facebook_cover_out22.JPG
abelhas.jpg
abobora.jpg
cabras.jpg
figoindia.jpg
pinheiro.png
porco.jpg
mirtilo.jpg
serpentinas.jpg
montado.jpg
previous arrow
next arrow

emRede - folha informativa

Folha Informativa nº 77 Fev 2018 - DESENVOLVIMENTO RURAL

MELHORAMENTO DE PASTAGENS – O CASO DO MONTADO (vídeo)
montado alentejano 02

O Montado é um sistema agro-silvo-pastoril complexo de grande importância no Alentejo, onde ocupa 36% da área cultivada. As pastagens no sob-coberto do Montado ocupam atualmente um milhão e cem mil hectares, ocupando as pastagens pobres 82% desta área. Este vídeo mostra como é possível aumentar a fertilidade desses solos pobres, através da correção da toxicidade de manganês e da adubação fosfatada. A maior produção da pastagem aumenta o teor de matéria orgânica do solo, melhorando-lhe a fertilidade e os serviços ambientais do ecossistema.

Acesso ao video

CONGRESSO NACIONAL SOBRE ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
19, 20 E 21 DE FEVEREIRO DE 2018

F7

O Congresso Nacional sobre Alterações Climáticas, uma iniciativa de alunos da UTAD, em parceria com a Ordem dos Biólogos e o apoio do Departamento de Biologia e Ambiente da UTAD, terá lugar em Vila Real, de 19 a 21 de fevereiro.

No que se refere às culturas agrícolas, as plantas expostas a condições ambientais desfavoráveis associadas às alterações climáticas, como a seca, o alagamento, a salinidade, a falta ou excesso de radiação luminosa, as temperaturas extremas, etc., apresentam alterações várias, que prejudicam a quantidade e a qualidade da produção.

Saber mais.

OLHÃO RECEBE EVENTO SOBRE “TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO DE
MORANGO COM PLANTAS TRAY”

F8

22/02/2018 – Campina Produção Agrícola, Olhão - Ação de demonstração do GO “CompetitiveSouthBerries” sobre o tema “Tecnologia de produção de morango com plantas tray”.

O projeto visa apresentar e desenvolver tecnologias de produção inovadoras, com base na sustentabilidade dos sistemas e na valorização dos recursos genéticos endógenos.

Inscrição aqui.

LUSOFLORA 2018
23 E 24 DE FEVEREIRO DE 2018, CNEMA - SANTARÉM

F9

Para além da mostra diversificada de produtos, equipamentos e serviços destinados aos profissionais do setor, a feira apresentará um conjunto de iniciativas paralelas, como workshops de arte floral, da técnica japonesa Kokedama, jardinagem e jardins verticais.

Saber mais.

JORNADAS DE ENGENHARIA AGRONÓMICA - “GESTÃO DE RECURSOS E
NOVAS TECNOLOGIAS”

F10

28 de Fevereiro, 9.00h - Auditório das Ciências Agrárias, Edifício ECAV - Polo I, UTAD, Quinta de Prados, Vila Real.

Em debate estarão temas como a Gestão de Recursos Naturais, Novas Tecnologias aplicadas à Agricultura, da Produção à Comercialização e Biotecnologia ao serviço da agricultura.

Saber mais.

"AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA EUROPEIA DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS"
 CONSULTA PÚBLICA ATÉ 1 MARÇO 2018

F11

A informação sobre o relatório intercalar da Avaliação da Estratégia UE de Adaptação encontra-se em Consulta Pública entre 7 de dezembro de 2017 e 1 de março de 2018. A data prevista para a conclusão do processo de avaliação é o fim de 2018. A consulta pública destina-se ao público em geral, e em particular aos profissionais de organizações / entidades que na UE lidam com a adaptação às alterações climáticas.

O questionário para participação encontra-se aqui.

 

Aceder aos artigos:

FEV 1

 

FEV 77destaque

FEV 77atv rrn

FEV 77desev rural

FEV 77 trab UE

FEV 77 bocas

FEV 77 opiniao