Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: prorrogação de data
16-06-2025

O prazo para apresentação de propostas na Bolsa de iniciativas foi prorrogado. A Bolsa irá agora encerrar no dia 8 de julho de 2025 - às 22h00.
Ler maisBolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisUso Sustentável de Subprodutos Florestais: Projeto Polaco Explora Bolotas como Alternativa Vegan
Em fevereiro de 2024, um projeto inovador na Polónia destacou-se ao explorar o uso sustentável de subprodutos florestais, especificamente bolotas, como base para alimentos vegan. Este projeto, liderado pelo Grupo Operacional Polaco, visa desenvolver novas cadeias de valor e modelos de negócio adaptados às necessidades dos produtores e das áreas rurais, proporcionando uma fonte de rendimento diversificada e uma maior eficiência no uso dos recursos.
O projeto, iniciado em 2014 por Jarosław Żytowicz, um empreendedor em busca de novas possibilidades para a produção de refeições vegan prontas, colhe bolotas de uma floresta natural no Distrito Florestal de Jarocin, na Polónia. Durante o projeto, os parceiros desenvolveram e implementaram uma tecnologia que utiliza a massa amarga das bolotas como base para produtos alternativos à carne. Esta tecnologia inovadora permite obter e preservar eficazmente um ingrediente vegano baseado em bolotas.
Historicamente, as bolotas sempre foram importantes recursos alimentares, especialmente durante crises alimentares. No entanto, até agora, o uso de bolotas em produtos de consumo limitava-se principalmente a formas secas, como café de cereais e farinha para pão, massa ou biscoitos. O projeto polaco ampliou este uso, desenvolvendo uma massa de bolotas processada que pode ser utilizada como base para sopas e outros alimentos, enriquecendo o valor nutricional dos produtos alimentares com o seu alto teor de amido.
Os parceiros do projeto também estabeleceram um método para preservar a massa de bolotas em condições laboratoriais, avaliando a sua qualidade ao longo de seis meses de armazenamento. Apesar de serem uma matéria-prima cara devido à sua suscetibilidade a insetos e fungos, as bolotas apresentam um grande potencial como ingrediente alimentar vegan.
No futuro, os parceiros do projeto esperam investigar a possibilidade de utilizar outras nozes de árvores florestais para produzir alimentos, criando assim uma fonte alternativa de rendimento. Este projeto não só promove a sustentabilidade e a inovação na utilização de recursos naturais, mas também contribui para a diversificação da oferta de produtos vegan no mercado.
Para mais informações sobre este projeto: