Em destaque
Bolsa de Iniciativas para futuros GO: Perguntas Frequentes
09-06-2025

No âmbito da Bolsa de Iniciativas para a apresentação de propostas com vista à constituição de Grupos Operacionais para a Inovação, foi disponibilizado um conjunto de perguntas frequentes com vista a responder a questões que tem sido colocadas pelos interessados. Já pode aceder à área das PERGUNTAS FREQUENTES com respostas claras e atualizadas, onde poderá ver esclarecidas as suas dúvidas.
Ler maisGoverno nomeia vice-presidentes das CCDR Norte, Centro, LVT e Alentejo
10-01-2025

Na sequência de terem sido atribuídos ao Ministro da Agricultura e Pescas os poderes de superintendência e tutela na área da Agricultura e Pescas de cada Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), I.P., e após parecer prévio positivo da CReSAP, o Conselho de Ministros, reunido no dia 9 de janeiro de 2025, aprovou uma Resolução que designa os novos Vice-presidentes das CCDR Norte, CCDR Centro, CCDR LVT e CCDR Alentejo.
Ler maisPublicadas as portarias para o PU2025 com as alterações decorrentes da terceira reprogramação do PEPAC
03-01-2025

Na sequência da terceira reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal), sendo necessário proceder a ajustamentos nas normas e disposições decorrentes da legislação em vigor, foram publicadas a 30 de dezembro de 2024 as seguintes portarias:
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisPRR - Prorrogação do prazo de submissão de candidaturas
29-11-2021

Informamos que o novo prazo de submissão das candidaturas aos Avisos 02/ C05–i03/2021 e 03/ C05–i03/2021 decorre até às 17h00 do dia 09 de dezembro de 2021. Os Avisos foram republicados e pode aceder AQUI.
Ler maisPLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA - PROCESSO DE CANDIDATURAS
20-10-2021

Nos termos do regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, de Portugal, regulado pelo Regulamento (UE) 2021/241 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 12 de fevereiro, foi oficializada a abertura de período para candidaturas abrangidas pela Componente 5 – Capitalização e Inovação Empresarial, visando promover a execução de planos de ação em matéria de investigação e inovação, enquadrados em iniciativas no âmbito da Agenda de Inovação para a Agricultura | 20 | 30.
Ler maisPlano de Recuperação e Resiliência - Republicação dos Avisos de Abertura
18-10-2021

Com o objectivo de clarificar a informação constante nos avisos de abertura, relativamente ao regime de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR, procedeu-se à seguinte atualização:
Ler maisNovas perspetivas para os projetos de investigação e inovação no setor debatidas em Coimbra
Com o objetivo de debater o panorama atual e futuro da investigação e inovação no setor agrícola, dezassete Centros de Competências nacionais uniram-se para promover nesta terça-feira, no auditório principal da Escola Superior Agrária de Coimbra, a Conferência "Que desafios se colocam ao setor agroflorestal nacional para a próxima década?", onde foi anunciado a abertura da Bolsa de Iniciativas, que dá o arranque para a constituição de futuros Grupos Operacionais.
O encontro reuniu mais de 150 participantes, entre representantes de entidades públicas e de entidades do Sistema Científico e Tecnológico, assim como estudantes e publico em geral, e contou com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e do Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
A tarde de trabalho focou-se no debate sobre a importância das parcerias e consórcios, tais como os Laboratórios Colaborativos, os Centros de Competências, ou os Grupos Operacionais, e o seu impacto para o setor destas estruturas fundamentais para a transferência de conhecimento e para o fortalecimento do AKIS - Sistema de Conhecimento e Inovação na Agricultura.
Na sessão de abertura da conferência, o Ministro da Agricultura e Pescas anunciou publicação da Portaria que estabelece a abertura da Bolsa de Iniciativas para a constituição de Grupos Operacionais, com uma dotação total de 11 milhões de euros e um máximo de 350 mil euros por cada Grupo Operacional. Para os projetos futuramente aprovados, o financiamento é de 100%. O governante sublinhou em implementar estes novos projetos de investigação, que irão trazer mais inovação económica e social, e contribuir para a autonomia estratégica no setor. Com intervenção no encerramento da conferência, o Secretário de Estado, Rui Ladeira, clarificou que a Bolsa de Iniciativas, enquanto plataforma para a apresentação de propostas, estará aberta pelo período de dois meses a contar da data de saída da Portaria.
Assim, já podem ser submetidas, através do site da Rede Rural Nacional, iniciativas que pretendam desenvolver, em cooperação, um plano de ação para a concretização de projetos de inovação que respondam a problemas concretos e/ou oportunidades que se colocam ao setor e que contribuam para atingir os objetivos e prioridades do desenvolvimento rural, nas áreas temáticas consideradas prioritárias, tendo em vista a produtividade e sustentabilidade agrícolas, conforme consideradas na Parceria Europeia de Inovação (PEI-AGRI).
Os futuros Grupos Operacionais irá contribuir para o objetivo transversal dos planes estratégicos da PAC de modernização do setor, através da promoção e da partilha de conhecimentos, da inovação e da digitalização na agricultura e nas zonas rurais.
A conferência contemplou a apresentação de alguns dos projetos já implementados no âmbito dos Grupos Operacionais, que são uma referência pelos resultados já alcançados, entre os quais o MaisSolo, GeoSuber e o GO Efluentes.
Aceda às apresentações da conferência:
- Inovação: que desafios se colocam ao sector agroflorestal nacional para a próxima década?
Pedro Santos (Director-geral da CONSULAI) - GO. MaisSolo - Promoção de práticas agrícolas conservadoras do solo
Ana Paula Nunes (COTHN) - GO. GEOSUBER - Monitorização do montado
António Gonçalves Ferreira (UNAC) - GoEfluentes - Gestão dos fluxos gerados na atividade agro-pecuária
Olga Moreira (INIAV)
Fotogaleria:
A organização da conferência foi garantida pelos seguintes Centros de Competências:
- Centro de Competências da Apicultura e da Biodiversidade - CCAB
- Centro de Competências da Caprinicultura - CCC
- Centro de Competências das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares - CCPAM
- Centro de Competências do Milho e Sorgo - INOVMILHO
- Centro de competências do Pastoreio Extensivo - CCPE
- Centro de Competências do Pinheiro Manso e Pinhão - CCPMP
- Centro de Competências do Sobreiro e da Cortiça - CCSC
- Centro de Competências para a Agricultura Familiar e Agroecologia - CeCAFA
- Centro de Competências para o Regadio Nacional - COTR
- Centro de Competências para o Tomate Indústria – CCTI
- Centro Nacional de Competências dos Cereais Praganosos, Oleaginosas e Proteaginosas - Cerealtech
- Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos - CNCFS
- Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal - InovTechAgro
- Centro Nacional de Competências para as Alterações Climáticas do Setor Agroflorestal - CNCACSA
- Centro Operativo e Tecnológico do Arroz - COTArroz
- Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - COTHN
- Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica - CCDM