Em destaque
Formação de competências nas áreas temáticas do SAAF: “Maneio da pastagem permanente”
23-05-2023

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em cooperação com a Instituto Nacional de Investigação Agrária (INIAV), organiza uma ação de formação com o tema " Maneio da Pastagem Permanente". A formação é realizada na modalidade e-learning em formato webinar, no dia 31 de maio, das 10h00 as 13h00 e das 14h30 as 17h30, com a duração de 6 horas.
Ler maisDespacho estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores
19-04-2023

O Despacho n.º 4704/2023, de 19 de abril estabelece o regime de funcionamento da Bolsa de Formadores para a formação profissional específica sectorial do Ministério da Agricultura e Alimentação (MAA), definindo a sua estrutura, funcionamento e procedimento de reconhecimento de formadores.
Ler maisGPP divulga Orientações Técnicas e Caderno de Campo Único do PEPAC Portugal
04-04-2023
O GPP - Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral, enquanto Autoridade de Gestão Nacional do PEPAC em Portugal, disponibiliza as Orientações Técnica e o Caderno de Campo Único. Em matéria de Orientações Técnicas Gerais, foi dispoinibilizada a "Partilha de Dados", que contém informações complementares para aplicação do compromisso de Partilha de Dados, e o "Caderno de Campo Único", para registo de atividades, previsto nas intervenções regimes ecológicos e agroambientais.
Ler maisDeterminada composição do comité de acompanhamento no continente do PEPAC Portugal
29-03-2023

Encontra-se definida a composição do comité de acompanhamento no continente do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), na sequência da publicação em Diário da República de um despacho emitido hoje pelo Gabinete da Ministra Agricultura e Alimentação.
Ler maisFormação de habilitação de competências no âmbito do apoio técnico do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» - Programa atualizado
13-03-2023

Na sequência da Portaria n.º 54-E/2023 foi aprovado o regime de aplicação dos apoios a conceder ao abrigo do artigo 31.º do Regulamento (UE) 2021/2115, do Parlamento e Europeu e do Conselho, no que se refere à aplicação do Domínio «Sustentabilidade - Ecorregime» do Eixo «A - Rendimento e sustentabilidade» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), no continente.
Ler maisAdesão ao Regadio de Veiros aumentou de 18% em 2016 para 67% em 2022 e instalação é motor de desenvolvimento do Alentejo Central
10-03-2023

Nos municípios de Estremoz e Monforte, distritos de Évora e Portalegre, uma região tradicionalmente de sequeiro, foi instalado em 2015 o regadio de Veiros, um projeto coordenado pela Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e com gestão da Associação de Beneficiários do Perímetro de Rega de Veiros (ABPRV). Oito anos depois, a adesão ao regadio tem vindo a aumentar gradualmente, passando de cerca de 18% em 2016, ano em que o sistema distribuiu água pela 1.ª vez, para 67% em 2022.
Ler maisPortaria n.º 63-A/2023, de 2 de março - "Redução das emissões de gases efeito estufa" e "Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos"
03-03-2023

Encontra-se publicada a Portaria n.º 63-A/2023, datada de dia 2 de março, estabelece as normas nacionais para aplicação de regimes de controlo no âmbito da intervenção «Melhorar a eficiência alimentar animal para redução das emissões de gases com efeitos de estufa (GEE)», na componente de bovinos de carne, e da intervenção «Bem-estar animal e uso racional de antimicrobianos», na componente de bem-estar animal.
Ler maisCriada autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente
10-02-2023

Foi hoje aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 15/2023 a criação da autoridade de gestão do PEPAC Portugal no continente (PEPAContinente), responsável pela gestão, acompanhamento e a execução das intervenções previstas nos Eixos «C - Desenvolvimento Rural» e «D - Abordagem Territorial Integrada», e que será presidida, por inerência, pelo diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
Ler mais"As cores da Agricultura" - Concurso de fotografia da Rede Rural Nacional
02-02-2023

A Rede Rural Nacional lança o concurso de fotografia "As Cores da Agricultura", que vai decorrer até dia 31 de março nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, e Linkedin, dirigido a todos os interessados, sejam fotógrafos amadores, entusiastas ou profissionais. O objetivo deste desafio é descobrir e capturar as mais bonitas e fascinantes fotografias de paisagens, práticas culturais e atividades agrícolas, assim como pessoas e tradições que representem a cultura e o mundo rural em Portugal, dando ênfase à riqueza das suas tonalidades.
Ler maisAprovado o modelo de governação do Portugal 2030
25-01-2023

Com o início de um novo período de programação e no sentido de conferir uma maior sinergia, coerência, coordenação e complementaridade dos vários fundos europeus foi criado o modelo de governação para o período 2021-2027, incluindo o modelo de governação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC) para o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2027.
Ler maisDiscurso do Comissário Phil Hogan no evento da COPA COGECA sobre Cork 2.0 - 22 de março 2017
O encontro organizado centrou-se no tema "Rural development should go BIG", onde o "B" representa a bioeconomia e a biodiversidade, o "I" a inovação e o investimento e o "G" a renovação das gerações e a economia verde.
Quando se trata de enfrentar os desafios da nossa era, as comunidades agrícolas e rurais são parte da solução e o objetivo é fazer com que as políticas da EU refletem esta verdade., referiu o Comissário no início do seu discurso depois de relembrar o trágico incidente ocorrido em Bruxelas à precisamente um ano.
Chamando a atenção para o elevado nível de expectativas que resultou da Declaração de Cork 2.0, afirmou a necessidade de passar à ação. Tendo já anunciado em Berlim algumas atividades, citou o trabalho que a DG AGRI está a desenvolver internamente sobre um novo modelo, mudando o foco da conformidade para resultados. Ainda disse que algumas dessas atividades serão realizadas pela rede europeia de desenvolvimento rural e pela Parceria Europeia de Inovação para a agricultura, nomeadamente algumas próximas conferências, como a que se realizará em breve sobre como o desenvolvimento rural pode fomentar a resiliência das explorações agrícolas.
Para além de referir a importância de várias ações a decorrer nos EM, relacionadas com o nosso capital natural, alterações climáticas e a preservação do ambiente rural, que incluem a eficiência do uso de energia, economia circular, transformação dos produtos agrícolas e uma maior atratividades da vida rural, destacou o uso sustentável da água e nutrientes. Uma melhor aplicação da legislação em vigor, melhores investimentos nas infraestruturas hídricas, bem como a divulgação dos conhecimentos são ferramentas essenciais para melhorar a utilização sustentável da água na agricultura.
Focou também o importante papel da bioeconomia e da inovação, que oferecem novas oportunidades para a agricultura e floresta e contribuindo para o renascimento do rural.
Para além de falar sobre a necessidade de reforçar a governança rural, salientou a importância de criar condições de atractibilidade das zonas rurais para a fixação dos jovens, proporcionando oportunidades de trabalho e boas condições de vida para as famílias.
No final da sua intervenção afirmou:
- Quero deixar bem claro: vejo um papel importante para a política de desenvolvimento rural na PAC no futuro. O desenvolvimento rural é crucial para responder às expectativas dos cidadãos e para o desenvolvimento de um mundo rural vivo.
Destacando o papel que a abordagem LEADER pode ter a implementação da política de desenvolvimento rural destacou, por fim, três áreas para a modernização da PAC:
- Resiliência das explorações;
- Gestão sustentável dos recursos;
- Renovação geracional
Para ler o discurso aceda AQUI.