Em destaque
DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)
28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.
Ler maisPRR: Celebrados contratos dos primeiros projetos de Inovação na mitigação e a adaptação às alterações climáticas
08-06-2022

Numa cerimónia realizada hoje na Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, foram apresentados e assinados os contratos dos primeiros projetos de investigação e inovação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e da Agenda de Inovação para a Agricultura 2030, que envolvem instituições do ensino superior, centros tecnológicos, organizações e produtores de todo o país.
Ler maisDisponível vídeo e documentação do Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”
03-06-2022

O vídeo e os documentos apresentados no Webinar “Desafios da Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nos Territórios”, que se realizou no dia 31 de maio, via online. já estão disponíveis. Este evento teve como objetivo apresentar os resultados do Projeto TerritorialMED - Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica nas regiões do território nacional.
Ler maisLançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação
01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.
Ler maisProrrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"
09-05-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 17 de junho de 2022.
Ler maisRegisto de candidaturas na plataforma e-fundos
21-04-2022

Foram rececionadas, na plataforma e-fundos do IFAP, um total de 70 candidaturas, das quais 32 no âmbito do Aviso N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0" e 38 no âmbito do Aviso N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”.
Ler maisRepublicação dos Avisos da Bolsa de Iniciativas PRR
11-03-2022

Encontram-se republicados os Avisos de Abertura de concurso para apresentação de candidaturas a projetos de investigação e inovação em parceria, com introdução de alterações relativas ao número máximo de parceiros por parceria a constituir e alteração na afetação mínima por recurso humano. Para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Agricultura 4.0 e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – Territórios Sustentáveis foi prorrogada o prazo para entrega de candidaturas, tendo sido estabalecido a data limite para as 17 horas de 18 de abril.
Ler maisBolsa PRR regista inscrição de 83 iniciativas para projetos de Inovação
03-03-2022

A Direção Geral de Agricultura Desenvolvimento Rural (DGADR), através da Rede Rural Nacional, rececionou a inscrição de um total de 83 iniciativas para os Avisos N.º 09/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Agricultura 4.0” e N.º 10/ C05–i03/2021 projetos I&D+I – “Territórios Sustentáveis”, enquadrados na Componente 5: Capitalização e Inovação Empresarial, da Dimensão Resiliência.
Ler maisBolsa de Iniciativas PRR: Abertura de 3 novos Avisos da Componente C05
02-03-2022

Encontram-se abertos, desde 28 de fevereiro de 2022, três novos Avisos abrangidos pela Componente C05 – Capitalização e Inovação Empresarial, integrada no Domínio «Resiliência» do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR.
Ler maisProjetos Alimentares Territoriais em França
Os Projetos Alimentares Territoriais foram inscritos na Loi d’Avenir pour l’Alimentation, l’Agriculture et la Forêt du 13 octobre 2014,(Art.1; Art.39) para afirmar a importância da abordagem territorial na definição da política nacional de alimentação.
Um Projeto Alimentar Territorial (PAT) constitui um conjunto de iniciativas locais, coordendas no quadro de uma estratégia territorial global e transversal, que visam desenvolver um sistema alimentar territorial e estruturar a economia agro-alimentar através da aproximação entre os atores implicados nesse sistema.
Concebidos como um tipo de ação que responde aos objetivos do programa nacional para a alimentação e aos objetivos dos planos regionais da agricultura sustentável, os PAT "visam aproximar os produtores, os transformadores, os distribuidores, as coletividades territoriais e os consumidotres e desenvolver a agricultura nos territórios e a qualidade da alimentação" (Art. L.1.-III.).
A elaboração do PAT envolve a iniciativa concertada dos atores do território, através de um contrato de parceria, a realização de um diagnóstico partilhado da situação da agricultura e da alimentação no território e a definição de um plano de ação para a realização do projeto (saber mais)
A partir dos objetivos estratégicos da política nacional de alimentação, fixados na "Loi d’Avenir pour l’Alimentation, l’Agriculture et la Forêt du 13 octobre 2014", o novo Programa Nacional para a Alimentação (2014-2017), encontra-se estruturado em torno de quatro eixos prioritários: justiça social; educação alimentar dos jovens; luta contra o desperdício alimentar; reforço da implantação territorial da alimentação, elencando, para cada um, as medidas a implementar para responder aos objetivos fixados.
Os PAT figuram entre as medidas a levar a cabo, com o objetivo de congregar esforços em torno de um projeto estruturante comum, que responda às expetativas dos atores do território, numa lógica de valorização das produções locais, de relocalização da alimentação e da criação de laços sociais com base na alimentação.
A realização de um concurso nacional de projetos é um dos instrumentos práticos de execução desta política. O concurso é anual e apoia projetos abrangidos pelos quatro eixos do PNA. Os avisos de abertura de concurso de 2015 e de 2016 tornaram prioritário o apoio aos PAT, elegendo-os como o modelo de intervenção que responde de forma transversal às prioridades definidas no PNA.
Os PAT vencedores nos concursos de 2014 e 2015 podem ser consultados aqui e aqui.