Em destaque
Determinada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDGADR cria centro de investigação para desenvolver projetos de inovação em parceria nas áreas tecnológicas e de mecanização agrícola
23-01-2023

Com o objetivo de potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia, a DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural viu aprovada a criação do Polo de Inovação da Tapada da Ajuda - AgriHub destinado a acolher futuras atividades de investigação, formação, demonstrações, e de projetos de inovação em parceria, com a participação de diversas entidades públicas e do ensino superior, empresas, associações e outras organizações.
Ler maisDisponível dashboard com dados relativos aos Grupos Operacionais
10-01-2023

Está disponível o Dashboard, um quadro interativo que apresenta dados georreferenciados do projetos desenvolvidos pelos Grupos Operacionais, com distribuição por setor, por entidades parceiras, e por montantes elegíveis e financiados das mais de 100 iniciativas promovidas por um total de cerca de 500 parceiros.
Ler maisPortugal tem projetos inovadores no regadio e na gestão de albufeiras
28-12-2022

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) tem promovido e apoiado vários projetos inovadores, que incluem o recurso a novas tecnologias na gestão do regadio e albufeiras, contribuindo para a eficiência dos recursos hídricos e práticas sustentáveis.
Ler maisProjeto Woola recorre a resíduos de lã para reduzir resíduos de plástico
O projeto Woola, um reconhecido projeto LEADER da Estónia está a agregar valor às credenciais ecológicas do setor agroalimentar, através da utilizaçãi de resíduos de lã para reduzir embalagens plásticas, dentro da economia circular. A lã pode ser usada como uma fonte sustentável de material de embalagem para ajudar a reduzir os riscos de poluição relacionados ao plástico. Um premiado projeto empresarial financiado pelo CAP lançado por empresários da Estônia fornece um exemplo inspirador que demonstra o potencial da lã para prevenir a produção de resíduos plásticos.
Os criadores de ovelhas na Estónia não tinham mercado suficiente para sua lã, o que resultou no descarte de grande parte da lã como lixo. Os resultados do projeto Woola mostram que não só pode reduzir os riscos da poluição plástica, mas também pode minimizar os resíduos agrícolas, aumentando as oportunidades de redimentos para os criadores de ovelhas e oferecendo novas perspetivas para o setor de lã da UE em geral.
O financiamento LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural da Estónia ajudou a transformar esta ideia inovadora num sucesso comercial. A capacidade do LEADER de ser um catalisador desse empreendedorismo rural é um dos ativos mais reconhecidos e valiosos da metodologia.
Graças ao LEADER, o projeto Woola pôde testar e comprovar a viabilidade comercial de seus planos de negócios para esta inovação agroalimentar altamente benéfica e transferível globalmente. O cofinanciamento CAP do LEADER ajudou a empresa a investir numa nova unidade de produção para os seus produtos de eco-embalagem, que atualmente incluem envelopes, mangas de garrafa e lã de bolhas.
Resultados inspiradores
Esta inovação financiada pelo LEADER é um bom exemplo de como a metodologia de desenvolvimento local liderada pela comunidade pode agregar valor às credenciais ecológicas do setor agroalimentar da UE. A gama de negócios úteis e resultados de capital social da Woola inclui uma nova ferramenta on-line que ajuda a conectar criadores de ovelhas da Estônia e outras partes interessadas em lã.
O projeto promove ainda a aprendizagem entre pares e melhora o processo de coordenação da gestão dos resíduos de lã, fortalecendo a cadeia de valor que fornece o seu processo de fabrico e a empresa também criou um sistema de devolução para os clientes, para que os seus materiais de embalagem possam ser reutilizados várias vezes, numa ótica de economia circular.
Outro resultado benéfico do capital social da Woola é o interesse da empresa em criar empregos para jovens. Os fundos da PAC criaram empregos para jovens em uma localidade carente de oportunidades de emprego.
Por todas estas razões, aliadas às inúmeras vantagens adicionais do projeto LEADER, levaram Woola a obter o primeiro prémio nos Prémios Inspiração Rural 2022.
Fonte: Rede Europeia da PAC