Estimate Daily Weather Variables in a Hot Summer Mediterranean Climate. Agronomy 2021, 11, 1207.

Gonçalo Caleia Rodrigues, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia

Ricardo Braga, Professor Auxiliar do Instituto Superior de Agronomia

Artigo originalmente publicado em Agroportal.

PEPAC nacional peq

 

logotipo akis pequeno

Plataforma
AKIS Portugal

 

Website

Inovação na Agricultura

 

emRede newsletter icon

Newsletters

 

  Plano Nacional da Alimentação Equilibrada e Sustentável

 Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

 

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

  

Agenda de eventos

 

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão EuropeiaCabecera presidencia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP