pten
  • cabras
  • figoindia
  • algarvias
  • abelhas
  • porco
  • abobora
  • pineiro
  • montado
  • mirtilo
  • castanha

emRede - folha informativa

 

  

Opinião num minuto 

BolsaNacionalTerras

     

 SAAF

 

  Parceria Portuguesa para o Solo 

 

produtos tradicionais

 

 

Pordata

 

 

 Em destaque

Apresentação do PEPAC Portugal para 2023-2027

30-11-2022

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, apresenta o Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) em sessão realizada em Vila Nova de Gaia, com a intervenção do Primeiro Ministro, António Costa e do Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski e participação do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes. 

Ler mais

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

14-11-2022

A ADVID - Associação para o Desenvolvimento Da Viticultura Duriense, enquadrado nas comemorações dos seus 40 anos, conjuntamente com a Parceria Portuguesa para o Solo, realiza no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

Ler mais

PDR2020: Abertura de candidaturas a jovens agricultores para apoiar a plantação de vinha

03-11-2022

Estão abertas até 22 de dezembro de 2022 em todo o território do Continente as candidaturas às operações 3.1.1 e 3.1.2 no âmbito no âmbito do PDR 2020 para  Investimento na Exploração Agrícola (Viticultura). Os anúncios destinam-se a apoiar jovens agricultores, detentores de novos direitos de plantação de vinha, que se pretendem instalar pela primeira vez numa exploração agrícola, com uma dotação de 7,5 milhões de euros.

Ler mais

PDR 2020 Candidaturas Agricultura de precisão e inteligente

21-10-2022

Estão abertas candidaturas para apoiar a agricultura de precisão e inteligente, bem como a instalação de zonas de preparação e tratamento de resíduos de produtos fitofarmacêuticos, num montante de apoio de 24,5 milhões de euros, ao abrigo do pacote Next Generation.

Ler mais

Ministra da Agricultura garante apoios para a modernização e sustentabilidade do setor

13-10-2022

Uma agricultura mais moderna, competitiva e sustentável é fundamental para garantir a viabilidade do setor do ponto de vista ambiental, social e económico, salientou ontem a ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, durante a sessão de encerramento da Cimeira Nacional de AgroInovação, que se realizou nos dias 11 e 12 de outubro no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas - CNEMA, em Santarém.

Ler mais

Tecnologia ao serviço da sustentabilidade do agronegócio em destaque na Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

20-09-2022

A Cimeira Nacional de AgroInovação 2022 realiza-se já nos dias 11 e 12 de outubro, no CNEMA, em Santarém, sob o mote “A inovação é o motor do setor”. O encontro dedicado às mais inovadoras soluções tecnológicas ao serviço do agronegócio vai dar a conhecer aos agentes do setor, e ao público em geral, o trabalho realizado por inúmeras parcerias estabelecidas no país, e demonstrar a importância da ciência e da tecnologia na agricultura. 

Ler mais

Comissão Europeia inicia o processo de adoção formal do PEPAC para Portugal

19-07-2022

O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Janusz Wojciechowski transmitiu ontem, dia 18 de julho, na reunião do Conselho “Agricultura e Pescas” em Bruxelas, que a Comissão Europeia dará início ao processo de adoção de um primeiro conjunto de quatro planos estratégicos, onde se inclui o PEPAC - Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PAC) de Portugal para o período 2023-2027.

Ler mais

DGADR e Nova IMS assinam contrato para a criação de plataforma virtual de suporte ao Sistema de Conhecimento e Informação Agrícola (AKIS)

28-06-2022

Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação em agricultura e desenvolvimento rural, a Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR) e a Universidade Nova de Lisboa – NOVA Information Management School (NOVA IMS) celebraram um contrato de cooperação. Em causa está a criação e implementação de uma plataforma virtual de apoio ao reforço do AKIS Nacional, no âmbito da constituição de uma Rede PAC Nacional.

Ler mais

Prorrogado prazo de candidatura ao concurso "Excelência da Organização da Produção"

20-06-2022

O prazo para apresentação de candidaturas referentes ao Aviso N.º 14/ C05-i03/2021 "Excelência da Organização da Produção" foi prorrogado, sendo que a nova data limite se encontra agora fixada até às 17 horas de 29 de julho de 2022.

Ler mais

Lançado convite para apoiar a recuperação e modernização nos Polos da Rede de Inovação

01-06-2022

Enquadrado no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR) foi hoje publicado o 2º Aviso Convite (AC) para apresentação de candidaturas à celebração de termos de aceitação de financiamento com os detentores dos Polos da Rede de Inovação que pretendam promover a recuperação e a modernização das suas infraestruturas e equipamentos.

Ler mais

Syngenta, Ag-innov e COTHN formam agricultores sobre boas práticas de pulverização em tomate indústria

A Syngenta, em parceria com o Ag-innov- Centro de Excelência da Sugal, o COTHN- Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional e o Smart Farm Colab, realizaram a 27 de junho, em Vila Franca de Xira, um dia de campo sobre boas práticas de pulverização e calibração de pulverizadores na cultura do tomate indústria.

“O objetivo da Syngenta e das entidades parceiras neste projeto é formar os agricultores para uma aplicação segura e eficaz dos produtos fitofarmacêuticos, através da partilha de conhecimento sobre boas práticas de pulverização testadas em campo e validadas cientificamente”, afirma Nuno Zibaia, Técnico Gestor Conta Cliente da Syngenta no Ribatejo.

Durante a jornada foram apresentados os resultados de um ensaio de pulverização realizado em 2021 numa seara de tomate do grupo Sogepoc, no campo de Vila Franca de Xira. O ensaio testou a eficácia de tratamentos anti míldio com dois volumes de calda (400L/ha e 300L/ha), à dose de fungicida recomendada no rótulo, usando bicos anti-deriva, e aplicação a diferentes horas do dia. Os tratamentos foram realizados 30 a 40 dias após a plantação do tomate.

Concluiu-se que, nas condições meteorológicas de Vila Franca de Xira, a eficácia do tratamento mantém-se com o volume de calda de 300L/ha, com ganhos de eficácia na logística das operações (maior área tratada em menos tempo, menor consumo de combustível). Os tratamentos realizados no início da manhã e ao final da tarde (quando a velocidade do vento é menor), garantem maior taxa de cobertura das plantas. Por outro lado, a redução da velocidade de avanço do trator de 9 km/h para 7,5 a 8 km/h e a utilização de manga de ar na barra do pulverizador permitem uma maior uniformidade na distribuição da calda sobre o alvo a tratar.

“Este ensaio permite concluir que as condições meteorológicas e a velocidade de avanço são determinantes na eficácia da pulverização e que a redução de 25% no volume de calda não afeta a eficácia do tratamento anti míldio”, afirma Maria do Carmo Martins, secretária-geral do COTHN, acrescentando que os resultados do ensaio devem ser validados para outras zonas produtoras de tomate.

Pedro Nunes, técnico do Smart Farm Colab, aconselhou o uso de bicos de dupla fenda para uma pulverização mais eficaz na fase de maior desenvolvimento vegetativo da cultura, uma vez que permitem melhor cobertura do terço inferior das plantas. Já no caso de pulverizações realizadas em condições de vento e com maior velocidade de avanço, os bicos de indução de ar são os mais indicados para minimizar a deriva, devendo a barra de pulverização ser regulada a 50 cm do solo para uma distribuição mais uniforme da calda. Alertou também que é importante investir tempo na calibração dos pulverizadores para obter tratamentos mais eficazes.

O dia de campo incluiu uma demonstração prática de calibração de um pulverizador de barras numa parcela de tomate indústria, com pulverização com e sem manga de ar, e monitorização da taxa de cobertura a três alturas das plantas com papéis hidro sensíveis.

Pedro Pinho, diretor agrícola da Sogepoc, empresa que produz 1450 hectares de tomate indústria em Portugal, considera que “este tipo de iniciativas são realmente importantes pela partilha de conhecimento com os técnicos do setor”, acrescentando: “a Syngenta e o COTHN fazem um trabalho extraordinário na área das boas práticas de pulverização”.

Os participantes receberam folhetos informativos sobre boas práticas de pulverização, incluindo fórmulas de cálculo para calibração de pulverizadores e a indicação de apps e sites que ajudam nestas operações. A jornada incluiu uma apresentação de Jordi Llop, investigador no Departamento de Mecanização Agrária da Universidade Politécnica da Catalunha, sobre boas práticas agrícolas para calibração em tomate indústria.

Informação diponibilizada pela Syngenta, membro da Rede Rural Nacional.

Bolsa de Iniciativas PRR

Bolsa de Iniciativas PRR

Portal da agricultura

portal agri icon 2 pequeno

 

Website

Inovação na Agricultura

 

Projeto 

AproximaR - Produzir
e Consumir Localmente

aproximar site icone

 

Plataforma

 Alimente quem o Alimenta 

alimente imagemsite

 

Folhas informativas

Folhas
Informativas

   

 

 

Redes Rurais EU   
   
Comissão Europeia

 

 

 
 
Portugal 2020
PDR 2020
Prorural
Proderam2020
Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP)
Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas,I.P - IFAP